Ela levantando os olhos pela primeira vez só pra dizer que inventou da cabeça dela me fez pensar que ela entendeu o peso da palavra muito antes de saber o que significa. Aposto que a agenda volta com uma resposta bem cuidadosa da professora, e que essa frase ainda vai virar história de família contada em todo aniversário dela :)
C 0042: ESCOLA CONSERVADORA, “VOU BATER...”
É final de semana. As meninas estão brincando no tapete do escritório, e eu estou escrevendo no computador. Nós optamos por matricular as meninas em uma escola na cidade vizinha por entendermos que…
Em séries
In groups
Pensamento
Ela levantando os olhos pela primeira vez só pra dizer que inventou da cabeça dela me fez pensar que ela entendeu o peso da palavra muito antes de saber o que significa. Aposto que a agenda volta com uma resposta bem cuidadosa da professora, e que essa fr
Conteúdo da publicação
É final de semana. As meninas estão brincando no tapete do escritório, e eu estou escrevendo no computador. Nós optamos por matricular as meninas em uma escola na cidade vizinha por entendermos que o ambiente seria o mais adequado para elas. Como o colégio fica no extremo oposto do município, de segunda a sexta, tenho que atravessar ambas as cidades para levá-las. É uma instituição conservadora, ligada a uma igreja protestante, onde o ensino inclui aulas socioemocionais e de religião. As duas têm Bíblias e fazem estudos bíblicos. O atrativo não é a ideia de que aquelas famílias sejam superiores, mas sim o fato de serem pessoas empenhadas em ensinar o bom convívio e a boa educação. São famílias que ensinam as crianças a pedir licença antes de entrar, desculpas quando erram, "por favor" para pedir e "obrigada" para agradecer. É o básico, sim, mas que não se vê muito por aí em outras escolas.
Enquanto estou escrevendo, a minha filha de quatro anos, que está brincando no tapete com blocos de montar, para e me diz:
— Mãe, você precisa conversar com a professora do Amado Coração.
— Por quê? — pergunto.
— Ela tem passado coisas muito assustadoras para mim.
— O que ela tem passado? — pergunto novamente.
— Ela passou um desenho da morte de Jesus e foi muito assustador para mim.
— E como era esse desenho?
Ela começa a contar:
— Ele fica quietinho, e batem nele. Depois colocam ele em uma cruz, ele não faz nada, e depois eles furam as mãos dele e ele morre.
Tento argumentar:
— Mas isso é porque Ele é amor. E depois, Ele ressuscitou.
— Mas é muito assustador para mim. Eu fiquei assustada e fiquei pensando antes de dormir.
Eu paro por um momento, ainda olhando para a tela do computador, e digo:
— Tá bom, vou falar com ela.
— Se você não falar, eu vou ter que bater naquela putinha — afirma ela, voltando aos blocos de montar.
Meus dedos param sobre o teclado. O silêncio no escritório é preenchido apenas pelo barulho plástico das peças se encaixando e da minha outra filha, que brinca ali ao lado, alheia ao meu diálogo com a irmã mais nova. Viro-me devagar para ela, ainda processando o choque da frase.
— Você pode repetir para a mãe a frase que falou?
Ela, montando os blocos, diz:
— "Eu vou bater naquela putinha". Essa?
Eu olho para ela, que continua tentando montar o brinquedo sem me encarar.
— Essa frase, você ouviu na escola? Dos seus amigos?
— Não — ela diz.
— Foi alguma professora que falou?
— Não.
— Foram as vizinhas que vêm brincar aqui que falaram?
— Não.
Mais intrigada, pergunto:
— Você ouviu essa frase naqueles vídeos da baratinha no celular do seu pai?
— Não.
— A sua irmã falou isso?
— Não. — Ela finalmente levanta os olhos para mim e diz com naturalidade: — Eu inventei da minha cabeça.
— Minha filha, essa palavra, "putinha", é uma palavra feia. Não podemos falar isso nem nos referir às pessoas assim, não batemos nas pessoas. A mãe não quer que você fale isso.
Lá fui eu escrever para a professora na agenda, perguntando se há algum colega se referindo dessa forma aos outros. Continuo sem acreditar que a minha filha tenha inventado a palavra sem ter ouvido de ninguém, porque aqui em casa ela definitivamente não ouviu. Restou a mim repreender; afinal, educar é mesmo a parte mais difícil de ser mãe.
Thoughts
-
PermalinkEla levantando os olhos pela primeira vez só pra dizer que inventou da cabeça dela me fez pensar que ela entendeu o peso da palavra muito antes de saber o que significa. Aposto que a agenda volta com uma resposta bem cuidadosa da professora, e que essa frase ainda vai virar história de família contada em todo aniversário dela :)
-
PermalinkOlha lá, a miúda diz aquilo e volta aos blocos como se nada fosse. Ri-me alto aqui sozinha.
Related posts
-
C 31 : O peso das escolhas
A vida é uma estrada. Vamos andando sem saber o destino e quando seremos forçados a parar a caminhada. Nessa jornada, vamos juntando pedras e levando conosco. Chega um momento em que todos temos…
-
C 07 : Atípico
Sempre que o espelho, a exaustão ou os olhares alheios me questionam que tipo de mãe eu sou, a resposta não vem em palavras doces. A minha mente traz uma imagem brutal e exata, gravada na memória…
-
A Voz da Minha Amiga Secreta
Série Crônicas
-
C 06: Esquecimento,duende cachaceiro, celular perdido , gritaria.
O tempo não perdoa, mas às vezes a gente nasce assim: com a memória comprometida. Esqueço rostos, pessoas, objetos... A minha memória é um poço e dentro dela tem um duende cachaceiro, que decide o…
-
C 0041 VESTIDO, TROCA, INDIGESTÃO
Série Crônicas
-
C 004 : Uma semana normal por aqui
série crônicas
-
C 013: Sofá, artigo científico, pula-pula
séries crônicas.
-
Interrogatório
Série (Crônicas)