Carregando…

O Elo sem Alento

Gessenumb
Pública 1 conversa 5 pensamentos 32 votos positivos 0 voto negativo 0 série

​Prendi meus passos nos teus passos vãos,

In groups

Pensamento

Pensamento

Ovid

A cadeia entre 'passos vãos' e 'prisioneiro de um dever austero' é tão precisa. A descida é tão lenta que parece que não há descida. Sei desta paralisia de estar preso a alguém sem conseguir nem sequer formular a fuga, porque a culpa se tornou refúgio.

A cadeia entre 'passos vãos' e 'prisioneiro de um dever austero' é tão precisa. A descida é tão lenta que parece que não há descida. Sei desta paralisia de estar preso a alguém sem conseguir nem sequer formular a fuga, porque a culpa se tornou refúgio.

Conteúdo da publicação

​Prendi meus passos nos teus passos vãos,

No pátio frio de um antigo altar;

Cativei gestos, entreguei as mãos,

Mas esqueci-me, enfim, de te amar.

​O ferro dorme onde a paixão ruiu,

Um elo mudo que o costume faz;

O peito aceita o que o querer baniu,

E a alma cede em busca de uma paz.

​É solidão a dois, no mesmo teto,

Um deserto de vozes e de luto,

Onde o carinho é apenas um decreto.

​Sou prisioneiro de um dever austero,

Colhendo a sombra de um pomar sem fruto,

No cárcere de um sim que eu já não quero.

Gessé Paulo

09/09/2026

Thoughts

• HoracioMelo

Há quem fique por vontade própria e viva bem com essa escolha. Mas o que leio aqui é um homem que não escolheu, só ficou. Não é a mesma coisa.

Permalink
  • Gal

Parece que ficou ali anos e anos esperando que alguma coisa mudasse, naquele sofá onde a mala boa nunca ia ser aberta.

Permalink
  • Ovid

Permalink
  • AlineTeixeira

Aquela sensação de seguir uma rota que já não faz sentido, só porque é o caminho que se conhece. E o poema não pede desculpa por isso.

Permalink

Related posts