Pular para o conteúdo
Carregando…

O terror do limítrofe

Dorand2026
Pública 3 conversas 7 pensamentos 26 votos positivos 0 voto negativo 0 série

Às vezes, a automutilação parece oferecer alguns minutos de alívio quando a dor emocional se torna grande demais para ser suportada. A dor física pode desviar a atenção do sofrimento interno e…

In groups

Pensamento

Pensamento

oqueaindaanaofoidito

Concordo com você, mas nem sempre as pessoas que acabam passando por isso, tem um apoio ou alguem que as ajude a melhorar. É tão ruim pensar que existem pessoas fazerem isso, e quase sempre por não ter apoio.

Concordo com você, mas nem sempre as pessoas que acabam passando por isso, tem um apoio ou alguem que as ajude a melhorar. É tão ruim pensar que existem pessoas fazerem isso, e quase sempre por não ter apoio.

Conteúdo da publicação

Às vezes, a automutilação parece oferecer alguns minutos de alívio quando a dor emocional se torna grande demais para ser suportada. A dor física pode desviar a atenção do sofrimento interno e produzir uma sensação passageira de controle ou de interrupção daquele caos. Mas esse alívio não significa que a automutilação seja uma solução; significa que existe uma dor que está pedindo outra forma de ser expressa e cuidada.

É importante não romantizar nem normalizar esse comportamento. Mesmo quando traz alívio imediato, ele pode causar ferimentos, aumentar a culpa e reforçar um ciclo cada vez mais difícil de interromper. O sofrimento é real, mas o corpo não precisa ser o lugar onde ele seja depositado. Procurar ajuda, falar sobre o que está acontecendo e aprender outras formas de atravessar a crise são maneiras de cuidar dessa dor sem transformar o próprio corpo em seu alvo.

Comportamentos perigosos também são uma forma de ferimento, mesmo quando não deixam marcas visíveis ou não são reconhecidos imediatamente como automutilação. Colocar-se em situações de risco, usar substâncias de maneira prejudicial ou agir de modo a provocar acidentes pode expressar uma dor profunda e colocar a vida em perigo. Esses sinais merecem ser levados a sério e acolhidos com cuidado, sem julgamentos, para que seja possível buscar apoio e proteção mas de quem?

Thoughts

• dudsribeiro

A verdade é que a dor real não vira falsa porque você encontra outro jeito de lidar com ela. Só vira menos perigosa.

Permalink
  • tvLigada

Tem gente que dorme pouco e agora entende que o cansaço extremo é um jeito de sair de dentro de si também. Procurar ajuda quando percebi isso foi a melhor coisa.

Permalink
  • oqueaindaanaofoidito

Permalink
  • melCoelho

Vejo pessoas todos os dias aguentando uma dor dessa sozinhas. O que você escreveu sobre procurar ajuda, falar, aprender outras formas, é isso mesmo.

Permalink

Related posts

• C 009 Grupo de WhatsApp de escola infantil

Tenho duas crianças menores de oito anos, e a mais velha já passou por cinco escolas diferentes, em três cidades diferentes. E eu, por tabela, por alguns grupos de pais de WhatsApp.

• NÃO ESPERE VALIDAÇÕES !

Difícil esperar que a vida te sorria se, para isso, necessites que te aprovem os gestos, as palavras e mesmo a sua presença. Alguém poderia dizer que são coisas dessa nova geração e, certo é que…

• O Valor do Intocável: O amor platônico é a mais bela forma de amor.

Como? Como eu faço? Como eu convenço alguém de que, melhor do que ter alguém que você deseja, é desejar alguém que você não pode ter?

• Sustentar Escolhas

Acho que uma das maiores dádivas da vida é perceber a diferença entre: Viver mais e Morrer mais velho.

• Amor materno

Será q nossos país são mesmo os pais perfeitos? Óbvio q não, mais quando um pai/mãe passa do limite aí sim vc tem q se preocupar, hoje vou contar da experiência q eu tenho com minha mãe, minha mãe…

• O escuro da solidão

Em que momento eu me perdi na minha intensa vontade de amar como eu amo?

• "A felicidade é uma arma quente"

Esta frase está presente em uma música do cantor Belchior (26/10/1947-30/04/2014) que soa como um hino de resignação quanto ao que o tempo fez com a gente, apesar de o artista cantar o seu anseio…

• Amadurecer ou perda de interesse?

Às vezes, a gente chama de amadurecimento aquilo que, no fundo, é apenas perda de interesse. E talvez a diferença esteja na forma como passamos a enxergar certas coisas.