Quatro linhas e eu já me vi dentro delas, meu bem. Tem dia que a boca sai na frente do coração.
Homem da Desonra
Deus, amo-te...
In groups
Pensamento
Quatro linhas e eu já me vi dentro delas, meu bem. Tem dia que a boca sai na frente do coração.
Conteúdo da publicação
Deus, amo-te...
Mas da boca
Sai desgraça:
Dissimulado, fingido.
O que quis expressar:
Este poema nasceu de uma oração e de uma reflexão sobre mim mesmo. Naquele momento, pensei na contradição entre aquilo que declaro diante de Deus e aquilo que minhas próprias atitudes podem revelar.
“Deus, amo-te...” representa uma declaração de amor e fé. As reticências deixam essa afirmação em suspensão, preparando a contradição que vem em seguida.
“Mas da boca / Sai desgraça” representa aquilo que pode sair de nós mesmo quando declaramos amar a Deus. A boca pode revelar aquilo que existe dentro do coração.
Mas essa reflexão não se limita apenas ao que falamos. Também envolve a maneira como andamos, como nos comportamos, como nos vestimos, aquilo que escolhemos olhar, ouvir e consumir, a maneira como tratamos as pessoas e até aquilo que alimentamos em nossos pensamentos.
Podemos dizer que amamos a Deus com a boca e, ao mesmo tempo, agir de maneira contrária àquilo que professamos. Podemos apresentar uma aparência diante dos outros, enquanto interiormente somos diferentes. É nesse sentido que usei as palavras “dissimulado” e “fingido”.
Ao escrever, não pensei somente em outra pessoa. Pensei em mim mesmo. É um exame da minha própria pessoa, uma reflexão sobre a necessidade de olhar para dentro e perceber se aquilo que digo realmente corresponde à maneira como estou vivendo.
O título “Homem da Desonra” representa justamente essa reflexão: o homem que declara honrar a Deus, mas que pode, em suas palavras, pensamentos, escolhas e atitudes, revelar algo diferente.
Essa reflexão também me levou a Mateus 12:34: “Porque a boca fala do que está cheio o coração.”
No fim, a pergunta que fica não é apenas “o que eu digo que sou?”, mas também: “o que a minha vida revela sobre aquilo que realmente existe e
m mim?”
Thoughts
-
PermalinkAmém a isso.
-
PermalinkPelo jeito isso saiu logo depois de rezar, com a oração ainda quente e a consciência pesando. Tem cara de texto escrito de uma vez, sem mexer depois.
-
PermalinkQuatro linhas e eu já me vi dentro delas, meu bem. Tem dia que a boca sai na frente do coração.
-
PermalinkUm poema de quatro linhas com uma explicação bem maior que ele, e faz sentido assim: você não quis deixar o fingido solto pra alguém ler como acusação a outro. Me fez pensar em como a gente escreve fácil sobre a hipocrisia dos outros e quase nunca sobre a própria. Aposto que o título pesa diferente pra quem lê sabendo que o homem é você.
-
PermalinkSua meditação é muito pertinente, verdadeira e necessária. Me fez olhar para mim e me colocar no lugar desse homem.
Related posts
-
Antes do Anoitecer
A paz que busco habita na natureza, com o verde da grama e das folhas delicadas de árvores que parecem ter mais histórias para contar do que aparentam, no marrom dos troncos ao redor, terra úmida.…
-
Doce estrela Distante
Quem é você,
- O Flatuluz! (crônica)
-
Para a pessoa que um dia elæ já foi.
Vamos lá, amor.
-
As Famílias Míticas
As Famílias Míticas Esse é um projeto que eu tenho em mente desde 2023. No meu 9° ano eu tive uma ideia de criar esse universo. No começo, o universo era minúsculo, mas ao decorrer do tempo, o universo se expandiu em 80%...
-
Humildade Nostálgica
Não busco o brilho do ouro reluzente,
-
Uma conversa com o diabo
Tô começando aqui ainda e aos poucos me encontrando...
-
Uma rota
Você não é para todo mundo.