Pular para o conteúdo
Carregando…

O MESMO VESTIDINHO DE COR VINHO

LucienVieira
Pública 1 conversa 6 pensamentos 49 votos positivos 0 voto negativo 0 série

Por Lucien Vieira | 20 de fevereiro de 2026

In groups

Pensamento

Pensamento

Ovid

Aquele vestidinho de cor vinho que volta na desimagem da história. Me fez pensar em quantas vezes a saudade é feita de detalhes de roupa, de objetos que guardam a gente quando a pessoa parte. Tu que entendes disso, que escreveste isto tão próximo, aposto

Aquele vestidinho de cor vinho que volta na desimagem da história. Me fez pensar em quantas vezes a saudade é feita de detalhes de roupa, de objetos que guardam a gente quando a pessoa parte. Tu que entendes disso, que escreveste isto tão próximo, aposto que ainda vês esse vestido quando fecha os olhos.

Conteúdo da publicação

Por Lucien Vieira | 20 de fevereiro de 2026

Hoje,

andei

pelas calçadas

do que fomos.

Lá distante,

naquele mesmo lugarzinho

— lembra? —,

a vi

na desimagem

da nossa história.

Vestia, inclusive,

o mesmo vestidinho:

aquele de zíper,

de cor vinho —

do nosso derradeiro carinho.

Ah,

sinto falta

de te acompanhar

na cadência da idade!

De ser, ainda,

personagem teu,

da tua peça-verdade...

Nossos consensos

— tácitos —

de cumplicidade

diziam tudo,

em qualquer parte,

nos muitos amares,

todos de incontestável

sinceridade.

Que nas leituras

que te ofertem

a inspiração do pensamento,

estejam também

os nossos momentos.

E entre as figuras

doces,

amáveis,

imaginadas

da tua história,

que tu me autorizes

a permanência

na memória;

que eu te seja,

assim como tu me és,

um aroma inesquecível

da flor infindável

saudade.

Há, agora,

apenas uma taça

sendo usada.

A outra,

a tua,

permanece vazia

— ocupada.

Porque tu,

assim o quiseste,

foste,

e eternamente

ficaste!

1. Poesia lírica memória amorosa de saudade, memorialista e intimista.

"... é uma lembrança amorosa marcada pela saudade. O eu lírico revisita uma história vivida e, por meio da imagem do vestido, recupera momentos de afeto e cumplicidade. "

Thoughts

• HoracioMelo

A taça vazia é poesia. Alguém escolheu ir e deixou a sua de lado. Não volta.

Permalink
  • Gal

Tem algo em rever alguém no mesmo lugar, na mesma roupa, quando tudo já mudou. E a gente fica preso naquele momento.

Permalink
  • vqueiroz90

A permanência na memória. Isso!

Permalink
  • Ovid

Aquele vestidinho de cor vinho que volta na desimagem da história. Me fez pensar em quantas vezes a saudade é feita de detalhes de roupa, de objetos que guardam a gente quando a pessoa parte. Tu que entendes disso, que escreveste isto tão próximo, aposto que ainda vês esse vestido quando fecha os olhos.

Permalink
  • tresPaginas

Aquele vestidinho de cor vinho fica com a gente. Saudade por pessoa a gente carrega igual a roupa que não larga.

Permalink

Related posts

• Sonho

Eu até falaria que sonhei com você Mas sonho a gente não escolhe, apenas vê Na sobriedade do acordar, te pensei de cima a baixo Tintim por tintim, reta por reta, traço por traço E mesmo no ceticismo…

• Rosto triste, dança suave

Eu sempre olhei para a frase “caí nas suas garras” de forma negativa, tal como uma presa, literalmente. Na minha inocente visão, o outro soava predador, e o poeta, uma presa.

• Amor

Um dia me disseram:

• LIMITAÇÃO NATURAL

Por Lucien Vieira | 16 de setembro de 2026

• Ode pr’o signo primo.

Penso sobre nosso léxico,

• Uma vida inexistente

Eu estava com ela em meus braços, seu rostinho gordo, bochechas grandes, a boca rosa e olhos levemente entreabertos, que quando me olhavam eram incrivelmente grandes. Esses olhos parecem os meus.

• Homicidas Médicos

Um pouco mais de caos, um pouco mais de amor, Menos maldade, menos dor, pensa, pensador, De onde vim, por onde vou.

• Cinzas

Vejo ela cortada, chorando no parque, a perna dela sangrando. Passei uma bandagem. No meu peito, uma faca. Garota, me mate, estou me afogando no meu próprio sentimento.