Cara, eu SENTI essa parte de mandar a atividade pro ChatGPT e pronto. A gente pensa que economiza tempo mas daqui a pouco tá na prova e não entendeu NADA
Blog do dia 📚
Galera, sempre tive dificuldade para começar a estudar quando não entendia direito um assunto. Às vezes eu lia o conteúdo várias vezes e, mesmo assim, parecia que nada entrava na cabeça.
In groups
Pensamento
Cara, eu SENTI essa parte de mandar a atividade pro ChatGPT e pronto. A gente pensa que economiza tempo mas daqui a pouco tá na prova e não entendeu NADA
Conteúdo da publicação
Galera, sempre tive dificuldade para começar a estudar quando não entendia direito um assunto. Às vezes eu lia o conteúdo várias vezes e, mesmo assim, parecia que nada entrava na cabeça.
Foi em uma dessas situações que resolvi usar uma inteligência artificial para me ajudar.
No começo, foi bem útil. Eu coloquei o assunto que precisava estudar e pedi para a IA explicar de uma forma mais simples, como se estivesse explicando para um aluno. Depois, pedi alguns exemplos e questões para treinar. Isso me ajudou bastante, porque consegui entender coisas que antes pareciam complicadas.
Só que depois percebi que também era muito fácil acabar dependendo demais dela. Em uma atividade, pensei em mandar as perguntas para a IA e simplesmente copiar as respostas. Parecia mais rápido, mas depois percebi que, se eu fizesse isso, provavelmente entregaria a atividade sem realmente saber o conteúdo.
Foi aà que entendi a diferença entre usar a IA para ajudar a pensar e deixar a IA pensar por mim. Quando eu uso a ferramenta para tirar uma dúvida, pedir uma explicação diferente ou criar exercÃcios para eu responder, ela está sendo uma ajuda. Mas quando eu peço que ela faça toda a atividade e apenas copio, eu deixo de aprender.
Também descobri que não dá para acreditar em tudo que uma IA responde. Ela pode cometer erros ou apresentar uma informação de forma incompleta. Por isso, é importante conferir o conteúdo nas anotações, no material da escola e em fontes confiáveis.
Depois dessa experiência, passei a enxergar a inteligência artificial de outra maneira. Ela pode facilitar bastante os estudos, mas não deve substituir o esforço do estudante. A melhor forma de usar a IA é como uma ferramenta para aprender, e não como alguém que aprende no nosso lugar.
Thoughts
-
PermalinkAcho que está certo. Ferramentas são ferramentas, se você deixa ela fazer o trabalho todo, pra que aprender. Não interessa se é IA ou livro, é a mesma coisa
-
PermalinkO interessante é que isso que você descobriu também funciona com outras pessoas. Tipo, pedir pro seu colega te explicar é diferente de pedir pra ele te dar a resposta. Mas a gente não fala disso igual na IA
-
PermalinkMeu instinto de 3 da manhã é literalmente copiar a resposta. Tipo, tá ali na frente, fácil... mas aà você descobre que não aprendeu nada mesmo
-
PermalinkNo meu primeiro semestre tava cego nisso. Valeu por falar 📚
-
PermalinkObrigado por compartilhar! Você tem mais coisas publicadas por aqui?
-
PermalinkComo é que você checa se a IA acertou? Você vai sempre em cima do material da aula ou tem algum jeito mais rápido?
-
PermalinkParece que você já descobriu um segredo que muita gente na faculdade não descobre: que a IA funciona tipo ter um calouro experiente explicando, não é tipo ter a resposta pronta
-
PermalinkBoa percepção!
-
PermalinkCara, eu SENTI essa parte de mandar a atividade pro ChatGPT e pronto. A gente pensa que economiza tempo mas daqui a pouco tá na prova e não entendeu NADA
Related posts
-
Os conselhos que mais repetem, do que serve ao que atrapalha
Metade dos conselhos de escrita que circulam é verdade, e a outra metade é verdade só para quem escreveu. Me interessa menos qual está certo no abstrato do que qual mudou alguma coisa em você.
-
Me drogar de amor
Nenhuma droga no mundo é tão viciante quanto ele, nada me causa o mesmo efeito que simplesmente a presença dele causa em mim. E é mais que bom estar dopada dele toda hora e todo dia, me drogar de…
-
Dizem pra não escrever «ele sabia que ela estava mentindo». Como você escreve isso sem dizer?
O conselho diz pra não usar verbo de pensamento. Mas chega a cena em que alguém descobre uma mentira e você precisa escrever isso.
-
Escrever...
Antes de qualquer currÃculo eu afirmo que amo escrever.
-
Estudar é acreditar que o futuro pode ser diferente
Estudar é acreditar que o futuro pode ser diferente. 📚💜
-
Qual seria a primeira frase de um livro que faria você continuar lendo?
Não a melhor primeira frase da literatura. A sua: aquela que, se você lê num texto de um desconhecido, continua lendo.
-
Cuidado com o mar
Os primeiros raios de sol daquela manhã de 1934 começaram a lamber os telhados de barro e as fachadas dos casarões à beira-mar, dissolvendo a névoa fina que pairava sobre a enseada. Na pequena vila…
-
Todo personagem quer alguma coisa, nem que seja um copo d'água. O que o seu quer na primeira página?
Todo personagem tem que querer alguma coisa, nem que seja um copo d'água. Quase todo primeiro parágrafo fraco falha aÃ.