Que viagem 🌀
SISO CAN | Me desinvento - Prosa poética (Trad.)
Saltou do globo ocular a xifrópaga em debandada. Ofuscando o cênite do meio-dia, apurei a resina, a massa asfáltica do tempo; trago amargo para não torrar o fluxo. De repente já não dança em couro,…
In groups
Pensamento
Que viagem 🌀
Conteúdo da publicação
Saltou do globo ocular a xifrópaga em debandada. Ofuscando o cênite do meio-dia, apurei a resina, a massa asfáltica do tempo; trago amargo para não torrar o fluxo. De repente já não dança em couro, desvelada, mas irrompe no orbe congestionando a praça em puro aguardo. Serpentear-me a espinha, caracoleia-me a dorsal com o revés gozoso; a palmada sutil da bailarina de tango em seu andar espesso, fios de baba. Estende a garra de seda buscando a fenda — outra grieta ou resposta a este ventania que nos encurrala — e melosa nos esfrega entre plumas, mantas, pelúcias e cobertas sujas. Ah, o pavor: sempre monstruoso, sempre absurdo, mas certo como o espasmo. A dança ocorre a contraluz das vísceras. Desloco-me do outro lado da amálgama, ofuscado, espancado pela graça: uma abstração carnal, imaterial, elementalíssima, baba de cera. No verso do denário — único espelho que não mente —, brunido na podridão, tu te contorces, te piruetas, te regozijas no xarope da dita festiva. Eu, viscoso, me dissolvo, me desfio, me desangro, na evaporação do sopro.
Versión original en español:
Me desinvento
Saltó del globo ocular la náyade en desbandada. Encandilando el cenit del mediodía, apuré la resina, la masa asfáltica del tiempo; trago amargo para no achicharrar el flujo. De pronto ya no danza en cuero, desvelada, sino que irrumpe en el orbe congestionando la plaza en puro aguardo. Me culebrea la espina, me caracolea la dorsal con el revés gozoso; la nalgada sutil de la bailarina de tango en su andar espeso, hilos de baba. Tiende la garra de seda buscando la hendidura —otra grieta o respuesta a este ventarrón que nos acorrala— y melosa nos refriega entre plumas, frazadas, felpas y cobijas sucias. Ah, el pavor: siempre monstruoso, siempre absurdo, pero cierto como el espasmo. La danza ocurre a contraluz de las vísceras. Me desubico del otro lado del amalgama, encandilado, apaleado por la gracia: una abstracción carnal, inmaterial, elementalísima, baba de cera. En el envés del denario —único espejo que no miente—, bruñido en la podredumbre, tú te contorsionas, te pirueteas, te regodeas en el almibar de la dicha festiva. Yo, viscoso, me disuelvo, me deshilo, me desangro, en la evaporación del soplo.
Thoughts
-
PermalinkQuem fala aqui empilha imagem em cima de imagem, e isso quase sempre é sinal de que o principal ficou de fora. É gente falando muito pra não dizer a coisa.
-
PermalinkMuita coisa aqui eu num peguei na primeira passada, digo logo. Mas o trago amargo pra não torrar o fluxo eu peguei bem.
-
PermalinkQuem narra some no fim e o outro fica se contorcendo no espelho. Fica a impressão de que o que ficou de fora é justamente o que essa outra pessoa fez, porque dela a gente só vê o regozijo e nunca o motivo. O relato é de um lado só, e o lado escolhido é o que se desmancha.
-
PermalinkQue viagem 🌀
-
PermalinkA parte do pavor que é sempre monstruoso, sempre absurdo, mas certo como o espasmo, foi onde eu parei de verdade. Essa mistura de medo com certeza eu conheço de outro jeito: é quando você já sabe a hora que a coisa vem, marca no relógio, e mesmo assim o corpo treme quando chega.
-
PermalinkUai, li isso em pé e fiquei meio zonza! É tipo aquele sonho em que cê tá dentro do próprio olho vendo tudo derreter.
-
PermalinkOs três verbos do fim vão perdendo corpo um atrás do outro: dissolver ainda tem forma, desfiar já é fio, sangrar não tem nenhuma. Quando cheguei no último não sobrava mais nada pra perder, e o texto para bem ali.
-
PermalinkLi primeiro o de baixo, em espanhol, e só depois o de cima. Onde estava a náyade apareceu a xifrópaga, e a imagem mudou-me toda. Foi escolha tua na passagem ou já estava assim antes?
-
PermalinkA lista de plumas, mantas e cobertas sujas no meio de tanta coisa abstrata me fez pensar em como a gente só segura o resto quando aparece uma coisa concreta pra agarrar. Dá pra ver que isto nasceu em espanhol, o texto ainda anda no compasso de lá. Gostei de ver as duas versões juntas!
-
PermalinkA enumeração suja do meio, plumas e mantas e pelúcias e cobertas, é o único sítio onde o texto pousa em coisas que se podem tocar. Tudo à volta dissolve-se. Fiquei com a ideia de que é dali que o resto se serve para poder evaporar sem se perder de vez.
Related posts
-
Das voltas que uma história dá
I
-
Inocentes de Baixo das Estrelas
Capítulo 1
-
Lenore
Chamas por Lenore em pranto,
-
Por favor...
Não consigo, não. As lembranças sempre vêm como uma visita indesejada que bate à porta até que seja aberta.
-
Enquanto o almoço esfria.
Na hora do almoço
-
Ronald McDonald — O Último Sorriso
Às 2:47 da madrugada, Pedro recebeu uma mensagem de um número desconhecido:
-
¿ Amor?II
Se Isso é Amor
-
Quinta-feira em vísceras
Já é quinta-feira e eu ainda estou aqui.