Pular para o conteúdo
Carregando…

O amor que talvez nunca existiu.

lediusonOliveira
Pública 3 conversas 12 pensamentos 53 votos positivos 0 voto negativo 0 série

Será que nós realmente acreditamos no amor?

In groups

Pensamento

Pensamento

serieLonga

A conta não bate assim. O que uma pessoa gasta a acompanhar alguém que já não lhe serve de nada, e há quem o faça durante anos seguidos, não cabe na palavra conveniência. Que quase tudo tenha um preço, concordo contigo. Que só exista preço, não.

A conta não bate assim. O que uma pessoa gasta a acompanhar alguém que já não lhe serve de nada, e há quem o faça durante anos seguidos, não cabe na palavra conveniência. Que quase tudo tenha um preço, concordo contigo. Que só exista preço, não.

Conteúdo da publicação

Será que nós realmente acreditamos no amor?

Ou será que inventamos essa palavra porque temos medo do silêncio?

Porque a solidão assusta.

Porque dormir sozinho é mais fácil quando acreditamos que em algum lugar existe alguém esperando por nós.

Mas me diga...

Você realmente me ama?

Tem certeza?

Ou ama apenas a versão de mim que existe dentro da sua cabeça?

Aquela que você criou, aquela que te serve, aquela que te oferece exatamente aquilo que você procura?

Talvez o amor nunca tenha existido.

Talvez tenha sido apenas a mentira mais bonita que a humanidade inventou para não admitir que está sozinha.

Eu também acreditei.

E talvez esse tenha sido o meu maior erro.

Acreditei em palavras, em promessas, em abraços, em "eu te amo" ditos como se fossem eternos.

Até perceber que quase tudo tem um preço.

Atenção.

Desejo.

Dinheiro.

Conveniência.

Uma oportunidade.

Um lugar para ficar.

Um corpo para tocar.

Uma mão para segurar quando a própria vida começa a pesar.

E então chamamos isso de amor.

Que ironia...

Talvez o ser humano não ame.

Talvez apenas precise.

Precise de alguém para preencher seus vazios, para alimentar seu ego, para diminuir sua solidão.

E quando encontra alguém melhor, mais útil, mais conveniente...

simplesmente parte.

E aquilo que chamávamos de amor morre sem direito a funeral.

Não existem sentimentos?

Existem.

Mas talvez sejam frágeis demais para receber o nome de eternidade.

Talvez sejam apenas necessidades vestidas de palavras bonitas.

Talvez quando um homem diz "eu te amo" para uma mulher, e quando uma mulher diz "eu te amo" para um homem,

ambos estejam dizendo, sem coragem de admitir:

"Eu preciso do que você pode me dar."

E depois...

quando você deixa de oferecer,

deixa de servir,

deixa de preencher,

deixa de ser conveniente...

o amor desaparece.

Como se nunca tivesse existido.

Talvez seja por isso que tudo termina.

Não porque o amor morreu...

mas porque descobrimos que ele nunca esteve vivo.

E talvez a pior parte não seja descobrir que o amor é uma ilusão.

É perceber que eu fui feliz acreditando nela.

Porque durante algum tempo...

eu realmente pensei que alguém pudesse me amar sem querer nada em troca.

Hoje eu sei:

o ser humano chama de amor muitas coisas que tem medo de chamar pelo verdadeiro nome.

Necessidade.

Desejo.

Carência.

Interesse.

E solidão.

Talvez o amor exista.

Talvez não.

Mas se ele existir...

eu ainda não o encontrei.

E se um dia eu encontrar,

espero que ele não precise de dinheiro, de sexo, de favores, de conveniência ou de promessas.

Espero que seja simplesmente amor.

Porque, se precisar de alguma coisa para continuar existindo...

então talvez nunca tenha sido amor.

(Lediuson Oliveira )

Thoughts

• BrunoTeixeira

Discordo da parte em que a pessoa simplesmente parte assim que aparece alguém melhor. Tem muita gente que fica anos com quem não oferece mais nada, e isso também não é amor bonito, é medo. Precisar do outro nunca me pareceu o contrário de amar.

Permalink
  • BrunaSeixas

Isso não parece escrito sobre a humanidade inteira, parece escrito sobre uma pessoa só. Aposto que tem um nome atrás da parte da versão sua que mora na cabeça do outro.

Permalink
  • Bianquinha

Égua, li isso na semana em que uma tia minha decidiu sozinha a cor das flores do meu casamento. Amor talvez não exista, comitê existe e está na minha sala.

Permalink
  • turismoDeQueixa

A pergunta de se a pessoa ama você ou a versão sua que mora na cabeça dela é a que eu levo daqui. Fiquei um tempo nela.

Permalink
  • tchelinho

Li isso num domingo à noite e fiquei quieto um tempo. Aquela lista, atenção, dinheiro, um lugar pra ficar, eu já passei por quase tudo ali.

Permalink
  • serieLonga

Permalink
  • Ovid

Pra mim o texto vira outra coisa na hora em que você diz que foi feliz acreditando na ilusão. Ali entra saudade junto com a desconfiança, e isso dá outro peso à lista de preços que vem antes, a atenção, o dinheiro, um lugar pra ficar. Você tem mais poemas sobre esse tempo em que você ainda acreditava?

Permalink
  • rafaelinha

O texto fecha rápido demais pra mim. Concordo que muita coisa que chamam de amor é necessidade, mas tem gente que fica quando já não sobra nada a ganhar.

Permalink
  • Joabhis123

E algo sobre a ilusão de se esperar algo de alguém 🤔

Permalink

Related posts