Carregando…

Chamar bíceps e deltoide de "músculo de espelho" faz algum sentido?

Master_Of_Disaster
Pública 11 conversas 18 pensamentos 302 votos positivos 51 votos negativos 0 séries 587 visualizações

Uma das mudanças mais idiotas na cultura moderna de academia é o jeito como as pessoas começaram a falar de “músculos de espelho” como se fossem músculos falsos. Bíceps. Deltoides laterais. Deltoides posteriores. Glúteos treinados diretamente. Trabalho de manguito rotador. Exercícios de isolamento em geral. De algum modo, tudo isso foi enquadrado como enchimento cosmético enquanto o eterno trabalho de exercícios compostos foi rebatizado de “funcional”. E agora tem gente por aí com ombros permane

In groups

Pensamento

Pensamento

meioagachamento

Oxe, é bem esse tipo de coisa que me embola a cabeça sendo nova nisso. Ano passado li que exercício de isolamento era vaidade e pra focar só nos compostos, agora leio isso aqui dizendo o contrário com a mesma certeza. Então elevação lateral e rosca eu faç

Oxe, é bem esse tipo de coisa que me embola a cabeça sendo nova nisso. Ano passado li que exercício de isolamento era vaidade e pra focar só nos compostos, agora leio isso aqui dizendo o contrário com a mesma certeza.

Então elevação lateral e rosca eu faço ou não faço? Pergunta de verdade, não tô sendo irônica. Metade de ser iniciante é não saber qual regra é real e qual só é falada alto.

Conteúdo da discussão

Uma das mudanças mais idiotas na cultura moderna de academia é o jeito como as pessoas começaram a falar de “músculos de espelho” como se fossem músculos falsos. Bíceps. Deltoides laterais. Deltoides posteriores. Glúteos treinados diretamente. Trabalho de manguito rotador. Exercícios de isolamento em geral.

De algum modo, tudo isso foi enquadrado como enchimento cosmético enquanto o eterno trabalho de exercícios compostos foi rebatizado de “funcional”. E agora tem gente por aí com ombros permanentemente irritados, cotovelos doendo, quadris instáveis e lombares seguradas por cafeína e podcasts motivacionais, porque o programa inteiro deles é agachamento, terra, supino, repetir. E toda a turma do funcional vive fazendo reabilitação sem parar e agora, até prehab. A ironia é incrível.

Os músculos que as pessoas zoam como “músculos de praia” são muitas vezes exatamente os músculos que mantêm as articulações estáveis no movimento real.

Bíceps fortes não servem só pra posar. Porque o cotovelo não é só uma dobradiça flutuando no espaço. Muita gente com irritação crônica de tendão na região do cotovelo treina movimentos de puxada o tempo todo mas nunca constrói a capacidade real de tecido do próprio braço. Aí ficam se perguntando por que toda variação de remada acaba virando dor de tendão, por que as barras doem. Bíceps fortes absorvem carga, estabilizam o cotovelo. Ajudam a distribuir força pelo braço em vez de deixar o tecido conjuntivo engolir todo o estresse sozinho. E, quando você carrega coisas, são eles que falham primeiro! Deixa teu bíceps forte, seu idiota, você nunca vai achar uma barra de 180 kg na natureza que precise levantar até a altura do quadril e largar. Agora carregar coisas, por outro lado...

O mesmo vale para deltoides e trabalho de manguito rotador

Alguns de vocês adoram dizer que o supino basta para o desenvolvimento do ombro. Aí você olha os ombros deles e eles se movem feito dobradiças de porta enferrujadas. O ombro é uma articulação instável por natureza, ele se move de 6 formas diferentes. Depende muito da coordenação muscular para se manter centrado e saudável sob força. Deltoides fortes vão manter a articulação segura, supraespinhal e infraespinhal fortes também. Variações controladas de crucifixo importam, treine tudo isso sem ter que perder tempo com pré e reabilitação. Sabe o que acontece quando tudo isso é ignorado enquanto alguém fica carregando supino obsessivamente? O úmero começa a se mover feito carrinho de supermercado sem dono dentro da cavidade. Aí vem a “misteriosa” dor no ombro.

E os glúteos talvez sejam o exemplo mais engraçado de todos.

As pessoas agem como se agachamento e terra construíssem automaticamente uma função completa de quadril. Não constroem. Nem de longe. Os glúteos não são um músculo só com um trabalho só. Glúteo máximo, médio, mínimo. Extensão de quadril, estabilização, controle pélvico, controle rotacional. Correr, sprintar, aterrissar, mudar de direção bruscamente, trocar de direção. Tudo isso depende de um sistema de quadril capaz de estabilizar força de forma dinâmica, não só de sobreviver a uma carga vertical debaixo de uma barra.

Aí você olha como a maioria dos praticantes “funcionais” treina. Movimentos bilaterais no plano sagital repetidas vezes. Quase nenhum trabalho direto de estabilização de quadril. Quase nenhum trabalho de abdução. Nenhum controle rotacional. Nenhuma carga unilateral. Aí eles vão correr, saltar, sprintar ou praticar esportes e de repente os joelhos começam a colapsar pra dentro e os quadris ficam instáveis porque o corpo nunca desenvolveu as estruturas responsáveis por controlar o movimento fora do corredorzinho em que treinaram.

Mas, porque conseguem agachar 180 quilos, ainda acham que são “funcionais”. Quando diabos você acha que vai precisar levantar 180 quilos num agachamento???

Isto é o que os praticantes experientes acabam percebendo: músculos não são cosméticos só porque você consegue vê-los. Geralmente é o contrário. Se um músculo está visivelmente subdesenvolvido, há uma chance considerável de que alguma articulação em algum lugar já esteja compensando por ele em silêncio.

O corpo não fica impressionado com o seu compromisso ideológico com os exercícios compostos só porque você leu Starting Strength 10 anos atrás e ainda se agarra a algumas daquelas ideias. Ele responde à produção equilibrada de força e a uma mecânica articular estável. E o trabalho de isolamento é muitas vezes como você constrói exatamente a capacidade de tecido que mantém os movimentos maiores seguros e produtivos.

Essa é a parte que a internet estragou. As pessoas começaram a tratar os exercícios de isolamento como fraqueza e os compostos como virtude. Como se "os brutamontes" da academia fossem não-funcionais e fracos (que nada) e os espertinhos que leem material de fitness online não. Então agora existem praticantes que conseguem levantar números enormes no terra mas não conseguem estabilizar o ombro direito acima da cabeça, não conseguem sprintar sem os quadris balançando e não conseguem treinar com consistência sem algum tendão inflamando a cada poucos meses.

Thoughts

• cincomanha

Uai, boa lista, só que ela vai do bíceps ao glúteo e para no músculo. Esse mesmo pessoal que discute isolado contra composto fica vermelho subindo um lance de escada e chama de tava pesado hoje.

Estabilidade de ombro e de quadril é metade da conversa. A outra metade é um sistema aeróbico que ninguém quer treinar porque é chato e não aparece no espelho. Ficar sem fôlego na escada também é um dado, sô, vocês só escolhem ignorar esse aí.

Permalink
  • desde_o_naufragio

Bah, eu já sobrevivi a umas quatro versões exatas desse debate, tchê. Nos anos 2000 era revista vendendo pico de bíceps, aí veio o fórum dizendo que só agachamento e terra prestavam, depois o influencer reembrulhou tudo de funcional e cobrou mais caro pela mesma coisa.

A parte que envelhece bem é mais ou menos a que o post defende: o acessório que ninguém posta foto fazendo é o que me deixou ainda levantando aos 55 sem o ombro me abandonar. Meia dúzia de série de manguito rotador você faz até cansado. O treino que dura é o que você ainda consegue fazer quando a vida fica barulhenta.

Permalink
  • treino_do_real

O alvo aqui é o cara que leu Starting Strength há dez anos e ainda acha que agachamento e terra constroem função de quadril sozinhos. Eu corrijo isso o dia todo: abdução, controle rotacional, carga unilateral, nada disso aparece no plano sagital. Onde o texto exagera é em pintar todo praticante de básico como lesionado. Princípio viaja, regra machuca, e "isolamento é fraqueza" é uma regra que machuca.

Permalink
  • frangocomtudo

Finalmente alguém disse. Eu treino pro espelho e nunca escondi, e os caras "funcionais" que zoam minha elevação lateral são os mesmos com o ombro estalando feito dobradiça enferrujada. Deltoide lateral forte não serve só pra encher a regata, ele segura a articulação no lugar. Mas o deboche do texto inteiro também não ajuda ninguém a treinar melhor.

Permalink
  • dorNaoEdano

A tese de que músculo visivelmente subdesenvolvido costuma significar uma articulação compensando em silêncio é boa e eu uso ela na clínica, mas com cuidado. Bíceps fraco raramente é a causa da dor de cotovelo, costuma ser tolerância de tecido e gestão de carga no movimento de puxada. O texto acerta no "treine os estabilizadores", só erra ao transformar isso numa relação de causa direta que não se sustenta caso a caso.

Permalink
  • meioagachamento

Oxe, é bem esse tipo de coisa que me embola a cabeça sendo nova nisso. Ano passado li que exercício de isolamento era vaidade e pra focar só nos compostos, agora leio isso aqui dizendo o contrário com a mesma certeza.

Então elevação lateral e rosca eu faço ou não faço? Pergunta de verdade, não tô sendo irônica. Metade de ser iniciante é não saber qual regra é real e qual só é falada alto.

Permalink
  • barra_da_praca

Como quem vive de mover o próprio peso, eu assino a parte do ombro. Quem só empurra supino e acha que tá com deltoide pronto não segura uma parada de mão nem por dez segundos, o úmero balança igual carrinho de mercado sem dono mesmo. Mas "músculo de espelho não existe" é exagero, existe sim trabalho que é só estético, e tá tudo bem, o problema é fingir que não é.

Permalink

Related discussions

• Será que o agachamento búlgaro é MUITO superior ao agachamento livre?

Se você não é powerlifter, pare de treinar pernas como se fosse. Aliás, pare de treinar tudo como se fosse. Esse é o argumento. Levei anos pra perceber que eu não precisava ficar levantando cada vez mais no agachamento, já que minhas pernas não mudavam mesmo. Os quilos subiam, os músculos ficavam praticamente iguais. E o resto do corpo pagava a conta, menos volume em braços, core, peito... Por causa do foco em manter números altos de agachamento. O problema é que seriedade, exaustão e...

• A gente nunca vai ter na academia a força de pegada de um operário?

Cheguei a um levantamento terra de 200 quilos um tempo antes de decidir largar terra e agachamento. Quatro anilhas e mais uma de 11, sem straps. Gosto de lembrar que a academia inteira estava olhando. Levantei com aquela barra como se estivesse arrancando a Excalibur da própria terra. Consegui. Aí hoje vi o cara da manutenção do escritório carregando duas cadeiras de escritório quebradas numa mão, uma escada na outra, café equilibrado em cima. Tentei fazer o mesmo, meus dedos doíam. Nunca tinha

• "Nenhum dia de folga" não soa impressionante só na primeira vista?

“Nenhum dia de folga” é uma daquelas frases que soam durona até você pensar nela por mais de cinco segundos. Porque o que a frase está realmente dizendo? Se você treina pesado de verdade, muito pesado, com intensidade suficiente pra forçar adaptação, seu corpo vai exigir recuperação. Não emocionalmente. Biologicamente. Dano tecidual, fadiga do sistema nervoso, depleção de glicogênio, resposta inflamatória. O ponto central de treinar pesado é que o corpo não consegue se manter por completo sem re

• Você não acha que deveria se comportar de um jeito diferente na academia do que no escritório?

Quanto mais velho eu fico, mais penso que a maioria das pessoas de escritório não precisa de um programa de treino mais avançado. Elas precisam parar de se comportar como gente de escritório por uma hora. Eu sou um cara de escritório, mas sinto que sou mais esperto nisso. Bora ativar o modo cérebro grande Olha, você fica sentado o dia todo no trabalho. Aí vai pra academia e na hora senta nas máquinas entre as séries rolando o celular, senta no supino máquina, senta no desenvolvimento, senta na r

• E se treinar menos for ao mesmo tempo bem mais difícil E mais fácil?

Vamos ser honestos sobre o que a maioria das pessoas está realmente fazendo na academia. Não é overtraining em nenhum sentido relevante, mesmo que as pessoas adorem dizer isso quando se sentem um pouco esgotadas. Overtraining de verdade exige esforço de verdade. Trabalho pesado, alta intenção, exposição repetida a algo próximo do seu limite. A maioria dos praticantes está bem longe disso. O que eles estão fazendo, na verdade, é só desperdício: treinar forte o bastante pra sentir, dorido o bastan

• Seus bíceps não crescem porque você está obcecado com a técnica em vez de aumentar a carga?

As pessoas ficaram obcecadas demais com a “técnica perfeita” na rosca. Se o peso é tão leve que seu tronco nem precisa estabilizar, provavelmente não está pesado o bastante pra forçar crescimento. Olha, não passe todo o seu tempo fazendo rosca direta tentando não mexer os ombros. AUMENTE A CARGA. Veja o Arnold: rosca direta pesada em pé, em que você rouba um pouco na fase concêntrica e depois segura a excêntrica sob controle, é brutalmente eficaz. 5 repetições difíceis com um peso que realmente

• Você consegue admitir pra que está realmente treinando?

Quando comecei a treinar pra valer, o objetivo era ficar parecido com o Christian Bale em Batman Begins. Era simples, eu queria ficar bonito e queria transar. Isso foi há 20 anos, quando eu tinha 14. Eu não complicava, eu não queria desempenho atlético, saúde cardiovascular, longevidade, mobilidade nem nenhum dos jargões fitness de 2026. Eu só queria ficar bonito. Sinto que a maioria, se não praticamente todos nós, quer a mesma coisa, mas agora a gente passa por rituais complicados pra mascarar

• Você treina músculos ou movimentos?

A maioria das pessoas não tem um problema de movimento. Tem um problema de elo fraco. Não estou falando de atletas de elite, isso é uma minoria e eles nem estão na internet me lendo, de qualquer forma. Estou falando de pessoas comuns que querem um corpo capaz de aguentar coisas difíceis sem que algo bobo falhe primeiro. Se seus braços, ombros ou pegada cedem antes do serviço estar terminado, não me importa como estão os seus números de agachamento e levantamento terra. O corpo conta a verdade rá