Banho antes do almoço, colo depois, Vídeo Show na TV. Rotina de vó é igual em qualquer canto do Brasil, a minha era assim também.
Minha melhor amiga
No meu texto anterior, sobre os danos familiares causados pela minha adicção, falei sobre todos, exceto sobre a minha avó. Antes de relatar essa parte da minha história, quero falar um pouco sobre…
In groups
Pensamento
Banho antes do almoço, colo depois, Vídeo Show na TV. Rotina de vó é igual em qualquer canto do Brasil, a minha era assim também.
Conteúdo da publicação
No meu texto anterior, sobre os danos familiares causados pela minha adicção, falei sobre todos, exceto sobre a minha avó. Antes de relatar essa parte da minha história, quero falar um pouco sobre ela.
Minha avó é uma mulher de baixa estatura, de sangue indígena, muito bela e inteligente. Teve quatro filhos, que criou em meio às adversidades provocadas pelo alcoolismo do meu avô. Depois de quase morrer, meu avô abandonou o álcool e passou a se dedicar à família como nunca havia feito antes. Sua mudança foi tão grande que os filhos e os vizinhos passaram a enxergá-lo como um herói. Minha avó, que deveria ter sido reconhecida por tudo o que enfrentou e sustentou durante aqueles anos, acabou sendo vista apenas como mãe. A partir daí, tornou-se mais fria e autoritária.
Foi ela quem me criou. Minha genitora foi viver sua nova família, enquanto minha avó assumiu para mim o lugar de mãe. Foi ela quem me ensinou a ler e a contar, quem costurava meus vestidos e penteava meus cabelos com paciência, porque meus cabelos são crespos.
Lembro-me bem: antes do almoço, aquele banho; depois do almoço, eu me deitava em seu colo para assistir ao Vídeo Show. Minhas lembranças mais antigas e meus sentimentos de filha, enquanto criança, pertencem a ela.
Minha avó não gosta de dar conselhos, mas, quando soube do meu uso de cocaína, aconselhou-me. Foi o clássico: “O destino disso é cadeia e cemitério”.
Quando chegou o pior momento para nossa família, ela me perguntou: “Rosa, por que você se maltrata? Eu não consigo ver essas cicatrizes no bracinho que segurei tantas vezes”. Aquilo me doeu profundamente.
Ela também teve uma atitude que me ajudou a dar o primeiro passo em direção a todos os tratamentos que vieram depois. Um dia, mostrou-me uma fotografia. Nela, eu aparecia depois do banho, penteada e cuidada. Eu me lembrei daquele momento: tinha sido ela quem havia cuidado de mim.
Nunca vi minha avó tomar partido por mim em relação à cocaína. Mas houve um dia em que cheguei à casa dela, a mesma casa onde ela me criou, carregando malas, suja, descabelada e chorando, depois que um amigo de festa havia me expulsado de onde eu estava. Ela me acolheu. Chorou comigo por horas e me disse: “Aqui você vai se curar”.
Desde então, ela sempre luta para que as pessoas voltem a confiar em mim. Tenta reconstruir os laços que perdi e, de alguma forma, acredita na mulher que ainda posso ser.
Minha avó é minha âncora. É a pessoa que mais ora pela minha vida. Por incrível que pareça, nós nos desentendemos quase todos os dias. Mas, no fim, uma de nós cede, pede perdão, e nos abraçamos.
Hoje moro em uma casa atrás do quarto dela. Às vezes, quando passo pelo corredor, vejo-a dormindo pela janela. E digo baixinho, quase como uma criança:
“Mas é pequenininha a minha mãe.”
Te amo, Maria Delzuíta.
Thoughts
-
PermalinkBanho antes do almoço, colo depois, Vídeo Show na TV. Rotina de vó é igual em qualquer canto do Brasil, a minha era assim também.
-
PermalinkA fotografia de você penteada depois do banho me fez pensar em como uma imagem velha consegue dizer o que nenhum conselho disse. Aposto que ela guardou aquela foto por anos sem saber pra que servia, até o dia em que serviu. Obrigado por trazer a Maria Delzuíta pra cá, ela merecia um texto inteiro só dela!
-
PermalinkQuem mais some do texto é o avô, que vira herói e depois não aparece mais. Aposto que ela nunca cobrou isso dele em voz alta, e a frieza foi o jeito que ela achou de cobrar.
Related posts
-
Primavera
22 de Setembro de 2026: Terça feira! É primavera e eu não amo essa estação. Acho até que a primavera e o verão são dois intrusos que invadem a paz e o aconchego do outono-inverno. Ela nos oferta…
-
C 01 : Se eu abrir a porta.
Se eu abrir a porta... Os dias lá fora começam e terminam impiedosamente. O que importa?
-
Pose
Baixe seu tom de voz para não atrapalhar as pessoas
-
Uma pessoa
Bom dia,
-
Além do legado
Não sou grande coisa. Não sou nada abaixo.
-
Distantes
Estamos tão distantes, que não sei mais como é ficar perto de você, sinto tanto sua falta um minuto na sua presença seria como um dia inteiro de sol.
-
Quem já nasce com a neurose embutida sabe que a missão é mudar de vida. Tz
Há pessoas que parecem nascer com uma neurose embutida: sentem demais, pensam demais, carregam conflitos que nem sempre sabem explicar. Mas nascer com uma estrutura emocional difícil não significa…
-
a razão da perda de proposito
Ao longo da vida, sempre vamos ouvir que temos um propósito. Mas e para as pessoas que perderam o seu? Aqueles que encontraram e os perderam. Quando a luz do sol queima ao invés de iluminar. Quando…