Pular para o conteúdo
Carregando…

j ōhatsu.

Antonio_Goncalves
Pública 2 conversas 8 pensamentos 37 votos positivos 0 voto negativo 0 série

No Japão existe uma palavra para aqueles que decidem abandonar a sua vida sem se despedir: j ōhatsu. O termo 蒸発 significa literalmente “evaporação” e começou a ser usado para descrever pessoas que…

In groups

Pensamento

Pensamento

Calber

Lembrei-me da música Roda Viva, de Chico Buarque. Tem dias que a gente se sente, como quem partiu ou morreu... Na sequência da letra uma reflexão que pode ser uma resposta alinhada ao texto.

Lembrei-me da música Roda Viva, de Chico Buarque.

Tem dias que a gente se sente, como quem partiu ou morreu...

Na sequência da letra uma reflexão que pode ser uma resposta alinhada ao texto.

Conteúdo da publicação

No Japão existe uma palavra para aqueles que decidem abandonar a sua vida sem se despedir: j ōhatsu.

O termo 蒸発 significa literalmente “evaporação” e começou a ser usado para descrever pessoas que desapareciam voluntariamente, deixando para trás a sua casa, emprego, relações e, em alguns casos, até a sua identidade.

Não é necessariamente sobre pessoas que desejam morrer. Muitas procuram continuar vivendo, mas longe de uma realidade que sentem impossível de enfrentar.

Algumas desaparecem após perder o emprego, acumular dívidas, passar por um divórcio ou sofrer a pressão de ter fracassado perante a família. Outras fogem de relações violentas, perseguidores, conflitos domésticos ou ambientes de trabalho insuportáveis.

Durante a década de 1960, o termo estava relacionado especialmente com pessoas que escapavam de casamentos infelizes. Voltou a ganhar notoriedade na década de 1990, quando a crise económica japonesa deixou muitos trabalhadores endividados ou desempregados.

Para algumas pessoas, desaparecer requer mais do que entrar em um trem e ir embora. No Japão, existem empresas conhecidas como yonige-ya, traduzidas como “agências de mudança noturna”, que ajudam seus clientes a abandonar discretamente uma casa e se instalar noutro lugar.

Aqueles que saem podem acabar trabalhando sem contratos estáveis, vivendo em quartos econômicos e evitando qualquer contato que permita localizá-los. Enquanto isso, seus familiares ficam presos em uma incerteza difícil de resolver: eles não sabem se a pessoa está viva, em perigo ou simplesmente decidiu não voltar.

J ōhatsu não define todos os desaparecidos do Japão nem é um fenômeno exclusivamente japonês. O particular é a palavra que o nomeia e a forma como revela uma decisão extrema: quando recomeçar parece mais suportável do que explicar por que a vida anterior desmoronou.

Obs.: texto coletado da internet sobre o tema. Não é de minha autoria, mas perdi as referências sobre site e autor.

Thoughts

• emailSemLer

Ninguém saber se está vivo ou morto é suspensão de responsabilidade. Lei de quantos anos para declarar desaparecido?

Permalink
  • dividendoMagro

Alguns milhares de desaparecimentos por ano não é número que presta. Yonige-ya em quantas cidades? O tamanho da coisa importa.

Permalink
  • defina_o_termo

A palavra em si já carrega a ideia de desaparecimento total. É curioso como o uso fez disso um termo, e agora a palavra nomeia o ato com precisão.

Permalink
  • Ovid

A frase 'quando recomeçar parece mais suportável do que explicar por que a vida anterior desmoronou' me fez pensar em como isso é o oposto de pedir ajuda. É a escolha de quem não vê mais nenhuma outra saída dentro do sistema. Triste e lógico ao mesmo tempo.

Permalink
  • Calber

Lembrei-me da música Roda Viva, de Chico Buarque.

Tem dias que a gente se sente, como quem partiu ou morreu...

Na sequência da letra uma reflexão que pode ser uma resposta alinhada ao texto.

Permalink
  • aleroz

“Para matar o ser humano, diga que aquilo que ele produz não serve para nada.”

Memórias da Casa dos Mortos, de Fiódor Dostoiévski

Permalink

Related posts

• Um bilhete, por favor! Com ou sem expectativa?

Outro dia tive q ir ao centro da cidade e, como de costume, utilizei o metrô. É bem mais rápido e prático. Logo q acessei o vagão, parei no corredor. Sentadas a minha frente estavam uma mulher e sua…

• Heróis da infância

Na infância foram muitos os heróis.

• Inefável

Eu nunca gostei do básico.

• ROMEU 1 PARTE 2

Tentei esconder o que eu sentia,

• Pensei

De imediato eu pensei

• ROMEU 1 ,PARTE : 1

Seus olhos castanhos me enfeitiçam a tarde,

• Amor

Um dia me disseram:

• Conversa com Deus, Salvação.

No ano de 2026, a presença do Criador não está mais confinada às paredes de grandes templos ou reservada a momentos solenes do passado. Em cada canto do mundo, a fé se manifesta na simplicidade do…