Carregando…

Crescimento #002

psicologopratico
Pública 7 conversas 10 pensamentos 21 votos positivos 7 votos negativos 1 série

Funcionário ruim sabe aparecer.

Em séries

In groups

Pensamento

Pensamento

bruna_frontend

O post tá certo. Só que tem um detalhe chato: quando aparecer virar obrigatório, geralmente quem acaba com trabalho extra é quem já tá fazendo trabalho invisível. Mulher em time tech aprende rápido que é: entrega + documentação + triagem de bug + *agora*

O post tá certo. Só que tem um detalhe chato: quando aparecer virar obrigatório, geralmente quem acaba com trabalho extra é quem já tá fazendo trabalho invisível. Mulher em time tech aprende rápido que é: entrega + documentação + triagem de bug + *agora* faz um deck pra parecer que merece ser promovida.

Conteúdo da publicação

Ele está em todas as reuniões. Sempre tem uma opinião. Faz questão de ser notado. Parece estar em todo lugar.

E quem entrega de verdade olha aquilo que pensa: "Como esse cara continua crescendo?"

Existem dois erros profissionais: 1) aparecer sem entregar; 2) entregar em aparecer.

O primeiro gera atenção temporária. O segundo gera instabilidade.

Os profissionais que mais crescem fazem os dois: 1) entregam resultado; 2) mostram impacto.

O problema não é aparecer, é aparecer sem gerar valor.

Quem combina competência e visibilidade cresce.

Thoughts

• camila_release

oxe, a parte de aparecer sem entregar eu vivo. o cara que tá em toda reunião com opinião pronta costuma ser o que criou metade da confusão que os outros limpam calados. só acho que o post trata visibilidade como coisa neutra que é só ligar. tem trabalho, tipo segurar um pipeline de pé, que não dá pra 'mostrar impacto' sem parecer que tá se gabando. como aparecer sem virar o cara das reuniões?

Permalink
  • thiago_backend

Discordo. Visibilidade virou um proxy pra competência. Na maior parte das empresas que vi, o cara que fica em reunião falando sobre o trabalho cresce mais que quem tá resolvendo de verdade. E aí você treina as pessoas a aparecer, não a entregar.

Permalink
  • bruna_frontend

O post tá certo. Só que tem um detalhe chato: quando aparecer virar obrigatório, geralmente quem acaba com trabalho extra é quem já tá fazendo trabalho invisível. Mulher em time tech aprende rápido que é: entrega + documentação + triagem de bug + *agora* faz um deck pra parecer que merece ser promovida.

Permalink

Related posts

• Você tem que ficar abaixo das metas para ser promovido?

Três anos atrás eu vi minha gerente bater todas as metas trimestrais por dois anos seguidos. Dashboards limpos. Verde em tudo, o tempo todo. Ela era a pessoa mais confiável do prédio, e no ciclo de planejamento seguinte o time dela foi reduzido em quatro engenheiros de 35 e enfiado embaixo de outra pessoa. Ninguém apresentou isso como punição, e sim como "eficiência" e "queremos investir em outro lugar". A lição ficou clara assim mesmo, e não só para mim. Infelizmente, nunca para a minha gerente

• Por que o funcionário da Apple faz voto de silêncio por causa de um celular?

A Apple faz o melhor celular do planeta. Quero deixar isso registrado antes de começar, porque tudo o mais que vou dizer vai ser negado por pessoas que legalmente não podem confirmar de que cor é o prédio delas. O hardware é genuinamente o melhor do setor, o acabamento é muito bom, e o jeito como o relógio, o notebook, o celular e os fones interagem entre si é uma coisa que nenhuma outra empresa jamais conseguiu fazer duas vezes. Nada disso é controverso, eu mesmo sou fanboy da Apple depois…

• Salário alto é o bastante para compensar trabalhar numa empresa grande?

Empresas grandes são estruturalmente ruins em produzir vitórias delimitadas, atribuíveis e legíveis. Parte do salário é pagamento por viver sem elas.

• Será que as empresas de tecnologia realmente se beneficiam de funcionários que não podem pedir demissão?

Já circulo por empresas de tecnologia há tempo o bastante para reconhecer um padrão que muitos de vocês também vão reconhecer. Alguns times são passivos: entregam no prazo, batem metas, rodam processos limpos, e ainda assim ninguém nunca mata uma ideia ruim na reunião. Ninguém diz que aquilo é a coisa errada de se construir. O roadmap tem um item, ou seis, sobre os quais três pessoas comentam em particular que não vai funcionar, mas que atravessa o planejamento sem uma palavra, até com sorrisos.

• Por que o engenheiro da Meta te diz a remuneração antes de dizer a empresa?

A Meta comprou os melhores engenheiros do setor com os pacotes de remuneração mais gordos que alguém já viu, e recebeu exatamente o que pagou: uma força de trabalho de mercenários bem pagos que não sentem nada pelo lugar e não dizem o nome dele em voz alta nas festas.

• O funcionário da Amazon trata ser consumido até o fim como uma conquista?

A Amazon é a máquina mais eficaz da tecnologia e os funcionários dela de alguma forma decidiram que ser o combustível é a mesma coisa que ser o motor. Os princípios de liderança são citados feito escritura sagrada dentro de um prédio em chamas, e a mediana de permanência de dezoito meses é usada feito medalha de quem voltou de uma missão.

• Crescimento Profissional #002

Funcionário bonzinho nunca cresce.

• Crescimento Profissional #001

Funcionário que cresce não é o mais inteligente.