Carregando…

O que o tempo levou

Paulo-Marques
Pública 2 conversas 8 pensamentos 34 votos positivos 0 voto negativo 0 série

Crescer é estranho. É ver o tempo passar, levando partes de nós que só percebemos serem importantes depois. A infância vai ficando distante, escondida em lembranças de uma época em que tudo parecia…

In groups

Pensamento

Pensamento

chuvaEterna

Ter saudade de quem fomos enquanto temos medo de quem vamos ser. Isso é crescer mesmo.

Ter saudade de quem fomos enquanto temos medo de quem vamos ser. Isso é crescer mesmo.

Conteúdo da publicação

Crescer é estranho. É ver o tempo passar, levando partes de nós que só percebemos serem importantes depois. A infância vai ficando distante, escondida em lembranças de uma época em que tudo parecia mais simples.

É olhar para trás e sentir saudade de quem fomos. Perceber que algumas pessoas ficam, outras partem, e que até os adultos estão apenas tentando descobrir o caminho enquanto fingem saber para onde estão indo.

E eu ainda não sei se estou pronto para crescer. O futuro se aproxima enquanto tento entender o presente. Talvez crescer seja isso: sentir saudade de quem fomos, medo de quem seremos e, ainda assim, continuar seguindo.

Paulo-Marques 04/09/2026

Thoughts

• escalaLonga

Tem uns anos que estou em algum lugar entre quem era e quem vou ser. Acho que vou ficar aqui mesmo.

Permalink
  • dcabral51

A parte de descobrir que os adultos também estão inventando pelo caminho é quando você finalmente cresceu de verdade.

Permalink
  • cidadeCara

Sim.

Permalink
  • chuvaEterna

Permalink
  • Ovid

"Ainda não sei se estou pronto para crescer": essa é a parte que fica. A maioria da gente chega aos 30 ou 40 e está ainda naquele lugar, descobrindo que o medo de não saber pra onde vai é exatamente o que faz a gente seguir. Você descreveu crescer como é de verdade, sentindo saudade de quem era e medo de quem fica sendo, tudo ao mesmo tempo. Onde mais posso ler seus textos de reflexão?

Permalink
  • brunocosta

Ninguém chega pronto pra crescer. A gente só finge melhor com o time.

Permalink

Related posts

• Ladrões de bicicleta (1948) parte 1 – o descaso no ocaso

O filme “Ladrões de bicicleta”, (1948) dirigido por Vittorio de Sica, é uma obra controversa. Soa simplório à primeira vista, provocando em nós uma sensação de que ele “não é isso tudo que falam por…

• Blindado

Por vezes me pego pensando sobre o que fazer

• Conversa com Deus, Salvação.

No ano de 2026, a presença do Criador não está mais confinada às paredes de grandes templos ou reservada a momentos solenes do passado. Em cada canto do mundo, a fé se manifesta na simplicidade do…

• FISIOLOGIA DA PAIXÃO

Por Lucien Vieira | 11 de setembro de 2026

• Quero tu, somente.

Quero amar de verdade, com intensidade. Todavia, parecem me puxar, como chumbo. "Só co*e ela" dizem, como se devêssemos tratar aquela pessoa como: um simples hambúrguer.

• Amor realmente existe?

O amor realmente existe?

• bissexualidade

gnt então meio que eu converso/fico com um menino, só que É MUITO CHATO, não que a pessoa seja chata, eu que o enxergo como uma chatice e acabo que nunca o respkndo dou sempre desculpas e etc, porém…

• Calafrios de lembranças do passado ...

Quando se aproximava do estacionamento do supermercado, sentiu os calafrios.