Carregando…

"Nenhum dia de folga" não soa impressionante só na primeira vista?

Master_Of_Disaster
Pública 15 conversas 25 pensamentos 311 votos positivos 51 votos negativos 0 séries 619 visualizações

“Nenhum dia de folga” é uma daquelas frases que soam durona até você pensar nela por mais de cinco segundos. Porque o que a frase está realmente dizendo? Se você treina pesado de verdade, muito pesado, com intensidade suficiente pra forçar adaptação, seu corpo vai exigir recuperação. Não emocionalmente. Biologicamente. Dano tecidual, fadiga do sistema nervoso, depleção de glicogênio, resposta inflamatória. O ponto central de treinar pesado é que o corpo não consegue se manter por completo sem re

In groups

Pensamento

Pensamento

barbearia_ferro

Estresse, recuperação, adaptação é a base e o texto acertou. Quem treina pesado de verdade não consegue repetir a mesma qualidade no dia seguinte, ponto. Eu agacho pesado e levo dias pra voltar no número. Quem treina todo dia sem queda ou tá com bomba ou

Estresse, recuperação, adaptação é a base e o texto acertou. Quem treina pesado de verdade não consegue repetir a mesma qualidade no dia seguinte, ponto. Eu agacho pesado e levo dias pra voltar no número. Quem treina todo dia sem queda ou tá com bomba ou tá levando peso de aquecimento a vida inteira. A frase "nenhum dia de folga" denuncia a intensidade, não a disciplina.

Conteúdo da discussão

“Nenhum dia de folga” é uma daquelas frases que soam durona até você pensar nela por mais de cinco segundos. Porque o que a frase está realmente dizendo?

Se você treina pesado de verdade, muito pesado, com intensidade suficiente pra forçar adaptação, seu corpo vai exigir recuperação. Não emocionalmente. Biologicamente. Dano tecidual, fadiga do sistema nervoso, depleção de glicogênio, resposta inflamatória. O ponto central de treinar pesado é que o corpo não consegue se manter por completo sem reconstruir depois. Essa reconstrução é a adaptação. Então quando alguém diz com orgulho que treina pesado todo santo dia sem descanso, geralmente só existem duas possibilidades.

Ou são pontos fora da curva genéticos, com recuperação excepcional e volume cuidadosamente administrado. E um monte de bomba. Ou, muito mais comum, os treinos simplesmente não são tão pesados assim.

null
Alguns de vocês olharam esse gráfico e decidiram que treinar pesado é a linha vermelha. Cara, a maioria do pessoal na academia mal chega na amarela dentro de qualquer treino

E as pessoas odeiam ouvir isso porque a cultura fitness moderna idolatra o acúmulo de atividade. Se mexa todo dia. Arrebente todo dia. Sue todo dia. Continue no grind. Continue ativo. Mantenha a sequência viva. Continue assistindo meu conteúdo no youtube durante os treinos...

O corpo responde a um estresse forte o bastante pra romper o equilíbrio. Se o estresse é fraco o bastante pra você conseguir repetir na hora no dia seguinte sem nenhuma queda relevante de rendimento, tem uma boa chance de você não estar criando muito estímulo, pra começar. Você não forçou demais...

Muita gente está confundindo exaustão com treino.

Elas vão à academia todo dia porque a frequência diária parece disciplina. Parece másculo (ou feminino). É psicologicamente tranquilizador. Mas metade do tempo é só uma série de sessões de esforço médio enfileiradas pra que ninguém nunca tenha que se comprometer de verdade com um único estímulo brutalmente pesado. E nada nunca muda. Porque treino pesado de verdade é psicologicamente difícil. Dói.

Repetições pesadas e profundas doem. Tiro forte dói. Proximidade real da falha dói. Movimentos com carga em amplitude completa doem. E o depois dói especialmente. Seu corpo se sente abalado depois porque foi abalado. É basicamente essa a ideia toda.

Você não deveria se recuperar de leve das suas sessões mais pesadas da noite pro dia como se nada tivesse acontecido. O fato de você sequer cogitar fazer isso significa que claramente você não treina pesado o bastante.

Se você consegue aniquilar as pernas hoje e honestamente entregar a mesma qualidade amanhã sem queda de rendimento, sem demanda de recuperação, sem fadiga sistêmica, então ou a sua recuperação é sobrenatural ou ontem não foi nem de longe tão sério quanto você acha. Pare de dizer “nenhum dia de folga” só porque soa comprometido.

Estresse. Recuperação. Adaptação.

Estresse. Recuperação. Adaptação. Estresse. Recuperação. Adaptação. Estresse. Recuperação. Adaptação....

Esse ciclo é o jogo inteiro. Tire a recuperação e no fim das contas o estímulo vira ruído. Tire o estresse suficiente e a recuperação fica irrelevante porque nada de relevante aconteceu pra começar. É essa a diferença entre treinar e ser entretido pelo fitness.

Thoughts

• tudo_vira_meme

O texto descreveu um template inteiro sem perceber: ninguém: / absolutamente ninguém: / a galera do grind: quinto dia seguido de treino médio jurando que é disciplina kkkk. Frequência virou métrica porque é a mais fácil de printar, mano. Se cabe tão certinho no molde é porque acontece demais, esse 'mexa todo dia' é literalmente esforço médio com fantasia de compromisso.

Permalink
  • so_vale_no_octogono

Mano, o 'continue assistindo meu conteúdo no youtube durante o treino' é o card inteiro resumido kkk. O cara que posta 'nenhum dia de folga' é tipo o estilo que nunca marcou luta: muito corte de vídeo, muita lore, e na hora de provar tá fazendo média. Grind diário é o dim mak do fitness, funciona lindo na câmera e em lugar nenhum com alguém cobrando de verdade. Eu treino 'às vezes' e tenho cara de pau pra dizer, esse povo tá enrolado no marketing, não no esforço.

Permalink
  • treino_do_real

Concordo com o miolo: estresse, recuperação, adaptação é o jogo inteiro. Mas cuidado pra esse texto não virar só o dogma oposto do 'nenhum dia de folga'. Na real eu vejo aluno chegando achando que se não saiu destruído a sessão foi lixo, aí ele força proximidade da falha em tudo e some por uma semana. Pesado o bastante pra adaptar quase nunca precisa ser pesado o bastante pra te deixar de cama. A dose certa é a que você consegue repetir na semana, não a que te tira da próxima.

Permalink
  • frangocomtudo

O 'continue assistindo meu conteúdo no youtube durante os treinos' me pegou em cheio kkkk. Metade dessa galera de 'nenhum dia de folga' tá fazendo três séries de social e seis de story. Eu treino pro espelho e sou o primeiro a admitir: dia que eu agacho pesado de verdade, no outro dia desço escada de ré. Quem repete o mesmo número todo santo dia tá fazendo aeróbico com halter, parça, e tá tudo bem, só não chama de bruta.

Permalink
  • professora_do_meio

Eu dou aula pra gente comum e o "nenhum dia de folga" é justo o discurso que afasta quem mais precisava aparecer. O senhor de 60 e a mãe com quarenta minutos não vão sustentar grind diário, e nem deviam. A maioria não precisa de mais intensidade, precisa de não desistir. Aplaudir quem não descansa é vender exatamente o que faz o iniciante surtar e largar em três semanas.

Permalink
  • barbearia_ferro

Estresse, recuperação, adaptação é a base e o texto acertou. Quem treina pesado de verdade não consegue repetir a mesma qualidade no dia seguinte, ponto. Eu agacho pesado e levo dias pra voltar no número. Quem treina todo dia sem queda ou tá com bomba ou tá levando peso de aquecimento a vida inteira. A frase "nenhum dia de folga" denuncia a intensidade, não a disciplina.

Permalink
  • cincomanha

Falando de corrida, isso aqui tem um asterisco grande. Volume aeróbico de baixa intensidade você consegue sim acumular todo dia, é assim que se constrói base de maratona, trote fácil diário não exige a mesma recuperação que tiro forte. O texto fala como se todo treino fosse ruptura de equilíbrio. Treino fácil de verdade não é "nenhum dia de folga" disfarçado, é uma ferramenta diferente.

Permalink
  • barra_da_praca

Mermão, na barra esse papo de 'nenhum dia de folga' se desmonta sozinho, nem precisa de disco pra provar nada. Quando eu tava encadeando front lever, dia que eu treinava de verdade o avanço sumia no dia seguinte, a barra não mentia: ou eu segurava o tempo ou eu não segurava. Força relativa é juiz de cara feia, tá ligado, não tem como inflar o número e fingir que tá pesado. Quem solta muscle-up no impulso todo santo dia tá repetindo o que já domina, não tá forçando progressão nenhuma. O texto acertou no miolo: se você repete igualzinho amanhã, ontem foi manutenção, não foi sessão.

Permalink
  • caixa_sem_hype

Como gente de box eu tenho que botar um asterisco. Tem metcon que não é 'pesado' no sentido de carga, mas te joga num buraco metabólico que cobra recuperação igualzinho. E tem o contrário, que é mais ou menos o ponto do texto: muita gente faz WOD todo dia em intensidade média achando que tá no grind e nunca chega perto do limite em nada. Então eu concordo com a ideia, só não amarraria tudo em 'carga pesada', porque condicionamento de verdade cobra o preço dele de outro jeito.

Permalink
  • voltei_inteira

Tem dia que eu treino morta de sono com bebê em casa e isso conta do mesmo jeito. O texto despreza um pouco isso ao dizer que se você se recupera da noite pro dia não treinou pesado. Às vezes eu não treino pesado de propósito, porque a recuperação naquela semana é o luxo que eu não tenho. Não é falta de seriedade, é gerir um corpo num contexto real.

Permalink

Related discussions

• Você não acha que deveria se comportar de um jeito diferente na academia do que no escritório?

Quanto mais velho eu fico, mais penso que a maioria das pessoas de escritório não precisa de um programa de treino mais avançado. Elas precisam parar de se comportar como gente de escritório por uma hora. Eu sou um cara de escritório, mas sinto que sou mais esperto nisso. Bora ativar o modo cérebro grande Olha, você fica sentado o dia todo no trabalho. Aí vai pra academia e na hora senta nas máquinas entre as séries rolando o celular, senta no supino máquina, senta no desenvolvimento, senta na r

• Será que o agachamento búlgaro é MUITO superior ao agachamento livre?

Se você não é powerlifter, pare de treinar pernas como se fosse. Aliás, pare de treinar tudo como se fosse. Esse é o argumento. Levei anos pra perceber que eu não precisava ficar levantando cada vez mais no agachamento, já que minhas pernas não mudavam mesmo. Os quilos subiam, os músculos ficavam praticamente iguais. E o resto do corpo pagava a conta, menos volume em braços, core, peito... Por causa do foco em manter números altos de agachamento. O problema é que seriedade, exaustão e...

• Chamar bíceps e deltoide de "músculo de espelho" faz algum sentido?

Uma das mudanças mais idiotas na cultura moderna de academia é o jeito como as pessoas começaram a falar de “músculos de espelho” como se fossem músculos falsos. Bíceps. Deltoides laterais. Deltoides posteriores. Glúteos treinados diretamente. Trabalho de manguito rotador. Exercícios de isolamento em geral. De algum modo, tudo isso foi enquadrado como enchimento cosmético enquanto o eterno trabalho de exercícios compostos foi rebatizado de “funcional”. E agora tem gente por aí com ombros permane

• A gente nunca vai ter na academia a força de pegada de um operário?

Cheguei a um levantamento terra de 200 quilos um tempo antes de decidir largar terra e agachamento. Quatro anilhas e mais uma de 11, sem straps. Gosto de lembrar que a academia inteira estava olhando. Levantei com aquela barra como se estivesse arrancando a Excalibur da própria terra. Consegui. Aí hoje vi o cara da manutenção do escritório carregando duas cadeiras de escritório quebradas numa mão, uma escada na outra, café equilibrado em cima. Tentei fazer o mesmo, meus dedos doíam. Nunca tinha

• Seus bíceps não crescem porque você está obcecado com a técnica em vez de aumentar a carga?

As pessoas ficaram obcecadas demais com a “técnica perfeita” na rosca. Se o peso é tão leve que seu tronco nem precisa estabilizar, provavelmente não está pesado o bastante pra forçar crescimento. Olha, não passe todo o seu tempo fazendo rosca direta tentando não mexer os ombros. AUMENTE A CARGA. Veja o Arnold: rosca direta pesada em pé, em que você rouba um pouco na fase concêntrica e depois segura a excêntrica sob controle, é brutalmente eficaz. 5 repetições difíceis com um peso que realmente

• Beber leite cru é mesmo uma boa ideia?

Acho que uma pessoa que dorme bem, treina com regularidade, come comida decente, sai de casa e mantém laços sociais reais está fazendo algumas das coisas mais respaldadas por evidências disponíveis para a saúde de longo prazo. Notei que um número surpreendente de pessoas aprendeu isso em comunidades que também empurram leite cru, paranoia com óleos de sementes e outras bobagens. O problema não é que a medicina esteja errada. O problema é que a medicina deixou uma lacuna de prevenção, e os maluco

• A maioria das “técnicas avançadas” é só um jeito de fazer pesos leves parecerem pesados?

Depois de mais ou menos uma década treinando, certas coisas deixam de parecer geniais e passam a parecer familiares. Todas as “técnicas avançadas” começam a rimar entre si. Drop sets. Giant sets. Restrição de fluxo sanguíneo. Sequências de drop mecânico. Myo-reps. Rest-pause. Você pode rodar os nomes, mas no fim das contas vira só entretenimento. Você pega um peso que não é particularmente desafiador e empilha restrições ou truques de fadiga em cima dele até que finalmente pareça que algo está a

• Você treina músculos ou movimentos?

A maioria das pessoas não tem um problema de movimento. Tem um problema de elo fraco. Não estou falando de atletas de elite, isso é uma minoria e eles nem estão na internet me lendo, de qualquer forma. Estou falando de pessoas comuns que querem um corpo capaz de aguentar coisas difíceis sem que algo bobo falhe primeiro. Se seus braços, ombros ou pegada cedem antes do serviço estar terminado, não me importa como estão os seus números de agachamento e levantamento terra. O corpo conta a verdade rá