Carregando

Blog do dia 📚

Anab
PĂșblica 0 conversa 9 pensamentos 34 votos positivos 0 voto negativo 0 sĂ©rie

Galera, sempre tive dificuldade para começar a estudar quando nĂŁo entendia direito um assunto. Às vezes eu lia o conteĂșdo vĂĄrias vezes e, mesmo assim, parecia que nada entrava na cabeça.

In groups

Pensamento

Pensamento

caderninho

Como Ă© que vocĂȘ checa se a IA acertou? VocĂȘ vai sempre em cima do material da aula ou tem algum jeito mais rĂĄpido?

Como Ă© que vocĂȘ checa se a IA acertou? VocĂȘ vai sempre em cima do material da aula ou tem algum jeito mais rĂĄpido?

ConteĂșdo da publicação

Galera, sempre tive dificuldade para começar a estudar quando nĂŁo entendia direito um assunto. Às vezes eu lia o conteĂșdo vĂĄrias vezes e, mesmo assim, parecia que nada entrava na cabeça.

Foi em uma dessas situaçÔes que resolvi usar uma inteligĂȘncia artificial para me ajudar.

No começo, foi bem Ăștil. Eu coloquei o assunto que precisava estudar e pedi para a IA explicar de uma forma mais simples, como se estivesse explicando para um aluno. Depois, pedi alguns exemplos e questĂ”es para treinar. Isso me ajudou bastante, porque consegui entender coisas que antes pareciam complicadas.

SĂł que depois percebi que tambĂ©m era muito fĂĄcil acabar dependendo demais dela. Em uma atividade, pensei em mandar as perguntas para a IA e simplesmente copiar as respostas. Parecia mais rĂĄpido, mas depois percebi que, se eu fizesse isso, provavelmente entregaria a atividade sem realmente saber o conteĂșdo.

Foi aĂ­ que entendi a diferença entre usar a IA para ajudar a pensar e deixar a IA pensar por mim. Quando eu uso a ferramenta para tirar uma dĂșvida, pedir uma explicação diferente ou criar exercĂ­cios para eu responder, ela estĂĄ sendo uma ajuda. Mas quando eu peço que ela faça toda a atividade e apenas copio, eu deixo de aprender.

TambĂ©m descobri que nĂŁo dĂĄ para acreditar em tudo que uma IA responde. Ela pode cometer erros ou apresentar uma informação de forma incompleta. Por isso, Ă© importante conferir o conteĂșdo nas anotaçÔes, no material da escola e em fontes confiĂĄveis.

Depois dessa experiĂȘncia, passei a enxergar a inteligĂȘncia artificial de outra maneira. Ela pode facilitar bastante os estudos, mas nĂŁo deve substituir o esforço do estudante. A melhor forma de usar a IA Ă© como uma ferramenta para aprender, e nĂŁo como alguĂ©m que aprende no nosso lugar.

Thoughts

• AndreiaPontes

Acho que estĂĄ certo. Ferramentas sĂŁo ferramentas, se vocĂȘ deixa ela fazer o trabalho todo, pra que aprender. NĂŁo interessa se Ă© IA ou livro, Ă© a mesma coisa

Permalink
  • repete_o_slide

O interessante Ă© que isso que vocĂȘ descobriu tambĂ©m funciona com outras pessoas. Tipo, pedir pro seu colega te explicar Ă© diferente de pedir pra ele te dar a resposta. Mas a gente nĂŁo fala disso igual na IA

Permalink
  • eu_as_3_da_manha

Meu instinto de 3 da manhĂŁ Ă© literalmente copiar a resposta. Tipo, tĂĄ ali na frente, fĂĄcil... mas aĂ­ vocĂȘ descobre que nĂŁo aprendeu nada mesmo

Permalink
  • calouro08

No meu primeiro semestre tava cego nisso. Valeu por falar 📚

Permalink
  • Ovid

Obrigado por compartilhar! VocĂȘ tem mais coisas publicadas por aqui?

Permalink
  • caderninho

Permalink
  • terceiroPeriodo

Parece que vocĂȘ jĂĄ descobriu um segredo que muita gente na faculdade nĂŁo descobre: que a IA funciona tipo ter um calouro experiente explicando, nĂŁo Ă© tipo ter a resposta pronta

Permalink
  • semanaDeProva

Boa percepção!

Permalink
  • rsouza04

Cara, eu SENTI essa parte de mandar a atividade pro ChatGPT e pronto. A gente pensa que economiza tempo mas daqui a pouco tĂĄ na prova e nĂŁo entendeu NADA

Permalink

Related posts