Pular para o conteúdo
Carregando…

Carta ao meu professor favorito

nombredeusuario
Pensamento

Pensamento

semdesculpa

O pastor que vai atrás de uma ovelha e o político que tem de varrer a rua antes de abrir a boca são o mesmo pedido feito duas vezes: mostra o que fazes sem plateia. Pá, aposto que este professor nunca fez discurso nenhum sobre isso. Simplesmente ficava de

O pastor que vai atrás de uma ovelha e o político que tem de varrer a rua antes de abrir a boca são o mesmo pedido feito duas vezes: mostra o que fazes sem plateia.

Pá, aposto que este professor nunca fez discurso nenhum sobre isso. Simplesmente ficava depois da aula com quem ainda não tinha apanhado a matéria, e foi isso que ficou.

Conteúdo da publicação

Querido professor:

Há algo de belo na revolução.

Não sei se alguma vez lhe disse isso assim, mas a revolução me parece uma das palavras mais bonitas que o ser humano já inventou. Revolucionar é virar de cabeça para baixo uma coisa que parecia condenada a permanecer igual. É descobrir uma flor onde ninguém esperava que nascesse coisa alguma. É apaixonar-se. É dar chocolates sem que ninguém tenha pedido. É aprender uma música nova, mudar de opinião, perdoar alguém, inventar uma pergunta que antes não existia.

E talvez a revolução mais importante de todas aconteça na cabeça de uma criança quando ela deixa de pensar exatamente como pensavam seus pais.

Chega a puberdade e acontece aquela pequena catástrofe maravilhosa: o menino começa a suspeitar que os adultos talvez não tenham necessariamente razão.

Que maravilha!

De repente aparecem as perguntas. Por quê? E se não? Quem disse? Como sabemos? Por que tenho que acreditar nisso? Por que o senhor pensa assim?

E é aí que começa algo que nenhum professor deveria querer impedir: o pensamento próprio.

Por isso estou lhe escrevendo.

Porque eu acredito, sim, nas revoluções, professor. Mas tenho uma condição: que sejam revoluções de seres humanos e não de partidos políticos.

O senhor sabe que no Evangelho existe um pastor que deixa as noventa e nove ovelhas para ir procurar uma só.

Pois eu conheço o verdadeiro pastor que faz isso.

É o senhor.

Porque um bom professor não abandona o aluno que ficou para trás. Não diz: “Já tenho o suficiente”. Não transforma um aluno em uma estatística perdida. Vai buscá-lo.

E justamente por isso me preocupa tanto quando entregam às crianças uma ideologia como se fosse uma vacina contra o pensamento.

Vou lhe contar uma coisa que me fez pensar muito.

Um dia, meu irmão teve que ficar até as dez da noite esperando que os pais de uma criança fossem buscá-la. Perdeu sua primeira partida de boliche. Ficou todo aquele tempo esperando.

E poderíamos ficar indignados.

Mas depois veio a explicação: os pais não tinham chegado porque, simplesmente, haviam esquecido que era a vez deles de buscá-la.

Não tinham morrido em um acidente de moto.

Não tinha acontecido nenhuma tragédia.

Eles tinham esquecido o horário.

E isso me parece uma lição política extraordinária: muitas vezes acreditamos estar vivendo uma grande tragédia histórica quando, na realidade, alguém simplesmente se esqueceu de fazer o seu trabalho.

Por isso eu quero uma revolução de flores.

Uma revolução de amor.

Uma revolução de chocolates.

Uma revolução de meninos e meninas descobrindo que podem pensar.

Uma revolução de professores conseguindo fazer com que uma criança que não entendia alguma coisa finalmente diga: “Ah!”

Mas, por favor, nunca uma revolução política para as crianças.

Porque os políticos são outra espécie.

Eles não se importam muito com a bandeira quando ela não lhes serve. Nem com a religião quando ela não lhes serve. Nem com os pobres quando eles não lhes servem. Nem com os ricos quando eles não lhes servem. Nem sequer com os próprios princípios quando deixam de ser úteis.

Muitos são advogados do contexto.

Esperam que alguma coisa aconteça e então descobrem, maravilhosamente, que sempre estiveram do lado certo da história.

Não precisam acreditar em nada.

Só precisam saber aproveitar aquilo que existe.

E eu não quero que o senhor termine vendo seus alunos transformados em pequenos soldados de alguma causa.

Não quero ver um deles virar neonazista.

Também não quero vê-lo virar Che Guevara.

Não quero vê-lo baleado pela polícia.

Nem pelo “lado inimigo”.

Não quero que um menino que ainda está descobrindo quem é termine morrendo por uma bandeira que nem sequer teve idade suficiente para escolher.

Porque uma coisa é ensinar história.

Outra coisa é ensinar a odiar.

Uma coisa é explicar uma revolução.

Outra, muito diferente, é fabricar revolucionários.

E uma coisa é ensinar política.

Outra é colocar a política dentro da cabeça de uma criança antes que ela tenha aprendido a defender a própria cabeça.

Eu lhe pediria uma coisa, professor.

Se algum dia aparecer um político em quem o senhor realmente confia, não me apresente primeiro um discurso.

Apresente-me esse homem trabalhando.

Que faça qualquer coisa.

Que conserte uma bicicleta.

Que carregue uma caixa.

Que varra uma rua.

Que trabalhe numa loja.

Que cuide de uma criança.

Que faça alguma coisa útil com as próprias mãos, e não apenas com as mãos dos outros.

Nesse dia, talvez eu acredite nele.

Porque no dia em que um político puder demonstrar que sabe trabalhar sem precisar de uma bandeira atrás de si, uma multidão à sua frente e uma câmera ligada, talvez possamos começar a falar em confiança.

Enquanto isso, deixemos que as crianças sejam crianças.

Deixemos que se apaixonem.

Deixemos que errem.

Deixemos que mudem de opinião.

Deixemos que discutam conosco.

Deixemos que descubram que seus pais estão errados.

Deixemos que descubram que seus professores também podem estar.

Deixemos que descubram até que eles mesmos podem estar errados.

Porque essa é a verdadeira revolução.

Aquela que não precisa de fuzis.

Que não precisa de mártires.

Que não precisa de inimigos.

Que não precisa que um menino morra para provar que tinha razão.

Professor, eu lhe suplico: não entregue às crianças a política imunda de nenhum dos lados.

Nem a da esquerda.

Nem a da direita.

Nem a dos patriotas profissionais.

Nem a dos revolucionários profissionais.

Nem a daqueles que prometem salvar o povo.

Nem a daqueles que prometem salvar a pátria.

Ensine-lhes, antes de tudo, a pensar.

E quando já souberem pensar, deixe-os escolher.

Porque se um adulto precisa doutrinar uma criança para conseguir que ela pense como ele, talvez o problema não esteja na criança.

Talvez seja a ideia que não fosse tão boa assim.

E termino perguntando algo que me parece impossível de evitar:

Quantos países o seu dogma político consertou?

Zero!

Então talvez possamos começar consertando uma coisa muito menor.

Uma cabeça.

Uma só.

Como o pastor.

Como o senhor.

Thoughts

  • poeta93

    Ó, esse fecho que vai encolhendo até sobrar uma cabeça só é pra ler em pé, meu rei. Aposto que saiu tudo de uma vez.

    Permalink
  • Oliviamar

    O irmão a perder o boliche até às dez por causa de uns pais que se esqueceram. Isso acontece mais vezes do que as tragédias todas juntas.

    Permalink
  • semdesculpa

    O pastor que vai atrás de uma ovelha e o político que tem de varrer a rua antes de abrir a boca são o mesmo pedido feito duas vezes: mostra o que fazes sem plateia.

    Pá, aposto que este professor nunca fez discurso nenhum sobre isso. Simplesmente ficava depois da aula com quem ainda não tinha apanhado a matéria, e foi isso que ficou.

    Permalink

Related posts

  • Eu Ainda Me Lembro.

    Eu lembro perfeitamente do dia em que você chegou, um rosto lindo e uma boa intenção... mas eu já tinha guardado planos de amor.

  • Será que ninguém me entende?

    Acredito que todo mundo alguma vez já teve a sensação de sentir que as pessoas tem dificuldade de entender ou acompanhar o processamento dos seus pensamentos. Sério! Falo agora de mim. Não sei se é…

  • Refém da Agenda.

    Toda menina que cresce ouvindo "e foram felizes para sempre" antes de aprender a tabuada sai da infância com uma economia particular: ela acha que casamento é o prêmio final, não a abertura de um…

  • Enfim, meus 18 anos

    Alguns dizem que essa idade é ótima: para aprender a dirigir, beber e fazer o que quiser.

  • Um relato de viagem do colégio que tive de escrever e gostei muito

    A minha vida inteira morei em Goiânia, no Goiás. Grande parte da minha família e amigos também mora lá. Vivia brincando com filhos dos colegas de infância do meu pai em várias casas, parques e…

  • Pensamentos contra o egoísmo. Desejos futuros. Coisas de domingo à noite.

    Diz-se que da arte de sofrer o ser humano é um aluno. Ou eu acho que é (afinal, somos muito bons em quase nada). Mas, pense bem em quantos casos relacionados a separações não chegam a esse fim por…

  • Crônicas do 21

    Brasil Azul, Ceará Vermelho

  • Eu venho lá do sertão

    Eu sou orgulhosamente nascida e criada no interior de São Paulo. E é justamente por isso que eu preciso dizer vários fatos:

Pública 0 conversa 3 pensamentos 44 votos positivos 0 voto negativo 0 série

Querido professor:

Em grupos