Café frio e mente calculista é o estado de quem já faz a paz com o que vem.
Capítulo 07: Siga o Caminho do Dinheiro
livro (Querida, Sorria!)
Em séries
In groups
Pensamento
Café frio e mente calculista é o estado de quem já faz a paz com o que vem.
Conteúdo da publicação
livro (Querida, Sorria!)
A xícara de café já estava fria quando Maraíra tomou a primeira atitude do dia. O sol já iluminava o bangalô por completo, mas a mente dela estava em um lugar muito mais escuro e calculista.
O primeiro passo era recuperar a autonomia. Depender de caronas ou de suprimentos trazidos por terceiros era uma vulnerabilidade que a nova Maraíra não podia se dar ao luxo de ter. Usando o celular, cuja bateria ela agora mantinha religiosamente carregada, fez uma busca rápida nas concessionárias da cidade vizinha. Não procurou sedãs de luxo europeus, os favoritos de Pedro. Procurou tração, motor a diesel e anonimato. Fez a transferência bancária do sinal e agendou a entrega de um utilitário 4x4, sem nenhum emblema chamativo, para a manhã seguinte.
Em seguida, discou um número que sabia de cor. Foram três toques até a voz profissional e contida atender do outro lado da linha.
— Escritório da senhora Marta, bom dia.
— Bom dia, Luíza. Sou eu.
Houve um silêncio pesado do outro lado da linha. Filha da antiga secretária particular do pai de Maraíra, Marta hoje era a secretária de confiança de Marta sua mãe, trabalhando diretamente para a matriarca desde os vinte anos de idade. Sabia de tudo, via tudo, mas sua lealdade era um cofre.
— Maraíra... — a voz de Marta baixou duas oitavas, tornando-se um sussurro apressado. — Disseram que estava incomunicável. Em tratamento intensivo.
— Disseram o que era conveniente que acreditassem — Maraíra cortou, com o tom de voz calmo, mas carregado de autoridade. — Preciso de um favor absoluto, Luíza. E preciso de sigilo. Quero que você embale meu laptop pessoal, o disco rígido externo que fica na gaveta falsa da minha mesa e a pasta preta com os meus documentos de identificação. Mande tudo via transportadora expressa para a agência dos Correios da cidade de interior mais próxima daqui. Eu retiro pessoalmente.
Luíza e Maraíra eram amigas desde a infância. No entanto, na adolescência, após o segundo casamento da mãe de Maraíra e as sucessivas maldades da meia-irmã, as duas firmaram um pacto silencioso para manter a amizade em absoluto segredo. Não era seguro para Luíza, nem para a mãe dela — que na época ainda trabalhava para a família —, demonstrar qualquer proximidade ou lealdade a Maraíra.
— O senhor Pedro esteve rondando a sua sala ontem... — alertou a secretária.
— Ele não sabe a senha da gaveta. Envie hoje, Lúiza. Você sabe o que eu guardo de importante e onde fica. Me envie hoje.
— Sim, eu sei. Você está bem? — perguntou Luíza, com uma preocupação genuína rompendo a postura profissional.
— Sim, não se preocupe. Estou muito bem — respondeu Maraíra. Respirou fundo e, antes de desligar, deixou um aviso sincero para a amiga: — Cuide-se.
O último passo daquela manhã exigiu mais fôlego. Maraíra vasculhou a agenda do celular até encontrar o contato do velho Dr. Assis, o antigo contador e braço direito de seu falecido pai. Um homem que havia sido escanteado pela gestão arrogante de sua mãe, Marta, e de Pedro, mas que conhecia as entranhas jurídicas e tributárias da família como ninguém.
Naquele momento, Maraíra carregava consigo apenas uma verdade absoluta: o dinheiro sempre fora o caminho para a vitória, e seria a rota exata para a derrota deles. No mundo em que cresceu, quem detém o controle financeiro, detém o poder absoluto. Siga o fluxo do dinheiro e você encontrará os segredos mais sujos; corte esse fluxo, e o império inteiro desmoronará.
Thoughts
Related posts
-
Capítulo 11 : Memórias
livro (Querida, Sorria!)
-
Capítulo 12 : A Visita a Agenor
livro (Querida, Sorria!)
-
Capítulo 10: Uma Rota
livro ( Querida, Sorria!)
-
CAPÍTULO 09: A Onça e a Sopa
livro (Querida, Sorria!)
-
CAPÍTULO 01: Murmúrios
CAPÍTULO 01: Murmúrios
-
Capítulo 13 : O Retorno
livro (Querida, Sorria!)
-
CAPÍTULO 08: A Espera no Carro
livro (Querida, Sorria!)
-
Capítulo 15: O que eu fui e o que eu sou agora!
livro ( Querida, Sorria!)