A demora de alguém pra responder virando a certeza de estar sendo deixada pra trás. Aposto que muita gente que lê isso reconhece a sensação e nunca soube dizer assim.
A personalidade inadequada
Durante muito tempo, eu não compreendia o que acontecia dentro de mim. Havia noites em que a insônia parecia mais do que falta de sono: era uma mente incapaz de encontrar silêncio. Eu permanecia…
In groups
Pensamento
A demora de alguém pra responder virando a certeza de estar sendo deixada pra trás. Aposto que muita gente que lê isso reconhece a sensação e nunca soube dizer assim.
Conteúdo da publicação
Durante muito tempo, eu não compreendia o que acontecia dentro de mim. Havia noites em que a insônia parecia mais do que falta de sono: era uma mente incapaz de encontrar silêncio. Eu permanecia acordada, presa aos meus próprios pensamentos, enquanto o corpo implorava por descanso.
O medo do abandono também assumia proporções difíceis de explicar. Às vezes, a ausência de alguém, uma demora para responder ou uma mudança de comportamento era suficiente para que eu sentisse que estava sendo deixada para trás. Mesmo quando o abandono não era real, a dor que eu sentia era. Meu cérebro interpretava pequenas distâncias como perdas enormes.
Por muito tempo, também tive preconceito contra o tratamento medicamentoso. Existia em mim a ideia de que aceitar medicamentos significava admitir uma fraqueza ou perder alguma parte de quem eu era. Depois vieram os efeitos colaterais, e eles tornaram essa relação ainda mais complicada. Tratar uma mente que já estava sofrendo enquanto o corpo precisava se adaptar aos medicamentos nem sempre foi simples.
Quando eu não sabia como lidar com o vazio, procurei maneiras de preenchê-lo. Os vícios apareceram como tentativas desesperadas de silenciar aquilo que eu não conseguia suportar. Por algum tempo, eles pareciam oferecer uma saída, mas apenas aprofundavam o sofrimento que eu tentava esquecer.
A automutilação também surgiu nesse contexto. Não era uma solução, embora naquele momento pudesse parecer uma forma de transformar uma dor emocional em algo concreto e suportável. Hoje compreendo que aquele alívio era apenas momentâneo e que o sofrimento precisava de cuidado, não de punição.
Depois vieram períodos de depressão profunda. Havia dias em que levantar da cama parecia uma tarefa impossível. A pessoa que eu era parecia distante, e até aquilo que antes fazia sentido perdia a cor. Eu não estava simplesmente triste; estava exausta de existir daquela maneira.
E, em alguns momentos, a dor chegou ao ponto de eu pensar que morrer seria uma maneira de fazê-la parar. O suicídio apareceu como uma possibilidade quando eu já não conseguia enxergar alternativas. Hoje consigo compreender algo que naquela época era difícil: muitas vezes eu não queria exatamente deixar de existir; eu queria desesperadamente deixar de sofrer.
Contar essa história não significa transformar o sofrimento em identidade. Meu transtorno faz parte da minha história, mas não é toda a minha história. Entre noites sem dormir, medo, dependências, cicatrizes e depressões, também existe uma pessoa tentando aprender a permanecer viva, buscar tratamento e reconstruir a própria vida.
Talvez essa seja a parte mais importante do meu relato: eu não quero que as minhas maiores dores sejam lembradas como aquilo que me define. Quero que sejam entendidas como partes de uma trajetória que ainda está sendo escrita.
Thoughts
-
PermalinkO preconceito com remédio eu via muito na minha geração, homem principalmente, achando que tomar alguma coisa era sinal de fraco. Você conta isso e logo em seguida os efeitos colaterais complicando tudo, e essa segunda parte quase ninguém fala. Acho bom alguém dizer em voz alta.
-
PermalinkA demora de alguém pra responder virando a certeza de estar sendo deixada pra trás. Aposto que muita gente que lê isso reconhece a sensação e nunca soube dizer assim.
-
PermalinkLi isso já tarde, depois de fechar a cozinha, e o que ficou comigo foi a demora para responder virando a sensação de estar sendo deixada para trás. Fiquei pensando em quanta coisa uma mensagem que não chega carrega sem ninguém do outro lado saber. E a parte de não querer exatamente deixar de existir, só deixar de sofrer, fez eu reler tudo o que vinha antes com outro olho.
-
PermalinkAquela insónia de cabeça sem silêncio, com o corpo a pedir descanso ao lado, é a imagem que me ficou do texto todo. Escreveste isto de uma vez ou foi saindo aos bocados?
Related posts
-
Te salvando da corrente, me livrando da dependência
Senti as partículas de areia adentrando nos dedos dos meus pés enquanto encarava a corrente que fluía e me levava pra longe; me puxando pra perto
-
Eu tenho raiva de mim
Eu tenho raiva de mim.
-
C 01 : Se eu abrir a porta.
Se eu abrir a porta... Os dias lá fora começam e terminam impiedosamente. O que importa?
-
Estou morto
Eis aqui um cenário recorrente na minha rotina: eu, retornando à minha casa depois do trabalho, com minha bicicleta, observo atentamente cada pessoa ao longo das ruas.
-
Não aos manicômios de rede social.
Tenho pensado sobre como reunir muitas pessoas com transtornos psicológicos em uma mesma rede social pode ser, ao mesmo tempo, uma fonte de acolhimento e um ambiente potencialmente prejudicial.
-
Minha Querida Rosa.
Eu sinto falta...
-
Terminei agora uma garrafa de vinho porque por algumas horaseu queria que minha cabeça calasse
Terminei agora uma garrafa de vinho porque por algumas horas eu queria que minha cabeça calasse.
-
A PIOR DAS MALDIÇÕES
EU FUI AMALDIÇOADO!!!