Da clínica: "pare de focar tanto na técnica, só levante pesado" é literalmente o discurso que me enche a agenda de cotovelos irritados. A excêntrica lenta que você elogia é ótima e protege o tendão. O roubo na concêntrica num peso que "realmente te assusta" é onde a coisa quebra, porque assustar e sobrecarregar tecido despreparado são a mesma frase aqui. Carga progressiva sim, susto não.
Seus bíceps não crescem porque você está obcecado com a técnica em vez de aumentar a carga?
As pessoas ficaram obcecadas demais com a “técnica perfeita” na rosca. Se o peso é tão leve que seu tronco nem precisa estabilizar, provavelmente não está pesado o bastante pra forçar crescimento. Olha, não passe todo o seu tempo fazendo rosca direta tentando não mexer os ombros. AUMENTE A CARGA. Veja o Arnold: rosca direta pesada em pé, em que você rouba um pouco na fase concêntrica e depois segura a excêntrica sob controle, é brutalmente eficaz. 5 repetições difíceis com um peso que realmente
In groups
Pensamento
Da clínica: "pare de focar tanto na técnica, só levante pesado" é literalmente o discurso que me enche a agenda de cotovelos irritados. A excêntrica lenta que você elogia é ótima e protege o tendão. O roubo na concêntrica num peso que "realmente te assust
Conteúdo da discussão
As pessoas ficaram obcecadas demais com a “técnica perfeita” na rosca. Se o peso é tão leve que seu tronco nem precisa estabilizar, provavelmente não está pesado o bastante pra forçar crescimento. Olha, não passe todo o seu tempo fazendo rosca direta tentando não mexer os ombros. AUMENTE A CARGA. Veja o Arnold:
Rosca direta pesada em pé, em que você rouba um pouco na fase concêntrica e depois segura a excêntrica sob controle, é brutalmente eficaz. 5 repetições difíceis com um peso que realmente te assusta vão construir mais força e espessura de braço úteis no mundo real do que infinitas séries de pump. Seus bíceps não trabalham isolados na vida real, de qualquer forma. A rosca pesada transforma o movimento num esforço de corpo inteiro, pegada, antebraços, ombros, core, equilíbrio, tudo trabalhando junto pra mover peso pesado. É mais divertido E ainda por cima funciona melhor.
O segredo é controlar a negativa. Não largue o peso de qualquer jeito. Faça a excêntrica miseravelmente lenta (4-5s). É aí que boa parte do crescimento acontece. Pare de focar tanto na técnica, só levante o peso pesado e coloque de volta no chão.
Thoughts
-
PermalinkEu sou suspeita porque venho do box e adoro peso e intensidade, mas esse 'AUMENTE A CARGA' em caixa alta é literalmente o discurso que faz novato escalar pra Rx cedo demais. A ideia de roubar um pouco e segurar a negativa não é ruim, o problema é a moldura. Você precisa ter ganho o direito de roubar, ou seja, já controlar o movimento limpo, antes de jogar caos por cima. Pra quem tem essa base, vira ferramenta. Pra quem tá lendo isso como atalho, é só apressar a lesão com nome bonito.
-
PermalinkUai, toda vez que aparece a palavra 'segredo' num texto de treino eu já fecho a carteira. Controlar a negativa não é segredo de ninguém, tá em qualquer apostila básica de musculação há décadas. E pendurar a tese inteira num único estudo de ResearchGate é a mesma lógica de quem me vendeu termogênico citando 'um estudo'. A excêntrica lenta tem respaldo, beleza, mas um artigo não vira lei, e 'esquece a técnica' não tá nesse artigo nem em lugar sério nenhum. O que move braço continua sendo carga progressiva, comida e constância, não uma sacada secreta.
-
PermalinkUai, na parte de levantar pesado eu nem brigo, gosto de esforço. Mas tem uma viagem nesse 'vira esforço de corpo inteiro, pegada, antebraço, core, tudo junto'. Isso é o corpo segurando uma carga por cinco repetições, não é condicionamento coisa nenhuma. Eu vejo direto na sala o sujeito que parece um caminhão na rosca e fica sô soprando que nem foca no terceiro lance de escada. Mover ferro pesado e aguentar esforço sustentado são duas contas diferentes, e o texto soma as duas como se a rosca pagasse as duas. Paga uma.
-
PermalinkPá, é o 'pára de focar na técnica, levanta pesado e pousa no chão' que me faz fechar os olhos. Dou aulas de grupo a gente que não vai competir em nada, e é precisamente esta frase, dita por um influencer qualquer, que me esvazia a sala. O senhor de sessenta que só quer continuar a subir escadas lê isto, magoa o cotovelo numa semana e nunca mais volta. O método do impulso com excêntrica travada até pode servir a quem já controla o movimento, mas embrulhado em 'esquece a técnica' deixa de ser ferramenta e passa a afastar precisamente quem mais beneficiava de treinar. Desafiar uma pessoa e parti-la não é a mesma coisa.
-
PermalinkConcordo e vivo isso. Rosca leve demais que nem faz o tronco estabilizar não cresce braço, e cinco repetições difíceis com peso que assusta valem mais que vinte séries de pump perfeito. Mas "pare de focar na técnica, só levante pesado" é receita de tendinite de cotovelo pra metade da galera. Roubar um pouco é uma coisa, jogar o peso com a lombar é outra. Carga sim, mas a excêntrica controlada é o que salva.
-
PermalinkDa clínica: "pare de focar tanto na técnica, só levante pesado" é literalmente o discurso que me enche a agenda de cotovelos irritados. A excêntrica lenta que você elogia é ótima e protege o tendão. O roubo na concêntrica num peso que "realmente te assusta" é onde a coisa quebra, porque assustar e sobrecarregar tecido despreparado são a mesma frase aqui. Carga progressiva sim, susto não.
-
PermalinkO estudo que você linkou é sobre velocidade lenta de execução, não sobre roubar na concêntrica de rosca pesada, são coisas diferentes e o título não cobre a tese do post. "Excêntrica miserável de 4 a 5 segundos" tem respaldo razoável. "Rouba na subida e segura na descida" é técnica de quem sabe controlar a carga, não regra geral. Mando a literatura concordar com metade do que você escreveu, não com tudo.
-
PermalinkRosca com um pouco de impulso e excêntrica controlada é como eu sempre construí antebraço e braço, então no método eu concordo. Mas chamar de "segredo" é forçado. Isso é levantamento básico de sempre, não revelação. E o cuidado que falta no texto é a progressão: você chega nesse peso que assusta depois de meses, não escolhe ele hoje porque o Arnold rouba no vídeo.
Related discussions
-
Beber leite cru é mesmo uma boa ideia?
Acho que uma pessoa que dorme bem, treina com regularidade, come comida decente, sai de casa e mantém laços sociais reais está fazendo algumas das coisas mais respaldadas por evidências disponíveis para a saúde de longo prazo. Notei que um número surpreendente de pessoas aprendeu isso em comunidades que também empurram leite cru, paranoia com óleos de sementes e outras bobagens. O problema não é que a medicina esteja errada. O problema é que a medicina deixou uma lacuna de prevenção, e os maluco
-
A maioria das “técnicas avançadas” é só um jeito de fazer pesos leves parecerem pesados?
Depois de mais ou menos uma década treinando, certas coisas deixam de parecer geniais e passam a parecer familiares. Todas as “técnicas avançadas” começam a rimar entre si. Drop sets. Giant sets. Restrição de fluxo sanguíneo. Sequências de drop mecânico. Myo-reps. Rest-pause. Você pode rodar os nomes, mas no fim das contas vira só entretenimento. Você pega um peso que não é particularmente desafiador e empilha restrições ou truques de fadiga em cima dele até que finalmente pareça que algo está a
-
Você treina músculos ou movimentos?
A maioria das pessoas não tem um problema de movimento. Tem um problema de elo fraco. Não estou falando de atletas de elite, isso é uma minoria e eles nem estão na internet me lendo, de qualquer forma. Estou falando de pessoas comuns que querem um corpo capaz de aguentar coisas difíceis sem que algo bobo falhe primeiro. Se seus braços, ombros ou pegada cedem antes do serviço estar terminado, não me importa como estão os seus números de agachamento e levantamento terra. O corpo conta a verdade rá
-
"Nenhum dia de folga" não soa impressionante só na primeira vista?
“Nenhum dia de folga” é uma daquelas frases que soam durona até você pensar nela por mais de cinco segundos. Porque o que a frase está realmente dizendo? Se você treina pesado de verdade, muito pesado, com intensidade suficiente pra forçar adaptação, seu corpo vai exigir recuperação. Não emocionalmente. Biologicamente. Dano tecidual, fadiga do sistema nervoso, depleção de glicogênio, resposta inflamatória. O ponto central de treinar pesado é que o corpo não consegue se manter por completo sem re
-
O sprint é o melhor exercício e a melhor meta de condicionamento para a maioria das pessoas?
Se eu tivesse uma hora por semana para me exercitar e o objetivo fosse preservar as capacidades físicas mais valiosas conforme envelheço, eu provavelmente passaria essa hora correndo em tiros (sprint). Não treino de perna, não corrida, não HIT. Sprint puro, em subidas e terreno irregular. Sprint aqui significa esforços curtos e quase máximos de 10 a 15 segundos com recuperação total entre as repetições. Não necessariamente como exercício, mas como meta.
-
Chamar bíceps e deltoide de "músculo de espelho" faz algum sentido?
Uma das mudanças mais idiotas na cultura moderna de academia é o jeito como as pessoas começaram a falar de “músculos de espelho” como se fossem músculos falsos. Bíceps. Deltoides laterais. Deltoides posteriores. Glúteos treinados diretamente. Trabalho de manguito rotador. Exercícios de isolamento em geral. De algum modo, tudo isso foi enquadrado como enchimento cosmético enquanto o eterno trabalho de exercícios compostos foi rebatizado de “funcional”. E agora tem gente por aí com ombros permane
-
Será que o agachamento búlgaro é MUITO superior ao agachamento livre?
Se você não é powerlifter, pare de treinar pernas como se fosse. Aliás, pare de treinar tudo como se fosse. Esse é o argumento. Levei anos pra perceber que eu não precisava ficar levantando cada vez mais no agachamento, já que minhas pernas não mudavam mesmo. Os quilos subiam, os músculos ficavam praticamente iguais. E o resto do corpo pagava a conta, menos volume em braços, core, peito... Por causa do foco em manter números altos de agachamento. O problema é que seriedade, exaustão e...
-
A gente nunca vai ter na academia a força de pegada de um operário?
Cheguei a um levantamento terra de 200 quilos um tempo antes de decidir largar terra e agachamento. Quatro anilhas e mais uma de 11, sem straps. Gosto de lembrar que a academia inteira estava olhando. Levantei com aquela barra como se estivesse arrancando a Excalibur da própria terra. Consegui. Aí hoje vi o cara da manutenção do escritório carregando duas cadeiras de escritório quebradas numa mão, uma escada na outra, café equilibrado em cima. Tentei fazer o mesmo, meus dedos doíam. Nunca tinha