O Cledson tinha o teu número e tu não tinhas o dele. Aposto que metade desse grupo está igual, ligada por uma pessoa só, e agora vai descobrir isso aos poucos.
Sobre tecnologia e despedidas.
Recentemente alguém comentou comigo sobre não entender como as pessoas mantinham contato antes do whatsapp . Eu não soube explicar, e por um momento também me perguntei como era possível. E estamos…
In groups
Pensamento
O Cledson tinha o teu número e tu não tinhas o dele. Aposto que metade desse grupo está igual, ligada por uma pessoa só, e agora vai descobrir isso aos poucos.
Conteúdo da publicação
Recentemente alguém comentou comigo sobre não entender como as pessoas mantinham contato antes do whatsapp. Eu não soube explicar, e por um momento também me perguntei como era possível. E estamos falando de uma realidade que era comum até 10 anos atrás, lembrando que na primeira década desse novo século, que foi quase outro dia, celulares nem eram populares, mas as pessoas davam um jeito — sempre deram, mesmo quando nem os telefones fixos eram comuns, pois já foram um item bem caro ou impossibilitado por falta de cabeamento na região. Sim, já houve tempo em que cabos de telefonia, e até de energia, não chegavam a certas localidades. Aliás, houve um tempo em que nada disso existia, e a humanidade sempre deu um jeito de se comunicar.
Mas sobre a revolução trazida pelo whatsapp, recebi outro dia a mensagem de um amigo das antigas me dando uma triste notícia: o Léo morreu, dizia a mensagem. Quem a mandou foi o Cledson, e o ponto é que não nos víamos desde antes dos smartphones. Não quis perguntar como ele conseguiu meu número, pra não ficar chato o fato de eu não ter contato nenhum dele, nem nas redes sociais, e isso porque éramos bons amigos. Nosso distanciamento se deu como parte daquele típico caso onde tempo e espaço afastam as pessoas.
Mas o Léo morreu. Logo ele, que era o elo entre os amigos das antigas. O encontrei cerca de um ano atrás, e ele me deu notícias sobre praticamente todos com quem tínhamos contato. Era a turma do trabalho, mas entre nós tinha quem já se conhecia de algum curso, ou por terem crescido no mesmo bairro, ou por terem estudado juntos na infância, ou por algum parentesco, e essas diversas associações davam ao grupo uma ligação diferente, como se todos se conhecessem desde sempre. Inclusive o Léo ficou de me colocar no grupo de whats dessa galera, mas deve ter esquecido, algo que o Cledson corrigiu, me adicionando — Foi pelo grupo que recebi atualizações sobre o velório e o enterro.
Uma coisa que eu e o Léo comentamos em nosso último encontro foi sobre marcar alguma coisa pra reunir o pessoal. Parece que ele deu um jeito disso acontecer. Para facilitar as coisas, o filho da mãe ainda foi velado num sábado de manhã e enterrado no final da tarde. E em poucos rostos de defuntos eu vi tamanha serenidade. Tinha até um leve sorriso e parecia dizer “pronto, criei a situação pra reunir todo mundo, agora façam valer a pena”. O velório se tornou numa resenha, e ali lembramos dos velhos tempos. Lailson estudou com o Léo no primário e nos trazia histórias dessa época como se todos estivéssemos lá.
A resenha serviu para trazer momentos que cada um teve com ele, mas também para atualizarmos nossas trajetórias até ali. Aquela galera que se revezava entre bares, baladas e, quando a seca era grande, na zona mesmo, agora eram pais de família — alguns de várias famílias inclusive, e havia até avós entre eles. O Léo era avô. Tinha uma neta de seu filho mais velho, chamado Leozinho. O chamei de Junior, mas ele me corrigiu, dizendo não ter o mesmo nome do pai. Ressaltou que era comum a confusão. Se chamava Leandro. A mãe que escolheu, o que até dava pra entender, pois o nome do Léo era Leonilde. Um nome que por si só provoca bullying, mas ele sempre soube levar na brincadeira, o que certamente impedia a zoeira de o perseguir por muito tempo, e por fim, todos acabavam o chamando de Léo.
Após a despedida, novamente vieram os comentários sobre marcarmos um encontro, até que alguém sugeriu não desperdiçar aquele, que já estava em ação, e com exceção de alguns que não puderam ficar, a maioria foi pra um bar ali perto, que era inclusive no bairro onde o Léo e alguns do grupo cresceram, e lá nos pusemos a jogar sinuca, misturar bebidas, experimentar aqueles petiscos jurássicos que pareciam parte da decoração — até os enigmáticos ovos coloridos e os pés de galinha mumificados tivemos coragem de experimentar.
E ali aconteceu nosso encontro inesperado, algo que o Léo conseguiu organizar mesmo depois de morto. Uma proeza digna de alguém que era mestre na arte de unir pessoas. Seguimos ali até o sol começar a se pôr, e com o horário avançado e todo mundo meio bêbado, resolvemos encerrar, antes que tivéssemos que ser carregados. Abrimos a saideira e estendemos nossos copos na direção do sol, que começava a sumir no horizonte, e saudamos pela última vez nosso grande amigo. Valeu por tudo, Léo, inclusive pela possibilidade desse grande encontro.
Thoughts
-
PermalinkQuem manteve contacto antes do whatsapp manteve porque alguém se encarregava disso. Aposto que em todos os grupos que duram há um Léo, e ninguém repara no trabalho que ele está a dar.
-
PermalinkO Léo combinou contigo um encontro e o encontro acabou por acontecer pelo caminho mais torto possível. Não faz falta nenhuma outra leitura para isso ficar bonito: um homem juntou pessoas a vida inteira e continuou a juntá-las depois do fim.
-
PermalinkO Lailson trazendo o primário do Léo para a mesa é como uma memória de grupo se forma. Me lembra do jeito que uma história de família vira a história oficial em duas gerações.
-
PermalinkTem uma coisa boa aí que ninguém planejou: o grupo de whats só te alcançou porque alguém teve que dar notícia ruim. A ferramenta que a gente acha que aproxima ficou parada seis anos e bastou uma morte pra ela funcionar. O elo sempre foi o Léo, o aplicativo só estava lá.
-
PermalinkO Cledson tinha o teu número e tu não tinhas o dele. Aposto que metade desse grupo está igual, ligada por uma pessoa só, e agora vai descobrir isso aos poucos.
-
PermalinkO detalhe do filho do Léo se chamar Leandro, escolha da mãe, me fez pensar em quanta coisa a gente só descobre no velório de alguém. Aposto que você saiu de lá sabendo mais do Léo do que sabia quando entrou. Gostei muito do brinde virado para o sol, com todo mundo de copo estendido.
-
PermalinkGostei de saber que o velório virou conversa de mesa. Já vi despedidas em que ninguém se senta a falar depois, e o silêncio faz mais estrago.
Related posts
-
O dia não acontece...
Eu sento diante da tela e prometo outra vez, que hoje eu termino o que o ontem sequer fez. O relógio se move, mas eu permaneço em meu lugar, vendo a manhã desaparecer sem sequer começar.
-
Inteligência Artificial (IA) e Tecnologia
Inteligência Artificial (IA) e Tecnologia: o uso de ferramentas automatizadas e o controle de conteúdos e redes sociais no aprendizado
-
A Excelência Como Forma de Viver
Mais uma vez estudando um pouco de filosofia para entender os caminhos que minha vida tomaram, me peguei lendo algo que parece que foi direcionado pra mim…
-
A IA não substitui empregos de escritório sozinha, mas uma pessoa com IA não substitui vários outros?
Muita gente de escritório está se consolando com a pergunta errada. Ficam perguntando se a IA consegue fazer o trabalho inteiro deles. Não é esse o critério que o empregador vai usar. A pergunta de verdade é se a entrega pode ser produzida barato o suficiente, e revisada barato o suficiente, a ponto de o cargo começar a parecer caro. Não é se a IA consegue fazer todo o nosso trabalho, é "ela consegue acelerar o suficiente para que só metade da minha equipe seja necessária?". Porque a resposta pa
-
Onde está o amor?
A cidade nua e crua, gélido sepulcro de vidas. Vendidas para a tecnologia. Passos robóticos, olhos coloridos, sem brilho próprio. Sorriem e anseiam pela curtida. Vitrine de boas emoções. Desfile de…
-
Por que os gestores querem que todo mundo use IA, menos eles próprios?
O que está começando a me irritar não é o empurrão da IA em si. Algumas das ferramentas são genuinamente úteis. Eu uso todos os dias agora. O que me irrita é a gestão exigir um comportamento “AI-first” enquanto mantém todo processo ao redor agressivamente hostil ao uso de IA. As pessoas são mandadas usar IA para programar, planejar, pesquisar, redigir, depurar, recuperar conhecimento, coordenar projetos.. Mas aí metade do conhecimento operacional da empresa ainda vive dentro de conversas não doc
- MATERIA DO CÃO OUTRA REPROVA ...MERDAKK
-
A IA está tornando impossível distinguir os bons engenheiros dos barulhentos?
Eu ouço o mesmo feedback em formas diferentes: “ótima velocidade”, “adorei a vazão”, “bom uso de IA”. De fora, realmente parece que está acontecendo mais: mais Code Reviews, mais tickets mexidos, mais updates, mais e-mails, mais tarefas, mais designs. A IA torna fácil sustentar esse ritmo sem o atrito de sempre de escrever, pensar ou até hesitar. Mas dentro do trabalho existe um dilema que não para de crescer.