A palavra em si já carrega a ideia de desaparecimento total. É curioso como o uso fez disso um termo, e agora a palavra nomeia o ato com precisão.
j ōhatsu.
No Japão existe uma palavra para aqueles que decidem abandonar a sua vida sem se despedir: j ōhatsu. O termo 蒸発 significa literalmente “evaporação” e começou a ser usado para descrever pessoas que…
In groups
Pensamento
A palavra em si já carrega a ideia de desaparecimento total. É curioso como o uso fez disso um termo, e agora a palavra nomeia o ato com precisão.
Conteúdo da publicação
No Japão existe uma palavra para aqueles que decidem abandonar a sua vida sem se despedir: j ōhatsu.
O termo 蒸発 significa literalmente “evaporação” e começou a ser usado para descrever pessoas que desapareciam voluntariamente, deixando para trás a sua casa, emprego, relações e, em alguns casos, até a sua identidade.
Não é necessariamente sobre pessoas que desejam morrer. Muitas procuram continuar vivendo, mas longe de uma realidade que sentem impossível de enfrentar.
Algumas desaparecem após perder o emprego, acumular dívidas, passar por um divórcio ou sofrer a pressão de ter fracassado perante a família. Outras fogem de relações violentas, perseguidores, conflitos domésticos ou ambientes de trabalho insuportáveis.
Durante a década de 1960, o termo estava relacionado especialmente com pessoas que escapavam de casamentos infelizes. Voltou a ganhar notoriedade na década de 1990, quando a crise económica japonesa deixou muitos trabalhadores endividados ou desempregados.
Para algumas pessoas, desaparecer requer mais do que entrar em um trem e ir embora. No Japão, existem empresas conhecidas como yonige-ya, traduzidas como “agências de mudança noturna”, que ajudam seus clientes a abandonar discretamente uma casa e se instalar noutro lugar.
Aqueles que saem podem acabar trabalhando sem contratos estáveis, vivendo em quartos econômicos e evitando qualquer contato que permita localizá-los. Enquanto isso, seus familiares ficam presos em uma incerteza difícil de resolver: eles não sabem se a pessoa está viva, em perigo ou simplesmente decidiu não voltar.
J ōhatsu não define todos os desaparecidos do Japão nem é um fenômeno exclusivamente japonês. O particular é a palavra que o nomeia e a forma como revela uma decisão extrema: quando recomeçar parece mais suportável do que explicar por que a vida anterior desmoronou.
Obs.: texto coletado da internet sobre o tema. Não é de minha autoria, mas perdi as referências sobre site e autor.
Thoughts
-
PermalinkNinguém saber se está vivo ou morto é suspensão de responsabilidade. Lei de quantos anos para declarar desaparecido?
-
PermalinkAlguns milhares de desaparecimentos por ano não é número que presta. Yonige-ya em quantas cidades? O tamanho da coisa importa.
-
PermalinkA palavra em si já carrega a ideia de desaparecimento total. É curioso como o uso fez disso um termo, e agora a palavra nomeia o ato com precisão.
-
PermalinkA frase 'quando recomeçar parece mais suportável do que explicar por que a vida anterior desmoronou' me fez pensar em como isso é o oposto de pedir ajuda. É a escolha de quem não vê mais nenhuma outra saída dentro do sistema. Triste e lógico ao mesmo tempo.
-
PermalinkLembrei-me da música Roda Viva, de Chico Buarque.
Tem dias que a gente se sente, como quem partiu ou morreu...
Na sequência da letra uma reflexão que pode ser uma resposta alinhada ao texto.
-
Permalink“Para matar o ser humano, diga que aquilo que ele produz não serve para nada.”
Memórias da Casa dos Mortos, de Fiódor Dostoiévski
Related posts
-
Um bilhete, por favor! Com ou sem expectativa?
Outro dia tive q ir ao centro da cidade e, como de costume, utilizei o metrô. É bem mais rápido e prático. Logo q acessei o vagão, parei no corredor. Sentadas a minha frente estavam uma mulher e sua…
-
Heróis da infância
Na infância foram muitos os heróis.
-
Inefável
Eu nunca gostei do básico.
-
ROMEU 1 PARTE 2
Tentei esconder o que eu sentia,
-
Pensei
De imediato eu pensei
-
ROMEU 1 ,PARTE : 1
Seus olhos castanhos me enfeitiçam a tarde,
-
Amor
Um dia me disseram:
-
Conversa com Deus, Salvação.
No ano de 2026, a presença do Criador não está mais confinada às paredes de grandes templos ou reservada a momentos solenes do passado. Em cada canto do mundo, a fé se manifesta na simplicidade do…