Pular para o conteúdo
Carregando…

A personalidade inadequada

Dorand2026
Pública 8 conversas 12 pensamentos 73 votos positivos 0 voto negativo 0 série

Durante muito tempo, eu não compreendia o que acontecia dentro de mim. Havia noites em que a insônia parecia mais do que falta de sono: era uma mente incapaz de encontrar silêncio. Eu permanecia…

In groups

Pensamento

Pensamento

melCoelho

Aquela insónia de cabeça sem silêncio, com o corpo a pedir descanso ao lado, é a imagem que me ficou do texto todo. Escreveste isto de uma vez ou foi saindo aos bocados?

Aquela insónia de cabeça sem silêncio, com o corpo a pedir descanso ao lado, é a imagem que me ficou do texto todo. Escreveste isto de uma vez ou foi saindo aos bocados?

Conteúdo da publicação

Durante muito tempo, eu não compreendia o que acontecia dentro de mim. Havia noites em que a insônia parecia mais do que falta de sono: era uma mente incapaz de encontrar silêncio. Eu permanecia acordada, presa aos meus próprios pensamentos, enquanto o corpo implorava por descanso.

O medo do abandono também assumia proporções difíceis de explicar. Às vezes, a ausência de alguém, uma demora para responder ou uma mudança de comportamento era suficiente para que eu sentisse que estava sendo deixada para trás. Mesmo quando o abandono não era real, a dor que eu sentia era. Meu cérebro interpretava pequenas distâncias como perdas enormes.

Por muito tempo, também tive preconceito contra o tratamento medicamentoso. Existia em mim a ideia de que aceitar medicamentos significava admitir uma fraqueza ou perder alguma parte de quem eu era. Depois vieram os efeitos colaterais, e eles tornaram essa relação ainda mais complicada. Tratar uma mente que já estava sofrendo enquanto o corpo precisava se adaptar aos medicamentos nem sempre foi simples.

Quando eu não sabia como lidar com o vazio, procurei maneiras de preenchê-lo. Os vícios apareceram como tentativas desesperadas de silenciar aquilo que eu não conseguia suportar. Por algum tempo, eles pareciam oferecer uma saída, mas apenas aprofundavam o sofrimento que eu tentava esquecer.

A automutilação também surgiu nesse contexto. Não era uma solução, embora naquele momento pudesse parecer uma forma de transformar uma dor emocional em algo concreto e suportável. Hoje compreendo que aquele alívio era apenas momentâneo e que o sofrimento precisava de cuidado, não de punição.

Depois vieram períodos de depressão profunda. Havia dias em que levantar da cama parecia uma tarefa impossível. A pessoa que eu era parecia distante, e até aquilo que antes fazia sentido perdia a cor. Eu não estava simplesmente triste; estava exausta de existir daquela maneira.

E, em alguns momentos, a dor chegou ao ponto de eu pensar que morrer seria uma maneira de fazê-la parar. O suicídio apareceu como uma possibilidade quando eu já não conseguia enxergar alternativas. Hoje consigo compreender algo que naquela época era difícil: muitas vezes eu não queria exatamente deixar de existir; eu queria desesperadamente deixar de sofrer.

Contar essa história não significa transformar o sofrimento em identidade. Meu transtorno faz parte da minha história, mas não é toda a minha história. Entre noites sem dormir, medo, dependências, cicatrizes e depressões, também existe uma pessoa tentando aprender a permanecer viva, buscar tratamento e reconstruir a própria vida.

Talvez essa seja a parte mais importante do meu relato: eu não quero que as minhas maiores dores sejam lembradas como aquilo que me define. Quero que sejam entendidas como partes de uma trajetória que ainda está sendo escrita.

Thoughts

• curioso52

O preconceito com remédio eu via muito na minha geração, homem principalmente, achando que tomar alguma coisa era sinal de fraco. Você conta isso e logo em seguida os efeitos colaterais complicando tudo, e essa segunda parte quase ninguém fala. Acho bom alguém dizer em voz alta.

Permalink
  • passandoporaqui

A demora de alguém pra responder virando a certeza de estar sendo deixada pra trás. Aposto que muita gente que lê isso reconhece a sensação e nunca soube dizer assim.

Permalink
  • leituraDaNoite

Li isso já tarde, depois de fechar a cozinha, e o que ficou comigo foi a demora para responder virando a sensação de estar sendo deixada para trás. Fiquei pensando em quanta coisa uma mensagem que não chega carrega sem ninguém do outro lado saber. E a parte de não querer exatamente deixar de existir, só deixar de sofrer, fez eu reler tudo o que vinha antes com outro olho.

Permalink
  • melCoelho

Permalink

Related posts