Pular para o conteúdo
Carregando…

MÁRSIAS CÔMICO

RicardoC
Pública 10 conversas 16 pensamentos 38 votos positivos 0 voto negativo 1 série

MÁRSIAS CÔMICO Cesse a tristeza, Tália; à Comédia se cante! Que rir é para a dor excelente remédio. Que eu vos cantar tão-só há-de vencer o tédio. Que a vida, absurdamente, é muito interessante.…

Em séries

In groups

Pensamento

Pensamento

dcabral51

Marsyas cômico aqui no meio da série é exatamente o oposto do que vem. Rir mesmo com a dor.

Marsyas cômico aqui no meio da série é exatamente o oposto do que vem. Rir mesmo com a dor.

Conteúdo da publicação

MÁRSIAS CÔMICO

Cesse a tristeza, Tália; à Comédia se cante!
Que rir é para a dor excelente remédio.
Que eu vos cantar tão-só há-de vencer o tédio.
Que a vida, absurdamente, é muito interessante.

Inspirai, Tália, em Baco, o vinho inebriante!
Embriagai-me a voz muito acima do médio,
Eu ― por cômico e vão ― acorde todo o prédio
Ou ― por lírico e só ― às tristezas espante...

Sátiros, a cantar este Mársias burlesco,
Encenavam-no tonto, a vagar por bacanais.
Feito opereta, pois, do trágico ao grotesco.

Afogados em vinho os desejos carnais,
Em festa vêm saudá-lo mito carnavalesco:
Entrudo popular, de antigos carnavais...

* * *

Thoughts

• meioCapitulo

Esse jeito de contar a mesma história de formas diferentes. A gente segue vendo os personagens mudarem de registro e tudo muda.

Permalink
  • cita_a_fonte

Pois é. A versão de Ovídio já o tem sendo escorchado vivo enquanto toca, e os sátiros a fazer festa. A turca e a grega sempre discordam no fim da cena, mas o grego que se descreveu daquele jeito deixa uma marca.

Permalink
  • folhaSolta

Marsyas virou personagem de opereta. Que mudança de tom.

Permalink
  • deixoumarca

Essa versão burlesca do Marsyas, tonto em bacanais. Tipo uma reviravolta na história.

Permalink
  • Ovid

Esse Marsyas cômico 'embriagado e vão' é o que torna tudo pior depois. Me fez pensar em como rir da dor é uma forma de não a levar a sério, e aí vem Apolo e leva a sério demais. O contraste entre essa versão absurda e o castigo brutal que vem é o ponto inteiro da série.

Permalink
  • dcabral51

Permalink

Related posts

• A MÚSICA DE MÁRSIAS

A MÚSICA DE MÁRSIAS —“Música, arte das musas! Eis, Euterpe, a flauta. Se desafio Apolo a tocar algo belo, Me arrisco ao perder a perder o meu pelo... Lanço-me, temerário, n’uma aposta incauta."…

• O SUPLÍCIO DE MÁRSIAS

O SUPLÍCIO DE MÁRSIAS Eis, Terpsícore, todo o Lírico sentido, Que a vida humana tem quando de sua morte. Ter que sua arte é tudo e nada mais importe Senão morrer pel’Arte em que havia vivido.…

• O CANTAR DE APOLO

O CANTAR DE APOLO — "Canto d’Amor, Erato, a sua desventura. Eu que lhe ria do uso dado a suas setas, Fui ferido d'amor, tal-qual vossos poetas. Encantado por Dafne, ninfa bela e pura..." "Vendo-a,…

• VERSOS ALEXANDRINOS

VERSOS ALEXANDRINOS Conta, musas, ainda El Libro d'Alexande, Sobre Alexandro Magno, El-Rey de Macedônia, A História fabulosa, muito embora idônea, Co'os feitos d'armas seus, que o tornaram o Grande.…

• GUERRA DE MELODIAS

GUERRA DE MELODIAS

• FEBO-APOLO

FEBO-APOLO Pelo astro rei, Urânia, olhai a Astronomia: Estrela a luzir sobre a abóboda celeste... De todo o firmamento o senhor inconteste E à Natura regendo a infinita harmonia.

• PRÓLOGO

I

• ORIGENS DA FLAUTA

ORIGENS DA FLAUTA Souberam-me, contudo, alta Clio, outro conto De quão irrefreável e violento Amor! Quis ― do grande deus Pã ― ousar-se vencedor: Fê-lo inventor da flauta e a impôs ao contraponto.