A Cássia conta a infância dela com detalhe, o chão de terra batida, o cheiro de fumo na cabana. Já a queda do imperador ela conta de longe, como quem leu num papel depois. Fiquei com a impressão de que ela não estava lá quando aconteceu, e pra mim isso pesa mais do que se estivesse.
Morte em meio a esperança
As poeiras do tempo cobriram os caminhos antigos, mas não apagaram as manchas de carmim na terra. Naquele mundo, o poder descobriu a arma mais perigosa de todas: a ilusão das verdades absolutas.…
In groups
Pensamento
A Cássia conta a infância dela com detalhe, o chão de terra batida, o cheiro de fumo na cabana. Já a queda do imperador ela conta de longe, como quem leu num papel depois. Fiquei com a impressão de que ela não estava lá quando aconteceu, e pra mim isso pe
Conteúdo da publicação
As poeiras do tempo cobriram os caminhos antigos, mas não apagaram as manchas de carmim na terra. Naquele mundo, o poder descobriu a arma mais perigosa de todas: a ilusão das verdades absolutas. Declarou-se, com a autoridade fria dos decretos imperdoáveis, que o povo cigano era uma praga, uma entidade mal-assombrada cuja própria existência atraía a desgraça e a morte.
A calúnia, repetida nos grandes salões e sussurrada nos mercados, virou dogma. O medo, fermentado pelo excesso de boatos, transformou vizinhos em algozes. A fé de um povo que lia o vento, a cultura que celebrava a liberdade sobre rodas e a vida sob as estrelas foram convertidas em pretexto para a violência. Para os mestres daquele mundo corrompido, a simplicidade de quem apenas desejava viver segundo suas tradições era uma afronta intolerável ao controle absoluto.
A caça não começou ontem. Há gerações, o simples ato de nascer cigano tornou-se uma sentença de morte executada em praça pública ou nas sombras dos becos. A regra era clara, fria e sem exceções: se nascesse sob aquela linhagem, deveria morrer.
Com o passar das décadas, o pavor moldou a sobrevivência. A música que antes ecoava livre pelas estradas foi reduzida a sussurros noturnos; as saias coloridas foram trocadas por panos cinzentos e ordinários; o idioma ancestral virou um segredo perigoso, guardado sob a língua para que as crianças não o repitissem diante dos guardas. Para não morrerem, eles foram morrendo aos poucos por dentro, deixando pedaços da própria cultura para trás a cada nova cidade atravessada.
Aos olhos do mundo corrompido, a estratégia parecia funcionar: a cultura cigana estava desaparecendo. Mas a sobrevivência exige disfarces pesados. Nos refúgios mais isolados, debaixo do chão de cabanas esquecidas ou no fundo de baús trancados a sete chaves, as relíquias do passado continuavam vivas. Escondidos sob a pele de cidadãos comuns, os sobreviventes carregavam o peso de uma pergunta urgente: até quando é possível esconder quem você é antes que o próprio sangue esqueça de onde veio?
A Herdeira da Dança
— O meu nome é Cássia. Na nossa língua, significa respeito — a única coisa que o nosso povo sempre precisou, mas que este mundo corrompido insiste em nos negar.
Viver escondida no meio da multidão é um jogo perigoso de disfarces. Para os outros, preciso parecer apenas mais uma sombra anônima nas ruas cinzentas. Mas a minha própria carne torna essa mentira difícil de sustentar. A nossa fé guia-se pela Deusa da Dança, e o destino decidiu me esculpir à imagem do seu mito: a pele bronzeada pelo sol do caminho e os cabelos brancos, volumosos e cacheados, que parecem emoldurar a própria luz.
A única diferença entre a deusa e eu são os olhos. Os dela eram de um roxo profundo, com pupilas tão marcadas que pareciam hipnotizar quem olhasse diretamente. Os meus eram comuns, mas o contraste do meu cabelo ainda era uma assinatura mortal sob o olhar dos caçadores. Cada vez que saio à rua, ando com a cabeça baixa, escondendo o rosto sob capuzes pesados. Se descobrirem quem sou, não verão uma jovem devota; verão um alvo.
Existe, porém, um lugar onde o terror do imperador não nos alcança: o Bosque da Noite. Nem mesmo a guarda imperial tem coragem de pisar sob aquela copa de árvores antigas. Para o resto do mundo, o bosque é um inferno verde habitado por feras monstruosas. A ignorância dos de fora criou o boato de que fomos nós que trouxemos esses monstros através de rituais sombrios. Mas a verdade é muito mais antiga: aquelas criaturas já habitavam a terra antes dos reis erguerem seus castelos.
Elas não são monstros; são as guardiãs originais. E, por alguma razão ancestral, reconhecem o nosso povo. Onde os soldados veem dentes e garras, nós encontramos refúgio. É ali que posso tirar o capuz, soltar meus cabelos brancos ao vento e olhar para o céu em paz.
A Sombra no Palácio
O próprio sangue do império carrega uma contradição. O príncipe herdeiro não compartilha da tirania do pai. Ele abomina o absolutismo e a caça impiedosa ao nosso povo. Seu nome é Cris — que, na nossa língua, ironicamente significa esperança.
Cris cresceu cercado pelo luxo, mas seus olhos nunca se fecharam diante da injustiça. Ele joga o jogo do inimigo: veste a máscara do herdeiro perfeito enquanto conspira nas sombras. Nos bastidores do palácio, manipula rotas de patrulhas para criar pontos cegos nas fronteiras, desvia suprimentos confiscados e faz decretos de execução desaparecerem antes de chegarem às mãos dos guardas. Quando o absolutismo do pai exige sangue, Cris entrega fumaça e pistas falsas.
Aquela coragem não era nova. Eu me lembrava da noite em que, ainda crianças, o chão frio de terra batida e o cheiro denso de fumo pareciam congelar o tempo numa cabana esquecida. Eu revirava o chão com os dedos trêmulos, em pavor por ter perdido o meu amuleto cigano.
Uma pequena sombra se projetou contra a parede. Um menino de apenas sete anos deu um passo à frente no escuro e estendeu a mão, revelando o talismã reluzente:
— Tome cuidado. Você quase foi descoberta, pequena cigana — ele sussurrou, encarando-me com uma gravidade incomum.
O Ponto de Virada
Ali, o destino de nós dois se cruzou. Guardei aquele gesto como um farol.
Quando se quer algo desesperadamente, o tempo torna-se um aliado precioso. Cris usou os anos com sabedoria. Lentamente, suas manobras invisíveis começaram a estrangular as economias de guerra do imperador. Vendo seu controle absoluto escorrer entre os dedos, o velho tirano tornou-se paranoico e agressivo. A violência desmedida sufocou até a nobreza, que passou a temer pela própria vida.
Aos poucos, a autoridade do palácio começou a ruir por dentro. Cris ganhou a confiança secreta dos nobres moderados e a devoção silenciosa do povo simples, que já não suportava as guerras por poder e impostos abusivos.
O estopim veio na noite em que Cris completou dezoito anos — a idade legal para reivindicar a regência em caso de tirania comprovada contra o próprio reino. Apoiado por uma guarda real cansada do derramamento de sangue e pelos nobres que antes temiam o trono, Cris apresentou os arquivos ocultos: provou que o imperador levava o reino à ruína por um ódio cego e irracional.
Não houve batalha nos portões, mas sim a queda inevitável de um trono feito de cartas marcadas. O imperador foi deposto e sentenciado pelo tribunal do reino.
Naquela mesma semana, o novo rei assinou o primeiro decreto de seu governo: a revogação de todas as leis de sangue. O povo cigano pôde, finalmente, retirar as cinzas das roupas, acender as fogueiras sem medo e deixar que a música ecoasse pelas estradas. Pela primeira vez em gerações, andamos de cabeça erguida sob o sol, sabendo que a esperança não era apenas um nome sussurrado na escuridão — era o novo nome do nosso mundo.
Thoughts
-
PermalinkA Cássia conta a infância dela com detalhe, o chão de terra batida, o cheiro de fumo na cabana. Já a queda do imperador ela conta de longe, como quem leu num papel depois. Fiquei com a impressão de que ela não estava lá quando aconteceu, e pra mim isso pesa mais do que se estivesse.
-
PermalinkO príncipe se chamar Cris, que na língua deles quer dizer esperança, enquanto o pai assina decreto de morte por nascimento. Isso fica pesando até o fim. E o trono não cai em batalha, cai de tanto papel desviado ao longo de anos. Eu gostei muito desse jeito miúdo de derrubar um império!
-
PermalinkEu já sabia onde ia dar quando o menino de sete anos devolveu o amuleto e ainda mandou ela se cuidar. Aposto que você segurou o reencontro dos dois de propósito, pra só entregar lá no fim.
Related posts
-
E a sua salvação?
"Por muito tempo rezei, pedi e orei. Para que Deus protegesse quem gosto, amo e quero ver bem. Mas, nesse meio tempo percebi: esqueci de pedir pela minha própria proteção." Data de Nascimento:…
-
O Tempo de Formação do Professor aqui no Brasil
O Tempo de Formação do Professor aqui no Brasil
-
A beleza está em toda parte, mas nem tudo é belo, muito menos notável
A beleza está em toda parte, mas nem tudo é belo, muito menos notável .
-
Esses dias eu sonhei com você,e parecia tão realque, por alguns minutos,eu esqueci que tinha acabado
Esses dias eu sonhei com você, e parecia tão real que, por alguns minutos, eu esqueci que tinha acabado.
-
Bebida alcoólica na garrafa de água
Bebida alcoólica na garrafa de água: o novo risco nas escolas
-
ANDRÔMEDA E VIA LÁCTEA - Cosmologia da Energia Parte 7.
Andrômeda. https://wallpapercave.com
-
Pensamentos depois do todynho
Pq as vezes é melhor viver dentro de um livro do que a vida real? Ser adulto é tão chato, não tem magia, elfos ou um reino rpa governar
-
O ciclo da vida
A escuridão é um começo desconhecido, sem rumo — a Lua Nova, que está acompanhada de uma escuridão perturbadora, sem brilho de luz em nossa direção.