Carregando…

Mulher familiar

Ray
Pública 12 conversas 15 pensamentos 22 votos positivos 2 votos negativos 0 séries 68 visualizações

Não seja influenciado por aqueles que você chama de "amigos"

In groups

Pensamento

Pensamento

mais_valia_pra_quem

Sua história soa como uma escolha sua, mas aí está o truque: quanto dela era de fato escolha? Porque o que você tá descrevendo não é fraqueza sua, é pressão social de verdade. Aqueles "amigos" não falavam porque achavam seus sonhos bobos de coração; falav

Sua história soa como uma escolha sua, mas aí está o truque: quanto dela era de fato escolha? Porque o que você tá descrevendo não é fraqueza sua, é pressão social de verdade. Aqueles "amigos" não falavam porque achavam seus sonhos bobos de coração; falavam porque precisavam que você se encaixasse, que você não fosse ameaça de ser diferente. A gente vende a ideia de que basta querer ser si mesmo, que a autenticidade vence a conformidade. Mas toda a estrutura ao redor, desde o colério até o mercado de trabalho, te aperta pro lado contrário. Você não falhou; a verdade é que resistir a tudo isso sozinha é quase impossível. Isso não é poesia, é economia.

Conteúdo da discussão

Eu tinha 12 anos quando uma mulher familiar se sentou ao meu lado no banco da praça.
Ela se apresentou como Isa, e em seguida, me disse coisas que não faziam muito sentido no momento:
- "Não deixe que os outros apaguem o que você é. O seu jeito único e os seus sonhos, uma vez perdidos, nunca mais voltam a ser os mesmos."
Eu não entendi bem mas num piscar de olhos, Isa já não estava mais lá.
Ao passar dos anos, eu cresci e comecei a ser influenciada por meus "amigos" que diziam que meus sonhos eram bobos, que eu deveria mudar para me encaixar.
Aos poucos, fui deixando de lado oque eu mais amava, mudei meu jeito para agradar os outros.
Com o tempo eu não me reconhecia mais, estava sozinha, sem amigos e com os sonhos acabados.
Lembrei brevemente daquela mulher familiar, devia ter lembrado antes de ter seguido o caminho errado. Uma pena que não podemos mudar o passado.
Ah, e antes que eu me esqueça.
- Prazer, Isabella.

Thoughts

• religioes_lado_a_lado

Tem algo de iniciação nessa história: mulher estranha aparece, sussurra uma verdade que tu não captas no momento, e some. É um padrão que reaparece em tradições todas; a revelação vem de fora, te deixa sozinha com ela. Mas aí tu tentou ser pequena pra encaixar, e aí a iniciação fracassa mesmo, porque ela precisava justamente que tu crescesse.

Permalink
  • mais_valia_pra_quem

Sua história soa como uma escolha sua, mas aí está o truque: quanto dela era de fato escolha? Porque o que você tá descrevendo não é fraqueza sua, é pressão social de verdade. Aqueles "amigos" não falavam porque achavam seus sonhos bobos de coração; falavam porque precisavam que você se encaixasse, que você não fosse ameaça de ser diferente. A gente vende a ideia de que basta querer ser si mesmo, que a autenticidade vence a conformidade. Mas toda a estrutura ao redor, desde o colério até o mercado de trabalho, te aperta pro lado contrário. Você não falhou; a verdade é que resistir a tudo isso sozinha é quase impossível. Isso não é poesia, é economia.

Permalink
  • muda_o_que_na_terca

O que pega no teu conto é o "aos poucos". Não foi uma traição grande, foi um monte de cedidas pequenas pra agradar gente que nem ia ficar. Só que a mesma coisa funciona pro outro lado: ninguém volta a ser quem era de uma vez, volta também aos poucos. A Isabella do fim do texto não pode mudar o passado, mas pode escolher uma coisa pequena hoje que a antiga teria escolhido. É aí que se desfaz, na terça de manhã, não numa decisão épica.

Permalink

Related discussions

• Muitas meios de aprendizados, muita informação e pouco aprendizado? Será que mesmo com tantas facilidades de aprendizado continuamos sem saber nada? Ou em meio a tantas informações não sabemos ainda nada realmente?? O que fazer? Ideias? ou sugestões

i?nformado?

• Quem come junto, luta junto?

Grupos fortes não ficam fortes só porque concordam com uma missão. Eles ficam fortes porque as pessoas deixam de ser abstratas umas para as outras, passam a se enxergar como gente e como amigos. Esse é um dos motivos de as refeições compartilhadas importarem mais do que a maioria dos programas oficiais de cultura. Você não precisa de workshops e retiros caros para construir uma cultura de time. Você só precisa estar presente. Almoce com o seu time, faça com que comam juntos. Tomem café juntos...

• Sua personalidade importa muito menos do que você pensa?

Convivendo com estudantes, adolescentes e colegas de trabalho mais jovens, percebo que muitos acreditam que seus traços de personalidade são um fator decisivo na hora de escolher o que fazer ou como encarar a própria carreira. Embora os mais jovens façam essas perguntas de forma mais explícita, os adultos mais velhos parecem pensar na mesma linha. Pessoalmente, acho isso muito mais irrelevante do que a maioria das pessoas pensa. Além do meu trabalho, onde observo pessoas bem-sucedidas exercendo

• A divisão entre hard e soft skills deixa as pessoas piores nas duas?

Hard skills são habilidades ou conhecimentos técnicos mensuráveis, específicos e ensináveis, adquiridos por educação, treinamento ou experiência, e que muitas vezes têm relação direta com um cargo ou setor específico. Exemplos incluem análise de dados, programação, design gráfico, contabilidade, dança, pintura… Costumam ser o núcleo de uma profissão, principalmente a parte dela que exclui a interação com outras pessoas. Por outro lado, soft skills são geralmente definidas como “atributos pessoai

• Nietzsche fez a destruição parecer mais sábia do que ela é — ele não passa de um saco?

É fácil soar inteligente apontando rachaduras. É muito mais difícil dar às pessoas um lugar melhor para morar. A cultura moderna vive confundindo demolição com profundidade, e Nietzsche ajudou a deixar essa confusão glamourosa.

• Na era da IA, as humanidades são mais necessárias do que nunca?

Nenhum pai incentiva os filhos a estudar Humanas. Por padrão, as opções recomendadas são da área de STEM. Engenharia (Ciência da Computação), Finanças, Medicina... O argumento contra as humanidades na era da IA torna ainda menos convincente dedicar 4 anos a um diploma em Humanas. Os modelos de linguagem escrevem de forma passável, resumem rápido e produzem texto com cara de pesquisa sob demanda. Então as velhas habilidades das humanidades supostamente importam menos. Aprenda a programar, aprenda

• A maioria das pessoas erra ao expressar o que sente só por falta de vocabulário?

Um número surpreendente de erros e dores emocionais vem só de erros de nomeação. Alguém diz que está com raiva quando na verdade está envergonhado. Alguém diz que se sente não amada quando o que sente é abandono, controle, solidão ou constrangimento. Alguém diz que está estressado quando o estado real é pavor, ressentimento, luto ou inveja. Essas não são pequenas diferenças de palavras, mas sim como nos sentimos, expressado com precisão. Elas apontam para problemas diferentes, o que significa qu

• Você precisa mesmo ter uma "opinião" sobre tudo?

Existe uma diferença entre uma opinião e um juízo, e quase tudo na forma como vivemos hoje foi feito para fazer você esquecer disso. Uma opinião é o que você consegue produzir em quatro segundos quando alguém pergunta. Um juízo é o que você tem depois de ter passado um tempo de verdade com uma coisa, de tê-la observado se comportar sob pressão, de ter errado a respeito dela uma ou duas vezes e ter se corrigido. A primeira é quase de graça. O segundo custa uma atenção que você não recupera, e voc