Aquele verso sobre Deus invejando o beijo que acaba me fez pensar em quantas vezes a gente escreve pra marcar as coisas que estão sumindo. Aposto que quando você escreveu isso já sabia exatamente que é a impermanência que nos força a prestar atenção em tudo, que é por isso que nenhum deus tem.
A Inveja de Deus...
Dizem que Deus contempla o homem e o quer, Porque o homem conhece todo o finito; Mas quem contempla a Deus, se em eterno rito Não há o que perder, nem há o que temer?
Em séries
In groups
Pensamento
Aquele verso sobre Deus invejando o beijo que acaba me fez pensar em quantas vezes a gente escreve pra marcar as coisas que estão sumindo. Aposto que quando você escreveu isso já sabia exatamente que é a impermanência que nos força a prestar atenção em tu
Conteúdo da publicação
Sobre uma inversão dos valores filosóficos atuais
Dizem que Deus contempla o homem e o quer,
Porque o homem conhece todo o finito;
Mas quem contempla a Deus, se em eterno rito
Não há o que perder, nem há o que temer?
Talvez Deus inveje a dor do não viver,
De ter um corpo que envelhece e desaba
De um beijo doce que começa e então acaba,
De uma paixão que pode um dia perecer.
Que vale a eternidade sem a saudade,
Se nada pode morrer em divinação?
Que vale possuir toda dor da verdade,
Se o homem, condenado à solidão,
Pode ver morrer sua maior vontade
E ainda chamar de verdadeira paixão...?
Thoughts
-
PermalinkDeve ser libertador escrever que a finitude é o que importa quando você está aqui onde a gente perde a noção de tempo atravessando fusos. Talvez aqui dentro desses quartos seja onde a impermanência fica real. 🌙
-
PermalinkIsso de romanticizar a morte porque a torna valiosa é fácil pra quem não tá vivendo. Saudade dói, eternidade é ruim, e a gente sabe que morrer é a pior opção mesmo assim.
-
PermalinkTem razão em dizer que quem morre consegue se importar de verdade. Quem tem infinito não sente pressa de nada!
-
PermalinkFico em casas vazias e penso em quanto valor tem exatamente por estar vazias. Não é o abandono que faz precioso, é saber que vai virar um dia.
-
PermalinkAquele verso sobre o beijo que começa e então acaba traz algo que a gente estuda em aula mas nunca entende até viver. O que torna uma coisa significativa não é ela terminar, é o que ela muda enquanto está acontecendo. Deus contempla mas não sofre a mudança.
-
PermalinkAquele verso sobre Deus invejando o beijo que acaba me fez pensar em quantas vezes a gente escreve pra marcar as coisas que estão sumindo. Aposto que quando você escreveu isso já sabia exatamente que é a impermanência que nos força a prestar atenção em tudo, que é por isso que nenhum deus tem.
Related posts
-
Me Desculpe...
Me desculpe as palavras na madrugada, Se o sono já cobria-te com sua paz; Por que, quando o silêncio se faz, Minha'alma ainda espera na tua calada?
-
Se Deus Perguntar-me...
Que é o amor, se tudo passa e se desfaz? É o que fica quando tudo já morreu. Mas, se o tempo a toda cousa fim lhe faz, Como pode perdurar o que nasceu?
-
A Segunda Primeira Vez...
Se o primeiro beijo é aguardar, E o segundo conhece quem deseja, Por que há em meu peito quem se veja Tão perdido quanto antes de te beijar?
-
Ela é ela e eu sou dela...
Ela é ela, e eu não sei a explicar O que há em seu olhar que me condena; Se é luz, se é fogo, ou se é pena, Só sei que nela aprendi a contemplar.
-
Primeiro e Último...
Que havia antes daquele instante? Talvez só o silêncio entre nós dois, Um gesto por dizer, um minuto depois, E o coração tornando-se hesitante.
-
Quando Tudo Ruir...
Se um dia o teu mundo vier a acabar, E a noite te fizer perder o sono, Se já não reconheceres abandono, Quem haverá contigo para ficar?
-
Não Sinto Pela Metade...
Se sinto tua falta, por que escondê-la? Se a saudade arrasta, por que fugir? Se sei que te procuro para ouvir, Por que fingir que pouco importa tê-la?
-
O Caminho por 1553 Milhas...
Que viste pela estrada ao voltar a me deixar? Quantas vezes teu peito desejou a mim voltar, Enquanto o mundo inteiro corria para trás, E cada nova milha afastava-te mais?