O voto secreto usado como argumento contra camisa e adesivo me fez pensar numa coisa que eu nunca tinha ligado: a urna protege a escolha, mas a rua inteira fica sabendo antes. Aposto que muita gente vota diferente do que veste. Bom ver política discutida aqui sem o ataque que você critica, @Dorand2026!
As campanhas eleitorais me apavoram.
Odeio campanhas eleitorais não porque a política seja desnecessária, mas porque, durante esse período, muitas vezes ela se transforma em um espetáculo que pouco se parece com o diálogo democrático…
Topics
In groups
Pensamento
O voto secreto usado como argumento contra camisa e adesivo me fez pensar numa coisa que eu nunca tinha ligado: a urna protege a escolha, mas a rua inteira fica sabendo antes. Aposto que muita gente vota diferente do que veste. Bom ver política discutida
Conteúdo da publicação
Odeio campanhas eleitorais não porque a política seja desnecessária, mas porque, durante esse período, muitas vezes ela se transforma em um espetáculo que pouco se parece com o diálogo democrático que deveria representar. As ruas ficam tomadas por propaganda, os discursos se multiplicam e a comunidade acaba envolvida em disputas que frequentemente ultrapassam a discussão sobre propostas.
Uma das coisas que mais me incomoda é perceber que muitos candidatos parecem se aproximar do povo apenas durante a campanha. Nesse período, apertam mãos, visitam bairros, fazem promessas e demonstram interesse pelos problemas da população. Depois das eleições, entretanto, essa proximidade frequentemente desaparece, e o cidadão volta a encontrar dificuldades para ser ouvido.
Também me incomoda a sujeira deixada nas ruas. Panfletos espalhados pelas calçadas, praças e vias públicas transformam a propaganda política em resíduos que precisam ser recolhidos posteriormente. É contraditório defender uma cidade melhor enquanto se contribui para poluí-la durante a própria campanha.
Outro problema é a desproporção entre propostas e ataques. Em vez de explicar com clareza o que pretendem fazer, como pretendem fazer e de onde virão os recursos, muitos discursos concentram-se em acusações contra adversários. A população acaba recebendo mais conflitos do que informações necessárias para avaliar projetos e propostas.
A campanha também pode intensificar a polarização dentro da própria comunidade. Amigos, familiares e vizinhos passam a se enxergar como adversários por causa de preferências políticas diferentes. A divergência, que deveria fazer parte de uma sociedade democrática, transforma-se facilmente em hostilidade quando a política deixa de ser discussão de ideias e passa a ser uma disputa de identidades.
Por fim, incomoda-me a pressão simbólica criada pelo uso de camisas, adesivos e outros sinais públicos de apoio. Embora cada pessoa tenha liberdade para demonstrar sua preferência, considero problemática a ideia de que seja necessário tornar essa escolha visível para todos. O voto é secreto justamente para proteger a liberdade do eleitor e impedir que sua decisão seja condicionada pela pressão de outras pessoas.
Por tudo isso, as campanhas eleitorais me incomodam. Não porque eu rejeite a política, mas porque acredito que uma democracia deveria oferecer mais informação, propostas e diálogo, e menos sujeira, espetáculo, ataques e pressão social. O eleitor não deveria ser tratado apenas como alguém a ser conquistado durante alguns meses, mas como cidadão que merece ser ouvido e respeitado durante todo o mandato. #política
Thoughts
-
PermalinkAtaque rende mais do que proposta por um motivo bem prosaico: plano de governo com fonte de recurso não cabe numa manchete de duas linhas, e acusação cabe. O candidato percebe isso na primeira semana e passa a entregar o que sai no jornal da manhã seguinte. Metade da culpa desse espetáculo mora no fechamento das onze da noite.
-
PermalinkO voto secreto usado como argumento contra camisa e adesivo me fez pensar numa coisa que eu nunca tinha ligado: a urna protege a escolha, mas a rua inteira fica sabendo antes. Aposto que muita gente vota diferente do que veste. Bom ver política discutida aqui sem o ataque que você critica, @Dorand2026!
-
PermalinkQuem recolhe esse papel todo na tua rua depois que a eleição passa?
Related posts
-
O ESPELHO DO MEDO
Entro dentro desse quarto, vejo mil versões minhas, e nenhuma delas sou eu.
-
Identidades
sou esquerdopata sou petralha sou Rubens Paiva sou da África sou Carlos Lamarca sou da senzala sou Amarildo sou Betinho sou Nelson Rodrigues Filho sou povo originário sou do Brasil sou Jorge Amado…
-
ACORDA, BRASIL: VOCÊ SABIA QUE AS VACINAS SALVAM VIDAS E QUE A MENTIRA É QUE MATA?
A disseminação de fake news sobre imunizantes nas redes sociais consolidou-se como uma das ameaças mais severas à saúde pública no Brasil e no mundo. O que antes era restrito a nichos isolados…
-
A Internacionalização da Crise Institucional Brasileira: A Oposição, as Sanções Externas e a Fragilização da Soberania Nacional.
Os “traidores da pátria”: quando disputas políticas internas ultrapassam as fronteiras e envolvem pressões internacionais contra autoridades e interesses brasileiros.
-
Falcatruas do Poder: Como Governos Corruptos Escondem sua Incompetência. por Julio Vicari, 2026.
Quando um governo administra mal os recursos públicos e se entrega à corrupção, raramente assume o erro. Em vez disso, constrói uma engrenagem sofisticada para desviar o olhar da população e…
-
Política não está distante de nós: ela está presente em cada escolha do nosso dia
Muita gente acredita que política é assunto para Brasília, para os políticos ou para quem acompanha jornais diariamente. Mas a verdade é que a política está muito mais
Política não está distante de nós: ela está presente em cada escolha do nosso dia
-
Pensei
De imediato eu pensei
-
A Política invadindo a Igreja
QUANDO A POLÍTICA INVADE A IGREJA