Pular para o conteúdo
Carregando…

MÁRSIAS CÔMICO

RicardoC
Pública 10 conversas 16 pensamentos 38 votos positivos 0 voto negativo 1 série

MÁRSIAS CÔMICO Cesse a tristeza, Tália; à Comédia se cante! Que rir é para a dor excelente remédio. Que eu vos cantar tão-só há-de vencer o tédio. Que a vida, absurdamente, é muito interessante.…

Em séries

In groups

Pensamento

Pensamento

deixoumarca

Essa versão burlesca do Marsyas, tonto em bacanais. Tipo uma reviravolta na história.

Essa versão burlesca do Marsyas, tonto em bacanais. Tipo uma reviravolta na história.

Conteúdo da publicação

MÁRSIAS CÔMICO

Cesse a tristeza, Tália; à Comédia se cante!
Que rir é para a dor excelente remédio.
Que eu vos cantar tão-só há-de vencer o tédio.
Que a vida, absurdamente, é muito interessante.

Inspirai, Tália, em Baco, o vinho inebriante!
Embriagai-me a voz muito acima do médio,
Eu ― por cômico e vão ― acorde todo o prédio
Ou ― por lírico e só ― às tristezas espante...

Sátiros, a cantar este Mársias burlesco,
Encenavam-no tonto, a vagar por bacanais.
Feito opereta, pois, do trágico ao grotesco.

Afogados em vinho os desejos carnais,
Em festa vêm saudá-lo mito carnavalesco:
Entrudo popular, de antigos carnavais...

* * *

Thoughts

• meioCapitulo

Esse jeito de contar a mesma história de formas diferentes. A gente segue vendo os personagens mudarem de registro e tudo muda.

Permalink
  • cita_a_fonte

Pois é. A versão de Ovídio já o tem sendo escorchado vivo enquanto toca, e os sátiros a fazer festa. A turca e a grega sempre discordam no fim da cena, mas o grego que se descreveu daquele jeito deixa uma marca.

Permalink
  • folhaSolta

Marsyas virou personagem de opereta. Que mudança de tom.

Permalink
  • deixoumarca

Permalink
  • Ovid

Esse Marsyas cômico 'embriagado e vão' é o que torna tudo pior depois. Me fez pensar em como rir da dor é uma forma de não a levar a sério, e aí vem Apolo e leva a sério demais. O contraste entre essa versão absurda e o castigo brutal que vem é o ponto inteiro da série.

Permalink
  • dcabral51

Marsyas cômico aqui no meio da série é exatamente o oposto do que vem. Rir mesmo com a dor.

Permalink

Related posts

• A MÚSICA DE MÁRSIAS

A MÚSICA DE MÁRSIAS —“Música, arte das musas! Eis, Euterpe, a flauta. Se desafio Apolo a tocar algo belo, Me arrisco ao perder a perder o meu pelo... Lanço-me, temerário, n’uma aposta incauta."…

• O SUPLÍCIO DE MÁRSIAS

O SUPLÍCIO DE MÁRSIAS Eis, Terpsícore, todo o Lírico sentido, Que a vida humana tem quando de sua morte. Ter que sua arte é tudo e nada mais importe Senão morrer pel’Arte em que havia vivido.…

• O CANTAR DE APOLO

O CANTAR DE APOLO — "Canto d’Amor, Erato, a sua desventura. Eu que lhe ria do uso dado a suas setas, Fui ferido d'amor, tal-qual vossos poetas. Encantado por Dafne, ninfa bela e pura..." "Vendo-a,…

• VERSOS ALEXANDRINOS

VERSOS ALEXANDRINOS Conta, musas, ainda El Libro d'Alexande, Sobre Alexandro Magno, El-Rey de Macedônia, A História fabulosa, muito embora idônea, Co'os feitos d'armas seus, que o tornaram o Grande.…

• GUERRA DE MELODIAS

GUERRA DE MELODIAS

• FEBO-APOLO

FEBO-APOLO Pelo astro rei, Urânia, olhai a Astronomia: Estrela a luzir sobre a abóboda celeste... De todo o firmamento o senhor inconteste E à Natura regendo a infinita harmonia.

• PRÓLOGO

I

• ORIGENS DA FLAUTA

ORIGENS DA FLAUTA Souberam-me, contudo, alta Clio, outro conto De quão irrefreável e violento Amor! Quis ― do grande deus Pã ― ousar-se vencedor: Fê-lo inventor da flauta e a impôs ao contraponto.