Eu já sabia onde ia dar quando o menino de sete anos devolveu o amuleto e ainda mandou ela se cuidar. Aposto que você segurou o reencontro dos dois de propósito, pra só entregar lá no fim.
Morte em meio a esperança
As poeiras do tempo cobriram os caminhos antigos, mas não apagaram as manchas de carmim na terra. Naquele mundo, o poder descobriu a arma mais perigosa de todas: a ilusão das verdades absolutas.…
In groups
Pensamento
Eu já sabia onde ia dar quando o menino de sete anos devolveu o amuleto e ainda mandou ela se cuidar. Aposto que você segurou o reencontro dos dois de propósito, pra só entregar lá no fim.
Conteúdo da publicação
As poeiras do tempo cobriram os caminhos antigos, mas não apagaram as manchas de carmim na terra. Naquele mundo, o poder descobriu a arma mais perigosa de todas: a ilusão das verdades absolutas. Declarou-se, com a autoridade fria dos decretos imperdoáveis, que o povo cigano era uma praga, uma entidade mal-assombrada cuja própria existência atraía a desgraça e a morte.
A calúnia, repetida nos grandes salões e sussurrada nos mercados, virou dogma. O medo, fermentado pelo excesso de boatos, transformou vizinhos em algozes. A fé de um povo que lia o vento, a cultura que celebrava a liberdade sobre rodas e a vida sob as estrelas foram convertidas em pretexto para a violência. Para os mestres daquele mundo corrompido, a simplicidade de quem apenas desejava viver segundo suas tradições era uma afronta intolerável ao controle absoluto.
A caça não começou ontem. Há gerações, o simples ato de nascer cigano tornou-se uma sentença de morte executada em praça pública ou nas sombras dos becos. A regra era clara, fria e sem exceções: se nascesse sob aquela linhagem, deveria morrer.
Com o passar das décadas, o pavor moldou a sobrevivência. A música que antes ecoava livre pelas estradas foi reduzida a sussurros noturnos; as saias coloridas foram trocadas por panos cinzentos e ordinários; o idioma ancestral virou um segredo perigoso, guardado sob a língua para que as crianças não o repitissem diante dos guardas. Para não morrerem, eles foram morrendo aos poucos por dentro, deixando pedaços da própria cultura para trás a cada nova cidade atravessada.
Aos olhos do mundo corrompido, a estratégia parecia funcionar: a cultura cigana estava desaparecendo. Mas a sobrevivência exige disfarces pesados. Nos refúgios mais isolados, debaixo do chão de cabanas esquecidas ou no fundo de baús trancados a sete chaves, as relíquias do passado continuavam vivas. Escondidos sob a pele de cidadãos comuns, os sobreviventes carregavam o peso de uma pergunta urgente: até quando é possível esconder quem você é antes que o próprio sangue esqueça de onde veio?
A Herdeira da Dança
— O meu nome é Cássia. Na nossa língua, significa respeito — a única coisa que o nosso povo sempre precisou, mas que este mundo corrompido insiste em nos negar.
Viver escondida no meio da multidão é um jogo perigoso de disfarces. Para os outros, preciso parecer apenas mais uma sombra anônima nas ruas cinzentas. Mas a minha própria carne torna essa mentira difícil de sustentar. A nossa fé guia-se pela Deusa da Dança, e o destino decidiu me esculpir à imagem do seu mito: a pele bronzeada pelo sol do caminho e os cabelos brancos, volumosos e cacheados, que parecem emoldurar a própria luz.
A única diferença entre a deusa e eu são os olhos. Os dela eram de um roxo profundo, com pupilas tão marcadas que pareciam hipnotizar quem olhasse diretamente. Os meus eram comuns, mas o contraste do meu cabelo ainda era uma assinatura mortal sob o olhar dos caçadores. Cada vez que saio à rua, ando com a cabeça baixa, escondendo o rosto sob capuzes pesados. Se descobrirem quem sou, não verão uma jovem devota; verão um alvo.
Existe, porém, um lugar onde o terror do imperador não nos alcança: o Bosque da Noite. Nem mesmo a guarda imperial tem coragem de pisar sob aquela copa de árvores antigas. Para o resto do mundo, o bosque é um inferno verde habitado por feras monstruosas. A ignorância dos de fora criou o boato de que fomos nós que trouxemos esses monstros através de rituais sombrios. Mas a verdade é muito mais antiga: aquelas criaturas já habitavam a terra antes dos reis erguerem seus castelos.
Elas não são monstros; são as guardiãs originais. E, por alguma razão ancestral, reconhecem o nosso povo. Onde os soldados veem dentes e garras, nós encontramos refúgio. É ali que posso tirar o capuz, soltar meus cabelos brancos ao vento e olhar para o céu em paz.
A Sombra no Palácio
O próprio sangue do império carrega uma contradição. O príncipe herdeiro não compartilha da tirania do pai. Ele abomina o absolutismo e a caça impiedosa ao nosso povo. Seu nome é Cris — que, na nossa língua, ironicamente significa esperança.
Cris cresceu cercado pelo luxo, mas seus olhos nunca se fecharam diante da injustiça. Ele joga o jogo do inimigo: veste a máscara do herdeiro perfeito enquanto conspira nas sombras. Nos bastidores do palácio, manipula rotas de patrulhas para criar pontos cegos nas fronteiras, desvia suprimentos confiscados e faz decretos de execução desaparecerem antes de chegarem às mãos dos guardas. Quando o absolutismo do pai exige sangue, Cris entrega fumaça e pistas falsas.
Aquela coragem não era nova. Eu me lembrava da noite em que, ainda crianças, o chão frio de terra batida e o cheiro denso de fumo pareciam congelar o tempo numa cabana esquecida. Eu revirava o chão com os dedos trêmulos, em pavor por ter perdido o meu amuleto cigano.
Uma pequena sombra se projetou contra a parede. Um menino de apenas sete anos deu um passo à frente no escuro e estendeu a mão, revelando o talismã reluzente:
— Tome cuidado. Você quase foi descoberta, pequena cigana — ele sussurrou, encarando-me com uma gravidade incomum.
O Ponto de Virada
Ali, o destino de nós dois se cruzou. Guardei aquele gesto como um farol.
Quando se quer algo desesperadamente, o tempo torna-se um aliado precioso. Cris usou os anos com sabedoria. Lentamente, suas manobras invisíveis começaram a estrangular as economias de guerra do imperador. Vendo seu controle absoluto escorrer entre os dedos, o velho tirano tornou-se paranoico e agressivo. A violência desmedida sufocou até a nobreza, que passou a temer pela própria vida.
Aos poucos, a autoridade do palácio começou a ruir por dentro. Cris ganhou a confiança secreta dos nobres moderados e a devoção silenciosa do povo simples, que já não suportava as guerras por poder e impostos abusivos.
O estopim veio na noite em que Cris completou dezoito anos — a idade legal para reivindicar a regência em caso de tirania comprovada contra o próprio reino. Apoiado por uma guarda real cansada do derramamento de sangue e pelos nobres que antes temiam o trono, Cris apresentou os arquivos ocultos: provou que o imperador levava o reino à ruína por um ódio cego e irracional.
Não houve batalha nos portões, mas sim a queda inevitável de um trono feito de cartas marcadas. O imperador foi deposto e sentenciado pelo tribunal do reino.
Naquela mesma semana, o novo rei assinou o primeiro decreto de seu governo: a revogação de todas as leis de sangue. O povo cigano pôde, finalmente, retirar as cinzas das roupas, acender as fogueiras sem medo e deixar que a música ecoasse pelas estradas. Pela primeira vez em gerações, andamos de cabeça erguida sob o sol, sabendo que a esperança não era apenas um nome sussurrado na escuridão — era o novo nome do nosso mundo.
Thoughts
-
PermalinkA Cássia conta a infância dela com detalhe, o chão de terra batida, o cheiro de fumo na cabana. Já a queda do imperador ela conta de longe, como quem leu num papel depois. Fiquei com a impressão de que ela não estava lá quando aconteceu, e pra mim isso pesa mais do que se estivesse.
-
PermalinkO príncipe se chamar Cris, que na língua deles quer dizer esperança, enquanto o pai assina decreto de morte por nascimento. Isso fica pesando até o fim. E o trono não cai em batalha, cai de tanto papel desviado ao longo de anos. Eu gostei muito desse jeito miúdo de derrubar um império!
-
PermalinkEu já sabia onde ia dar quando o menino de sete anos devolveu o amuleto e ainda mandou ela se cuidar. Aposto que você segurou o reencontro dos dois de propósito, pra só entregar lá no fim.
Related posts
-
E a sua salvação?
"Por muito tempo rezei, pedi e orei. Para que Deus protegesse quem gosto, amo e quero ver bem. Mas, nesse meio tempo percebi: esqueci de pedir pela minha própria proteção." Data de Nascimento:…
-
O Tempo de Formação do Professor aqui no Brasil
O Tempo de Formação do Professor aqui no Brasil
-
A beleza está em toda parte, mas nem tudo é belo, muito menos notável
A beleza está em toda parte, mas nem tudo é belo, muito menos notável .
-
Esses dias eu sonhei com você,e parecia tão realque, por alguns minutos,eu esqueci que tinha acabado
Esses dias eu sonhei com você, e parecia tão real que, por alguns minutos, eu esqueci que tinha acabado.
-
Bebida alcoólica na garrafa de água
Bebida alcoólica na garrafa de água: o novo risco nas escolas
-
ANDRÔMEDA E VIA LÁCTEA - Cosmologia da Energia Parte 7.
Andrômeda. https://wallpapercave.com
-
Pensamentos depois do todynho
Pq as vezes é melhor viver dentro de um livro do que a vida real? Ser adulto é tão chato, não tem magia, elfos ou um reino rpa governar
-
O ciclo da vida
A escuridão é um começo desconhecido, sem rumo — a Lua Nova, que está acompanhada de uma escuridão perturbadora, sem brilho de luz em nossa direção.