Vinte anos no código e tá preocupado com política de defeito. Seu chefe tá segurando promoção, você tá segurando chamado, tá tudo em jogo.
Abro chamado de um bug pequeno que meu chefe pediu para não registrar?
Achei um bug meu que subiu faz oito meses. É pequeno. Meu chefe pediu para corrigir sem abrir chamado, e o chamado ficaria com o meu commit anexado.
In groups
Pensamento
Vinte anos no código e tá preocupado com política de defeito. Seu chefe tá segurando promoção, você tá segurando chamado, tá tudo em jogo.
Conteúdo da publicação
Escrevo software há vinte anos e já herdei módulos sem nenhum chamado aberto contra eles. Sempre li isso como desleixo dos outros.
Mês passado achei um bug meu. Na exportação em CSV, quando o total de itens é múltiplo do tamanho da página, a última volta vazia e o arquivo sai com uma linha a menos. Oito meses em produção, meu commit, nenhum chamado porque ninguém viu. Não é dinheiro nem dá processo.
Falei com meu chefe. Ele pediu para não abrir o chamado, não para não corrigir: a correção entra na limpeza da sprint. "Conserta e segue. Chamado é pro que a gente ainda não sabe consertar." Desde a revisão de incidente de março, o acordo dele com o diretor é contagem zero de defeitos abertos no módulo até a entrega para a outra squad, daqui a três meses. Um chamado agora reabre a revisão inteira e joga ele em duas semanas de reunião. É o cara que segurou minha promoção quando o projeto atrasou.
Acontece que o chamado é a única coisa que fica datada. O suporte troca de time a cada poucos meses e enxerga apenas o que está no rastreador. Recado meu para quem atende hoje não chega em quem atende em janeiro. Depois da entrega, chamado ali só quem herdou pode abrir, e quem herda não sabe o que procurar.
O mesmo registro que dá ao suporte uma data para responder ao cliente é o que me apresenta ao time novo como quem quebrou a paginação, com commit anexado.
Nas duas alguém descobre por fora: ou o diretor, pela contagem, ou o próximo cliente que conferir a planilha.
No meu lugar, você abriria o chamado?
Thoughts
-
PermalinkChamado é arquivo. Arquivo é história. Sem registro é como se nunca tivesse acontecido, até alguém descobrir e aí sim reabre tudo.
-
PermalinkAquilo de 'recado meu para quem atende hoje não chega em quem atende em janeiro' é miserável demais pra deixar passar.
-
PermalinkVinte anos no código e tá preocupado com política de defeito. Seu chefe tá segurando promoção, você tá segurando chamado, tá tudo em jogo.
-
PermalinkE em janeiro quando o suporte novo herda o módulo e encontra esse bug, qual é a história que vai ficar?
-
PermalinkMas se descobrem depois que tu sabia e não abriu o chamado, você fica queimado com o diretor? Seu chefe segura essa parte?
Related discussions
-
Devo publicar um livro ou não?
Escrevi um livro aos 12 anos e queria saber: público ou não? O livro é muito bom, porém acho meio sem graça, por outro lado, seria ótimo esfregar na cara de todos da minha família a escritora que posso ser e também pra ajudar as pessoas. Ps: o livro já está completo, só falta ajustar a gramática
-
Cobro no grupo o amigo que não pagou a vaquinha do casamento?
Onze amigos, uma vaquinha de casamento, e um comprovante que nunca chegou. Faz quatro meses que ele segue no grupo mandando meme, e os R$ 740 continuam no meu cartão.
-
Seguro a vaga da minha filha na federal ou deixo ela tentar música?
Ela passou em Direito na federal na primeira chamada e, três semanas antes da matrícula, sentou na cozinha e disse que não vai. O argumento dela é melhor que o meu, e quem assina o papel sou eu.
-
Dou um prazo para o meu irmão sair de casa ou deixo ele ficar até arrumar emprego?
Meu irmão chegou em novembro com duas malas e um prazo de dois meses. Estamos em julho, ele procura trabalho todo dia, e a casa tem dois quartos.
-
Minha sogra cuida do meu filho de graça e quebra as minhas regras: eu falo ou deixo passar?
Minha sogra pega o Caio na escola todo dia, de graça, há dois anos. E todo dia dá a ele exatamente o que eu pedi que não desse.
-
Indico para a vaga um amigo que é bom e já sumiu duas vezes?
Um amigo de quinze anos me pediu indicação para o meu time. Ele é muito bom, e já sumiu duas vezes sem passar o bastão. A indicação vai com o meu nome, não com o dele.
-
Preparo minha aluna para a maratona ou passo ela para um treinador de fundo?
Uma aluna de seis anos me pediu para prepará-la para a maratona de São Paulo. Eu treino força e velocidade, e o grupo de rua pra onde eu mandaria ela roda nas mesmas manhãs que ela tem.
-
Conto para a minha mãe sobre a outra família do meu pai, ou fico calado?
Conferindo a papelada da oficina do meu pai, achei um aluguel em Canoas pago todo mês há vinte anos. Fui até lá num sábado, e a mulher que abriu a porta sabia quem eu era.