Pular para o conteúdo
Carregando…

QUANDO A DOR NÃO FAZ BARULHO

A_Lusivian
Pública 10 conversas 16 pensamentos 55 votos positivos 0 voto negativo 1 série

In groups

Pensamento

Pensamento

meioCapitulo

Parei na lista das frases que a gente repete pra si mesma e voltei nela. A do drama é a que mais escuto das minhas amigas.

Parei na lista das frases que a gente repete pra si mesma e voltei nela. A do drama é a que mais escuto das minhas amigas.

Conteúdo da publicação

Existe uma forma de sofrimento que não aparece em fotografia.

Não deixa necessariamente marcas visíveis, não interrompe uma conversa, não impede alguém de sorrir diante de outras pessoas. Ela pode entrar em uma sala de aula, responder à chamada, fazer uma piada, voltar para casa e dizer “boa noite” como se nada estivesse acontecendo. Pode sentar à mesa com a própria família enquanto esconde, atrás de poucas palavras, uma batalha que ninguém mais conhece.

É talvez uma das coisas mais assustadoras sobre a dor humana: ela nem sempre faz barulho.

Há pessoas que aprendem a sofrer em silêncio porque, em algum momento, acreditaram que incomodariam se contassem a verdade. Aprendem a dizer “está tudo bem” porque descobriram que essa resposta encerra conversas. Aprendem a sorrir porque o mundo parece mais confortável quando elas fingem estar bem.

E, pouco a pouco, aquilo que deveria ter sido apenas uma fase difícil começa a ocupar todos os espaços.

A pessoa acorda cansada antes mesmo de levantar. Vai para a escola ou para o trabalho carregando pensamentos que ninguém consegue ver. Conversa com amigos enquanto uma parte dela permanece distante. Chega em casa e percebe que, depois de passar o dia inteiro cercada de pessoas, continua se sentindo completamente sozinha.

Essa é uma solidão diferente.

É estar acompanhado e ainda assim sentir que ninguém realmente conhece aquilo que acontece dentro de você.

E existe uma crueldade ainda maior: muitas vezes, quem sofre começa a acreditar que a própria dor é pequena demais para merecer atenção.

“Tem gente passando por coisa pior.”

“Eu deveria aguentar.”

“Não quero preocupar minha família.”

“Vão dizer que é drama.”

“Vai passar.”

Talvez passe.

Mas ninguém deveria precisar descobrir sozinho quanto tempo consegue suportar antes de pedir ajuda.

Porque aquilo que parece uma pequena rachadura para quem observa de fora pode ser uma enorme ruptura para quem está vivendo por dentro.

É fácil chamar de exagero aquilo que não sentimos.

É fácil dizer “isso é bobagem” quando não fomos nós que passamos a noite acordados tentando convencer a própria cabeça de que o amanhã merece ser vivido.

É fácil mandar alguém ser forte quando não somos nós que estamos carregando aquele peso.

Por isso, talvez uma das maiores formas de violência contra quem sofre seja obrigá-lo a provar que sua dor é grande o suficiente para ser levada a sério.

Ninguém deveria precisar chegar ao limite para merecer cuidado.

Ninguém deveria precisar desaparecer para que percebessem sua ausência.

E ninguém deveria descobrir tarde demais que aquela pessoa que parecia “normal” estava, na verdade, pedindo ajuda de todas as maneiras que conseguia.

Algumas pessoas não sabem pedir socorro.

Elas mandam uma mensagem e apagam.

Começam a falar e mudam de assunto.

Escrevem alguma coisa e guardam.

Ficam quietas.

Se afastam.

Dizem que estão cansadas.

Talvez não estejam procurando uma solução perfeita.

Talvez estejam apenas tentando descobrir se alguém vai perceber.

E é por isso que ouvir importa.

Perguntar importa.

Voltar a perguntar quando alguém responde “estou bem” também importa.

Não como interrogatório.

Como presença.

Porque, às vezes, uma pessoa não precisa de alguém que tenha a frase perfeita. Precisa de alguém que não vá embora quando ela finalmente admitir:

“Eu não estou bem.”

Essa frase pode ser assustadora.

Mas ela também pode ser o começo de alguma coisa.

O começo de uma conversa.

O começo de uma procura por ajuda.

O começo de uma família entendendo que não se trata de frescura.

O começo de um professor percebendo que aquele aluno não está simplesmente “distraído”.

O começo de um amigo entendendo que aquele silêncio não era apenas timidez.

O começo de uma pessoa descobrindo que aquilo que ela sente pode ser compartilhado com alguém preparado para ajudá-la.

Porque sofrimento não deveria ser uma competição.

Não importa se outra pessoa sofre mais.

A dor de alguém não fica menos verdadeira porque existe uma dor maior no mundo.

E talvez seja isso que precisamos aprender com urgência: pessoas não deveriam precisar esconder o próprio sofrimento para continuar pertencendo à sociedade.

Nós perguntamos se alguém passou na prova.

Perguntamos se conseguiu o emprego.

Perguntamos se terminou o relacionamento.

Perguntamos se chegou em casa.

Mas, às vezes, esquecemos de perguntar uma coisa muito mais simples:

“Como você está de verdade?”

E talvez essa pergunta precise voltar a ter importância.

Porque atrás de um rosto comum pode existir uma história inteira que ninguém conhece.

Atrás de um sorriso pode existir uma pessoa exausta.

Atrás de uma mensagem curta pode existir alguém tentando encontrar coragem.

E atrás de um “até amanhã” pode existir alguém que precisa desesperadamente acreditar que haverá um amanhã.

Por isso, não trate a dor de alguém como espetáculo.

Não transforme sofrimento em estética.

Não romantize aquilo que destrói.

Não faça da tristeza uma identidade.

E, principalmente, não espere uma tragédia para finalmente perceber que alguém precisava de você.

Há coisas que podem ser reconstruídas depois de uma conversa.

Há dores que podem ser tratadas.

Há pessoas que podem ajudar.

Há profissionais preparados para ouvir aquilo que amigos e familiares nem sempre sabem como acolher.

E existe uma diferença enorme entre uma pessoa querer que a dor termine e acreditar que não existe outra maneira de fazê-la terminar.

Essa diferença importa.

A vida de uma pessoa não deveria ser decidida pelo pior momento da vida dela.

Uma noite não deveria escrever uma história inteira.

Uma humilhação não deveria definir uma existência.

Um diagnóstico, uma rejeição, uma perda, uma briga, uma fase de solidão ou qualquer outro sofrimento não deveria receber o poder de determinar para sempre o valor de alguém.

Talvez a pessoa que está sofrendo não consiga enxergar isso agora.

Então, até que consiga, alguém precisa enxergar por ela.

Não para viver por ela.

Não para prometer que tudo será fácil.

Mas para dizer:

“Eu acredito que isso está doendo.”

“Eu não vou diminuir o que você está sentindo.”

“Vamos procurar ajuda.”

E, principalmente:

“Você não precisa enfrentar isso sozinho.”

Porque existem feridas que não aparecem na pele.

Existem gritos que não fazem som.

Existem pedidos de socorro escondidos em frases comuns.

E existem pessoas que passam todos os dias diante de nós carregando uma dor que ninguém percebe.

Talvez não possamos salvar todo mundo.

Mas podemos parar de ignorar quem está pedindo para ser visto.

Podemos aprender a ouvir antes que o silêncio fique definitivo.

Podemos levar a sério aquilo que não conseguimos enxergar.

E podemos lembrar de uma verdade que deveria ser óbvia, mas que tantas vezes esquecemos:

uma pessoa não precisa estar no pior momento da vida para merecer ajuda.

Se você estiver escrevendo isso a partir de algo que está vivendo pessoalmente, não precisa carregar sozinho. Falar com alguém de confiança ou com um profissional pode ser um passo importante; no Brasil, o CVV atende pelo 188, gratuitamente, 24 horas.

Thoughts

• domingoLerdo

O trecho de quem escreve a mensagem e apaga antes de mandar foi onde eu parei. Aposto que quase todo mundo aqui já deixou uma dessas na caixa de texto.

Permalink
  • Rafa_da_Van

Rapaz, essa de perguntar como a pessoa está de verdade parece pouco e não é. Tem gente que conversa meia hora sem dizer nada do que importa e só solta alguma coisa na hora de ir embora.

Permalink
  • Marlene

Essa parte de voltar a perguntar depois de a pessoa já ter dito que está bem é mesmo assim. É aí que às vezes aparece alguma coisa!

Permalink
  • marcao77

No balcão isso é toda semana. O cara senta, fala do jogo, paga e vai embora, e o que pesa mesmo fica do lado de fora.

Permalink
  • meioCapitulo

Permalink
  • oitoemponto

A lista das perguntas comuns e a que falta no meio ficou martelando aqui. Você escreveu de uma vez ou foi juntando?

Permalink

Related posts

• Apenas sua

Me ame, me veja, se apegue. Me toque, me troque, serei sua lebre.

• Eu Nunca Fui a Segunda Opção

Eu Nunca Fui Segunda Opção

• O Pacto da Noite Eterna, Brasil

A névoa fria da madrugava cobria o centro de Campo Grande, envolvendo o cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua 14 de Julho em um silêncio denso.

• A culpa silenciosa

Depois que nos tornamos mães e pais ,fica mais fácil compreender nossos pais ,fica mais fácil entender que nos deram tudo aquilo que eles não tinham da melhor forma que puderam ,mas isso só entende…

• Capítulo 06 : A salvadora

A consciência voltou devagar.

• Estações

É sobre ter partes de cada uma das estações dentro de mim e não saber lidar com nenhuma delas.

• A hiena que escolheu morrer por amar.

Certa manhã, depois de uma noite de tempestade, uma população de coelhos encontrou, junto à margem de um rio, uma pequena hiena quase sem vida. Estava magra, ferida e tremia de frio.

• Ansiedade

Ansiolítico de ansioso, para ansiedade, de querer e ansiar tanto e ainda assim não ter, por quê? Não tenho tudo o que quero e o que não quero só tenho, não importando a caminhada e nem de onde venho.