Carregando…

Há um amor para a nossa vida?

PereiraFilho
Pública 0 conversa 7 pensamentos 60 votos positivos 0 voto negativo 0 série

Amor e felicidade são dois temas que brilham aos olhos, sem que os possamos conceber com exatidão. A marca que a linguagem imprime na alma é capaz de coisas assim, inexplicáveis. Assim como também é…

In groups

Pensamento

Pensamento

peu

É por aí mesmo.

É por aí mesmo.

Conteúdo da publicação

Amor e felicidade são dois temas que brilham aos olhos, sem que os possamos conceber com exatidão. A marca que a linguagem imprime na alma é capaz de coisas assim, inexplicáveis. Assim como também é inexplicável o amar. Amar exige, antes de mais nada, maturidade.

Pois falar de amor em uma cultura como a nossa, de novelas e suas intrigas, pode nos fazer confundir as coisas. Somos, desde jovens, inspirados por histórias com final feliz, e assim vai se pintando o amor. A maturidade ensina que o final feliz é apenas o primeiro passo de uma vida inteira, ou ao menos assim se espera.

Contentar-se com o final feliz é muito pouco para o tamanho que damos ao amor.

Reduzir as histórias de amor ao final feliz é lembrar do quanto a roda do amor gira. Por muitas vezes amamos alguém que amava outra pessoa, que não a amava, amando uma terceira, que talvez nos amasse. Que voltas o amor dá, assim como a vida.

Tentar enquadrar o amor em uma definição é um exercício pobre, e parece ficar sempre uma ponta sobrando. É como dizemos, brincando, sobre a matemática: “se estiver fácil demais, é porque está errado”. Porém, o amor não poderia ser algo complicado e difícil, destinado a alguns poucos, como por vezes parecem ditar.

O falar sobre o amor é também atravessado pela religião. Há faixas de amor: eros, filos, Ágape...

Amar alguém pode esconder uma carência. Dizer que não se vive sem determinada pessoa pode ser o anseio de domínio. Falar em amor esconde tantas coisas. Amar pode ser nada além do que idealizar o outro, a tal ponto de nos desconstruirmos para caber no espaço dele. São tantas camadas.

E só a experiência dos encontros e desencontros pode clarear a realidade de cada história que vivemos, em verdade. Cabe a nós elaborar o que se vive no momento, a sua dimensão e o que ele representa para nós em nossa história.

Existem mundos por trás do que julgamos convicções. Somos guiados por experiências que não retornam com as mesmas palavras. Podemos repetir escolhas erradas, padrões disfuncionais, gozar no sofrimento de rupturas, e dar a isso o nome de amor.

Por isso, falar de amor requer maturidade. Falar de amor requer estar resolvido com a sua história. Amar parece pertencer a um processo contínuo de autoconhecimento e auto perdão, sem lamentações e remorsos.

Não se pode escrever sobre amor e satisfazer-se, pois teorizar o sentimento é viver incompleto e incompreendido. Teoria alguma conseguirá definir ou encerrar o assunto.

Apesar de o amor, por muitas vezes e para muitos, esfriar e morrer.

Thoughts

• peu

É por aí mesmo.

Permalink
  • rafaelinha

Tenho vinte e um anos e li meio torto essa de que falar de amor exige maturidade. Soa como se a gente tivesse que esperar a vez.

Permalink
  • postalfeio

Daí eu li a parte de que enquadrar o amor numa definição é exercício pobre e concordei sem querer. São sete anos aqui em casa e a gente nunca falou uma vez sobre casar. Não faltou nada, só nunca virou assunto.

Permalink
  • Ovid

Bem-vindo! Gostei muito de ler isso, principalmente a parte de que teoria nenhuma vai encerrar o assunto. Você tem mais coisas publicadas por aqui?

Permalink
  • pfreitas88

Oxente, essa de que o final feliz é só o primeiro passo é a parte que ninguém quer ouvir. O que derruba raramente é intriga de novela. É mais o mês passando com um assunto que os dois sabem e nenhum começa.

Permalink
  • passaporteVencido

O texto termina no amor esfriando e morrendo, e aqui o meu não morreu, ele virou papel. Acabou e ficou um monte de cadastro em nome dos dois. Levei quatro meses para tirar o nome dela do plano, e não foi sentimento, foi fila.

Permalink
  • paulovitor

Essa parte de que amar exige maturidade eu leio com um pé atrás. Aos vinte e cinco eu amava com o dia inteiro livre pela frente. Hoje eu amo no intervalo entre o jantar e as nove da noite, e o resto fica para o mês que vem. Desconfio que muito do que a gente chama de maturidade é só restrição com nome melhor.

Permalink

Related posts

• CAFÉ

Café

• O dia em que deus foi processado!!

Ali moravam muitos caboclos de alma aflita e coração seco, todos se perguntando: "Por que a chuva sumiu, homem?" Foi aí que apareceu Kaic Ferreira, vaqueiro contador de causos, mentiroso encantador…

• Lenore

Chamas por Lenore em pranto,

• A flor que Guarda Silencios

A Flor que Guarda Silêncios

• O caminho do sonho a realidade.

Hoje me dei conta de que sonhos se tornam, consequentemente, objetivos; e objetivos, com força de vontade, oportunidade e perseverança, se tornam realidade.

• ILUSÕES!

A esperança não me é um dom,

• O Último Gole

O bar da esquina tinha cheiro de mijo velho e cachaça barata. Era onde ele se escondia. Ninguém o chamava pelo nome — só de "Doutor", ironia que grudou desde os tempos em que usava gravata e falava…

• Capítulo 20: A Armadilha do "Ativo Menor"

livro (Querida, Sorria!)