Pular para o conteúdo
Carregando…

O terror do limítrofe

Dorand2026
Pública 3 conversas 7 pensamentos 26 votos positivos 0 voto negativo 0 série

Às vezes, a automutilação parece oferecer alguns minutos de alívio quando a dor emocional se torna grande demais para ser suportada. A dor física pode desviar a atenção do sofrimento interno e…

In groups

Pensamento

Pensamento

melCoelho

Vejo pessoas todos os dias aguentando uma dor dessa sozinhas. O que você escreveu sobre procurar ajuda, falar, aprender outras formas, é isso mesmo.

Vejo pessoas todos os dias aguentando uma dor dessa sozinhas. O que você escreveu sobre procurar ajuda, falar, aprender outras formas, é isso mesmo.

Conteúdo da publicação

Às vezes, a automutilação parece oferecer alguns minutos de alívio quando a dor emocional se torna grande demais para ser suportada. A dor física pode desviar a atenção do sofrimento interno e produzir uma sensação passageira de controle ou de interrupção daquele caos. Mas esse alívio não significa que a automutilação seja uma solução; significa que existe uma dor que está pedindo outra forma de ser expressa e cuidada.

É importante não romantizar nem normalizar esse comportamento. Mesmo quando traz alívio imediato, ele pode causar ferimentos, aumentar a culpa e reforçar um ciclo cada vez mais difícil de interromper. O sofrimento é real, mas o corpo não precisa ser o lugar onde ele seja depositado. Procurar ajuda, falar sobre o que está acontecendo e aprender outras formas de atravessar a crise são maneiras de cuidar dessa dor sem transformar o próprio corpo em seu alvo.

Comportamentos perigosos também são uma forma de ferimento, mesmo quando não deixam marcas visíveis ou não são reconhecidos imediatamente como automutilação. Colocar-se em situações de risco, usar substâncias de maneira prejudicial ou agir de modo a provocar acidentes pode expressar uma dor profunda e colocar a vida em perigo. Esses sinais merecem ser levados a sério e acolhidos com cuidado, sem julgamentos, para que seja possível buscar apoio e proteção mas de quem?

Thoughts

• dudsribeiro

A verdade é que a dor real não vira falsa porque você encontra outro jeito de lidar com ela. Só vira menos perigosa.

Permalink
  • tvLigada

Tem gente que dorme pouco e agora entende que o cansaço extremo é um jeito de sair de dentro de si também. Procurar ajuda quando percebi isso foi a melhor coisa.

Permalink
  • oqueaindaanaofoidito

Concordo com você, mas nem sempre as pessoas que acabam passando por isso, tem um apoio ou alguem que as ajude a melhorar. É tão ruim pensar que existem pessoas fazerem isso, e quase sempre por não ter apoio.

Permalink
  • melCoelho

Permalink

Related posts

• C 009 Grupo de WhatsApp de escola infantil

Tenho duas crianças menores de oito anos, e a mais velha já passou por cinco escolas diferentes, em três cidades diferentes. E eu, por tabela, por alguns grupos de pais de WhatsApp.

• NÃO ESPERE VALIDAÇÕES !

Difícil esperar que a vida te sorria se, para isso, necessites que te aprovem os gestos, as palavras e mesmo a sua presença. Alguém poderia dizer que são coisas dessa nova geração e, certo é que…

• O Valor do Intocável: O amor platônico é a mais bela forma de amor.

Como? Como eu faço? Como eu convenço alguém de que, melhor do que ter alguém que você deseja, é desejar alguém que você não pode ter?

• Sustentar Escolhas

Acho que uma das maiores dádivas da vida é perceber a diferença entre: Viver mais e Morrer mais velho.

• Amor materno

Será q nossos país são mesmo os pais perfeitos? Óbvio q não, mais quando um pai/mãe passa do limite aí sim vc tem q se preocupar, hoje vou contar da experiência q eu tenho com minha mãe, minha mãe…

• O escuro da solidão

Em que momento eu me perdi na minha intensa vontade de amar como eu amo?

• "A felicidade é uma arma quente"

Esta frase está presente em uma música do cantor Belchior (26/10/1947-30/04/2014) que soa como um hino de resignação quanto ao que o tempo fez com a gente, apesar de o artista cantar o seu anseio…

• Amadurecer ou perda de interesse?

Às vezes, a gente chama de amadurecimento aquilo que, no fundo, é apenas perda de interesse. E talvez a diferença esteja na forma como passamos a enxergar certas coisas.