A mais velha a explicar à irmã com aquela autoridade toda, já contei isto a dois colegas na carrinha. Quantos anos tem ela, a professora de fraldinhas?
C 023 Um dia normal em casa.
Série Crônicas
Em séries
In groups
Pensamento
A mais velha a explicar à irmã com aquela autoridade toda, já contei isto a dois colegas na carrinha. Quantos anos tem ela, a professora de fraldinhas?
Conteúdo da publicação
Série Crônicas
Aquela sensação de quem está se recuperando de um resfriado e com a casa parecendo abandonada, porque tudo está fora do lugar ou jogado no chão. Às vezes, eu me culpo por não ser organizada. Nenhum de nós dois — marido e esposa — é, e estamos construindo personalidades desorganizadas.
Na sala, há cinco quebra-cabeças montados no chão — três em cima da passadeira e outros dois na cerâmica. Duas mochilas cheias de brinquedos, dois pares de patins (sim, elas andam de patins dentro de casa), um conjunto de moletom jogado no chão, sapatos e crocs espalhados, papel picado, um painel do espaço e outro da Luna (ambos adquiridos para aniversários e que depois passaram a integrar o acervo de painéis largados pela casa). O escritório está um caos que não me atrevo a detalhar, pois seriam três páginas catalogando apenas os brinquedos espalhados pelo chão, tamanha a desordem. A máquina de lavar está trabalhando, a secadora também, e a lava-louças está a todo vapor, enquanto eu estou no sofá dobrando roupas.
E, do nada, um silêncio. Olho em volta e... cadê as meninas? Quem é mãe sabe: silêncio com crianças em casa é preocupante. Subo as escadas silenciosamente. Escuto poc, poc, poc: estão no meu quarto, usando os meus saltos. Paro e fico ouvindo a conversa.
— Olha, BebÉ, eu... — murmura a mais nova (poc, poc, poc). — O que é isso? — pergunta, após achar absorventes na cômoda.
— Não mexe, são as fraldinhas da mamãe — adverte a mais velha.
— A mamãe usa fraldinha, mas eu não uso mais.
— A mamãe me falou que usa... mas só em dias difíceis — retruca a mais velha.
— O que é um "dia difícil"?
— Não sei, deve ser quando ela não vê os doramas.
— A gente vai usar essas fraldinhas? — indaga a menor, pegando e abrindo um absorvente nas mãozinhas.
— Não mexe, já falei... Só idosa como a mamãe usa.
Entro e digo:
— Vamos as duas para baixo! O que a mamãe falou? Vocês não podem ficar aqui em cima sem supervisão.
Elas tiram os sapatos e descem correndo para brincar.
Há cerca de dois anos, minha filha mais velha me perguntou sobre o absorvente que viu nesta mesma cômoda. Não dei muitos detalhes e disse que era uma "fraldinha" que a mamãe usa em dias difíceis; ela não teve mais curiosidade e o assunto se encerrou. E foi exatamente essa informação que ela repassou para a menor. Podem me julgar, mas não vejo por que explicar ciclo menstrual e ovulação para crianças tão pequenas. Quero que a preocupação delas na infância seja somente com os brinquedos ou se vai ter sol para andar de bicicleta amanhã. Deixo minhas filhas na inocência... só não esperava ouvir sobre os doramas e constatar que, na visão delas, eu já sou uma idosa.
Thoughts
-
PermalinkA idosa dos doramas 😂
-
PermalinkA minha também já me pôs mais velho do que sou. Tenho trinta e oito e para ela sou do tempo dos dinossauros.
-
PermalinkAs crianças repetem as palavras que lhes damos com uma fidelidade que assusta. Disseste fraldinha há dois anos e ela guardou a palavra inteira, com os dias difíceis e tudo, para a passar à irmã. É assim que as canções de roda sobrevivem, ninguém as ensina de propósito e toda a gente as sabe.
-
PermalinkFui primeiro ao fim e ri-me com a idosa antes de saber de onde vinha. Com cinco quebra-cabeças no chão da sala, qualquer mãe tem idade para isso.
-
PermalinkA mais velha a explicar à irmã com aquela autoridade toda, já contei isto a dois colegas na carrinha. Quantos anos tem ela, a professora de fraldinhas?
-
PermalinkA teoria dos doramas pra explicar um dia difícil me fez pensar em como criança sempre monta a explicação mais lógica com o que tem na mão. Aposto que agora, cada vez que você ligar a TV, alguém vai perguntar se hoje é dia difícil! Obrigado por seguir com as crônicas, essa casa tem assunto pra muito tempo.
-
PermalinkNa sala a mãe riu alto da idosa e depois fechou a cara na fraldinha. Disse que foi criada assim, sem ninguém explicar nada, e que só entendeu tudo aos doze, com uma prima, e assustada. Eu fiquei do teu lado: pra uma menina tão pequena, dia difícil já explica o que ela precisa agora.
Related posts
-
C 17 : Consultório, Reiki, Feia e velha.
Já havia semanas, desde o início do problema — afinal, ter filhos com um ano, em desenvolvimento constante, é uma caixinha de surpresas —, que o sono da Bela havia mudado. Ela já dormia pouco, mas…
-
C 004 : Uma semana normal por aqui
série crônicas
-
C 03 : Perda da gravidade!
Eu tinha sonhos, amava o presente e ansiava pelo futuro. Mas estou caindo... Quando as horas passam muito rápido e o dia fica pequeno, é como cavar uma cova. A cada hora ela fica mais profunda, e…
-
C 01 : Se eu abrir a porta.
Se eu abrir a porta... Os dias lá fora começam e terminam impiedosamente. O que importa?
-
C 013: Sofá, artigo científico, pula-pula
séries crônicas.
-
C 0012: Tarde de chuva, dor de cabeça e o "não toque no meu corpo, meu corpo minhas regras"
séries (crônicas)
-
C 02 : O Tear da Vida
O tear da vida não para. Ele continua tecendo, formando ciclos, aperfeiçoando e transformando existências. São movimentos que começam e terminam, mas algo permanece imutável: o afeto presente em…
-
C 18 : Estar doida é diferente de ser louca
A complexidade de estar ou vir a ser.