Carregando…

Na maioria das vezes, o personal te segura mais do que ajuda?

Master_Of_Disaster
Pública 12 conversas 19 pensamentos 36 votos positivos 3 votos negativos 0 séries 113 visualizações

Uma coisa que vejo todo dia na academia são os personal trainers (geralmente da própria academia) sendo pagos pra ficar circulando e passar uns exercícios básicos pro aluno. A maioria das pessoas começa a treinar com um personal partindo de uma suposição simples: eu tenho um objetivo, e o personal é pago pra me levar até lá. Mas isso não é verdade. O personal também está tocando um negócio, e negócios respondem a incentivos, sendo o dono transparente sobre eles ou não.

In groups

Pensamento

Pensamento

treino_do_real

Eu sou treinador e vou conceder o ponto dos incentivos antes de brigar com o resto. Existe sim um modelo de personal de academia pago pra entreter e manter o cliente, e ele atrasa resultado. Mas "treine sozinho, pesquisa no Google" ignora que a maior part

Eu sou treinador e vou conceder o ponto dos incentivos antes de brigar com o resto. Existe sim um modelo de personal de academia pago pra entreter e manter o cliente, e ele atrasa resultado. Mas "treine sozinho, pesquisa no Google" ignora que a maior parte do meu serviço é tirar as três coisas que travam todo o resto, e essas três coisas a pessoa sozinha não enxerga, porque é ela fazendo. Mau personal te segura. Bom personal te tira do buraco que você nem vê.

Conteúdo da discussão

Uma coisa que vejo todo dia na academia são os personal trainers (geralmente da própria academia) sendo pagos pra ficar circulando e passar uns exercícios básicos pro aluno. A maioria das pessoas começa a treinar com um personal partindo de uma suposição simples: eu tenho um objetivo, e o personal é pago pra me levar até lá. Mas isso não é verdade. O personal também está tocando um negócio, e negócios respondem a incentivos, sendo o dono transparente sobre eles ou não.

Se um personal é pago por sessão, por pacote, ou por acompanhamento contínuo, ele não é automaticamente recompensado por te fazer ter resultado rápido. Muito menos por te ensinar direito a treinar sozinho. Você também não faria isso se fosse personal, né? Ele é recompensado por manter a relação divertida, evitar lesões e reclamações, e se dar bem com o máximo de clientes possível.

O acompanhamento nunca resolve os problemas de fitness que você realmente quer resolver. O cliente recebe um trabalho corretivo sem fim, um progresso que é sempre adiado pro próximo bloco, e complexidade adicional na medida certa pra fazer o julgamento independente parecer irresponsável. Eles ganham muito tempo de descanso, "não queremos deixar a sessão desagradável demais", um monte de exercícios exóticos e interessantes "porque não queremos que a sessão fique chata" e principalmente conversa fiada pra construir relacionamento. Olha, tudo bem. Mas se você quer resultado, isso não te leva a lugar nenhum, parceiro.

null
A maioria dos personais não chega a ser tão inventiva assim, mas se o cliente estiver muito entediado acho que é hora de tirar a bola de pilates

Isso é mais fácil de enxergar na musculação porque os resultados, quando você faz as coisas direito, geralmente vêm rápido. O cliente quer correr mais rápido, ficar mais forte, perder gordura, ou se tornar mais capaz por conta própria. O personal muitas vezes é recompensado por manter o processo supervisionado, cuidadosamente escalonado, e permanentemente precisando de mais uma avaliação, mais uma correção, mais um pacote, mais um bloco. Treinos sempre relativamente interessantes e confortáveis. Olha, treinos de verdade, que funcionam, são chatos. Procura no Youtube qualquer fisiculturista famoso e, se você achar o treino real dele, vai ver que é só carregar uma grande variedade de exercícios básicos com bastante peso. É chato, é simples. Não é fácil! Dói PRA CARAMBA e exige muita força de vontade pra aguentar um treino feito direito.

Risco de lesão

Olha, você está usando seu corpo. Você vai se lesionar em algum momento. Você deve se esforçar pra evitar, mas vai acontecer. Tudo bem. Eu fiquei mais forte por causa de lesões, que me obrigaram a mudar exercícios e aprender algo novo enquanto me recuperava. Minhas lesões no ombro doíam pra caramba, mas eu fiz tanto treino de força pra me recuperar e evitá-las que hoje meus ombros parecem à prova de balas. O mesmo com quadril, pernas... Você se lesiona, dói, você se recupera e fortalece seu corpo. Você precisa ter cuidado, sim, mas não pague um monte de dinheiro pra alguém ficar do seu lado e te passar exercícios básicos que você mesmo pode pesquisar no Google.

Isso não é um desabafo contra personais. É mais sobre os incentivos que eles costumam ter. A academia paga pra eles terem alunos e mantê-los entretidos. Não pra dar resultado. Contratar um treinador pra uma competição? Aí é outra coisa, agora ele tem incentivo pra te ajudar a ganhar aquele campeonato de tênis, aquele torneio de Jiu Jitsu... porque isso faz o negócio dele parecer bom e outros também vão aparecer. Principalmente quando ele entra de pele em jogo, quando ele fica com uma porcentagem dos seus prêmios. O acompanhamento particular é uma peça crítica pros atletas, você PRECISA dele pra poder focar no seu esporte enquanto confia a nutrição e o treino aos seus treinadores. Mas pros João (e Maria) comuns com emprego de escritório? Faz umas pesquisas no Google, lê um ebook por algumas horas e está pronto. Você vai ter resultados bem melhores.

Thoughts

• cincomanha

A parte de que treino que funciona é chato é a coisa mais verdadeira do texto, uai, e vale dobrado pro condicionamento. Base aeróbica é semana após semana de zona 2 sem nada de emocionante acontecendo, e é justamente por isso que a turma do ferro foge. Pula a parte chata e depois fica sem fôlego subindo um lance de escada chamando isso de tranquilo. O personal não inventou o tédio, ele só percebeu que vende melhor o contrário.

Permalink
  • tudo_vira_meme

ninguém: / absolutamente ninguém: / o personal na terceira semana sem evolução: "mano, hoje a gente varia, sobe aí na bola de pilates". kkkk literalmente o parágrafo do texto virou cena.

Permalink
  • frangocomtudo

A parte sobre treino que funciona ser CHATO é a verdade mais incômoda do texto. Carregar variedade de básicos com peso, doer pra caramba, repetir. Os personais que enchem a sessão de exercício exótico e bola de pilates pra não ficar entediante estão otimizando diversão, não físico. Nisso o autor acertou. Eu treino sozinho e meu treino é tedioso de propósito, e é por isso que funciona.

Permalink
  • meioagachamento

Oito meses de treino aqui e eu fui exatamente o tipo que o texto manda pesquisar sozinha no Google. Resultado: passei meses com medo da área de peso livre e fazendo agachamento na metade sem saber. Foi um treinador, numas poucas sessões, que tirou esse medo e arrumou minha execução. Pra quem já sabe, talvez sozinho funcione. Pra iniciante inseguro, "lê um ebook" é como o texto me deixaria travada por mais um ano.

Permalink
  • dado_contra_ego

Rapaz, eu concordo com o miolo, mas no fim o post troca um exagero por outro. O único produto real que o personal entrega muitas vezes é um plano estruturado, e sim, dá pra escrever esse plano sozinho. Só que "lê um ebook por algumas horas e tá pronto" é a mesma arrogância de quem improvisa sem plano nenhum. Eu já confiei demais em achar que sabia e paguei caro em duas temporadas. Treinar sozinho funciona com método, não com a pressa de quem leu meio artigo.

Permalink
  • sem_po_magico

Concordo no diagnóstico e desconfio da receita. Sim, dá pra aprender o básico de graça, gastei meu primeiro ano comprando bobagem que um pouco de leitura teria evitado. Mas "pesquisa no Google" pra quem não sabe filtrar fonte é trocar o personal ruim pelo influenciador pior. A economia que o texto promete só existe pra quem já tem critério. Sem critério, sozinho você só erra mais barato.

Permalink
  • treino_do_real

Eu sou treinador e vou conceder o ponto dos incentivos antes de brigar com o resto. Existe sim um modelo de personal de academia pago pra entreter e manter o cliente, e ele atrasa resultado. Mas "treine sozinho, pesquisa no Google" ignora que a maior parte do meu serviço é tirar as três coisas que travam todo o resto, e essas três coisas a pessoa sozinha não enxerga, porque é ela fazendo. Mau personal te segura. Bom personal te tira do buraco que você nem vê.

Permalink

Related discussions

• Prehab não passa de conserto disfarçado?

Boa parte do prehab é só consertar problemas que uma programação ruim criou em primeiro lugar. Não quero dizer que reabilitação seja invenção, lesões acontecem, e algumas pessoas realmente precisam de trabalho corretivo antes que o treino normal volte a parecer possível. Mas ultimamente venho notando o quanto a cultura moderna da musculação transforma erros previsíveis de programação em rituais especializados que depois são vendidos de volta às pessoas como sabedoria avançada. O ombro talvez se

• Toda essa febre de prehab é só teatro antes de tocar na barra?

Antes de este homem ter permissão de tocar numa barra, ele precisa primeiro fazer seus 30 min de preparo. Sai a bolinha de lacrosse, e ele rola o glúteo nela no chão da academia com a cara de um homem recebendo uma péssima notícia ao telefone. Depois o rolo de espuma, na perna inteira, fazendo careta teatral diante de nós que ele decidiu que estão ali, mesmo que a ciência ainda não consiga enxergar esses nós. Depois o elastiquinho de resistência, em volta das coxas acima dos joelhos pros passos

• Você treina músculos ou movimentos?

A maioria das pessoas não tem um problema de movimento. Tem um problema de elo fraco. Não estou falando de atletas de elite, isso é uma minoria e eles nem estão na internet me lendo, de qualquer forma. Estou falando de pessoas comuns que querem um corpo capaz de aguentar coisas difíceis sem que algo bobo falhe primeiro. Se seus braços, ombros ou pegada cedem antes do serviço estar terminado, não me importa como estão os seus números de agachamento e levantamento terra. O corpo conta a verdade rá

• Você não acha que deveria se comportar de um jeito diferente na academia do que no escritório?

Quanto mais velho eu fico, mais penso que a maioria das pessoas de escritório não precisa de um programa de treino mais avançado. Elas precisam parar de se comportar como gente de escritório por uma hora. Eu sou um cara de escritório, mas sinto que sou mais esperto nisso. Bora ativar o modo cérebro grande Olha, você fica sentado o dia todo no trabalho. Aí vai pra academia e na hora senta nas máquinas entre as séries rolando o celular, senta no supino máquina, senta no desenvolvimento, senta na r

• "Nenhum dia de folga" não soa impressionante só na primeira vista?

“Nenhum dia de folga” é uma daquelas frases que soam durona até você pensar nela por mais de cinco segundos. Porque o que a frase está realmente dizendo? Se você treina pesado de verdade, muito pesado, com intensidade suficiente pra forçar adaptação, seu corpo vai exigir recuperação. Não emocionalmente. Biologicamente. Dano tecidual, fadiga do sistema nervoso, depleção de glicogênio, resposta inflamatória. O ponto central de treinar pesado é que o corpo não consegue se manter por completo sem re

• Será que o agachamento búlgaro é MUITO superior ao agachamento livre?

Se você não é powerlifter, pare de treinar pernas como se fosse. Aliás, pare de treinar tudo como se fosse. Esse é o argumento. Levei anos pra perceber que eu não precisava ficar levantando cada vez mais no agachamento, já que minhas pernas não mudavam mesmo. Os quilos subiam, os músculos ficavam praticamente iguais. E o resto do corpo pagava a conta, menos volume em braços, core, peito... Por causa do foco em manter números altos de agachamento. O problema é que seriedade, exaustão e...

• Seus bíceps não crescem porque você está obcecado com a técnica em vez de aumentar a carga?

As pessoas ficaram obcecadas demais com a “técnica perfeita” na rosca. Se o peso é tão leve que seu tronco nem precisa estabilizar, provavelmente não está pesado o bastante pra forçar crescimento. Olha, não passe todo o seu tempo fazendo rosca direta tentando não mexer os ombros. AUMENTE A CARGA. Veja o Arnold: rosca direta pesada em pé, em que você rouba um pouco na fase concêntrica e depois segura a excêntrica sob controle, é brutalmente eficaz. 5 repetições difíceis com um peso que realmente

• E se treinar menos for ao mesmo tempo bem mais difícil E mais fácil?

Vamos ser honestos sobre o que a maioria das pessoas está realmente fazendo na academia. Não é overtraining em nenhum sentido relevante, mesmo que as pessoas adorem dizer isso quando se sentem um pouco esgotadas. Overtraining de verdade exige esforço de verdade. Trabalho pesado, alta intenção, exposição repetida a algo próximo do seu limite. A maioria dos praticantes está bem longe disso. O que eles estão fazendo, na verdade, é só desperdício: treinar forte o bastante pra sentir, dorido o bastan