O aluguer de computador alheio já teve outro nome. Chamava-se time sharing, vendia-se nos anos setenta com a mesma promessa de sair mais barato do que ter a máquina em casa, e voltou agora com nuvem em vez de terminal.
A Morte do Monstro
A Morte do Monstro
In groups
Pensamento
O aluguer de computador alheio já teve outro nome. Chamava-se time sharing, vendia-se nos anos setenta com a mesma promessa de sair mais barato do que ter a máquina em casa, e voltou agora com nuvem em vez de terminal.
Conteúdo da publicação
A Morte do Monstro
Uma reflexão de velho sobre a fragilidade da rede
Venderam-nos como um deus. Um deus de silício, eterno, onipresente, infalível. Deram-lhe nome de nuvem, de constelação, de inteligência. E disseram-nos: "Entreguem a ele sua memória, seu dinheiro, seu tempo". E nós, como carneiros deslumbrados, abrimos-lhe a porta.
Mas eu, que passei a vida numa oficina de eletrônica, sei a verdade. Sei que o silício não é eterno: é areia. Areia polida, areia disfarçada, mas areia no fim. Minha memória USB, cheia de lembranças, corrompeu-se sozinha numa gaveta. Virou pó sem que ninguém a tocasse. E me disseram: "É o desgaste do material, não há nada a fazer".
Esse é o primeiro golpe contra o Monstro. Porque o Monstro vive do conto de que não pode morrer. E a verdade é que morre sozinho, em silêncio, por obsolescência programada, por corrupção de seus materiais, por sede de água e de eletricidade.
O Monstro se crê dono da nuvem. E a nuvem não é mais que um quarto cheio de servidores alheios. Você não é dono, é inquilino. Paga seu aluguel mensal, como um peão eterno. E se deixar de pagar, apagam-lhe a luz e fecham-lhe a porta. É a escravidão perfeita: cobram-lhe por guardar sua memória e por roubar sua atenção.
O Monstro se crê invencível em sua rede de fibra óptica, cabos submarinos e satélites. Mas essa rede é uma teia de vidro e cobre. Uma âncora, um terremoto, um ímã, e a estrada se corta. O Monstro fica mudo, como um papagaio sem corda. A Palantir, o braço armado da elite, vira um cego com um mapa. Sem internet, não há vigilância. Sem vigilância, não há controle. Sem controle, a pirâmide treme.
O Monstro se crê dono do céu. E lança milhares de satélites como vaga-lumes de sucata. Mas esses satélites não são eternos: vivem cinco, sete anos, e depois caem. Atacam-nos os cinturões de radiação, as tempestades solares e o lixo espacial. O Monstro não conquista o céu; ele o contamina. E o céu, a Padroeira, lembra-lhe disso a cada apagão.
O Monstro se crê eterno, e vende a eterna juventude aos velhinhos. Promete-lhes chips, imortalidade, passagens para Marte. E enquanto os velhinhos gastam suas economias em pássaros prenhes, o Monstro ri. Porque o Monstro não teme a morte; teme que as pessoas saibam que ele também é mortal.
E sabem o que o mata? Um apagão. Um vírus. Uma radiação. Um ímã. Ou simplesmente o tempo, que é a ferramenta mais velha da Padroeira. Mata-o a fragilidade que esconde debaixo de seu brilho.
Mas, sobretudo, mata-o a memória viva. Aquela que não se guarda em servidores, mas na alma. Aquela que se semeia na palavra, no papel, na comunidade. Aquela que vai de avô para neto, de mestre para aprendiz, de vizinho para vizinho. Aquela que não se corrompe, não se aluga, não se apaga.
Meu avô não tinha internet. Tinha um alto-falante comprado com uma novilha. E aquele alto-falante era dele, livre, sem mensalidade. Essa é a diferença: o Monstro cobra-lhe pela corrente. Meu avô pagou uma vez e foi livre para sempre.
O Monstro vai morrer. Não sei quando, nem como. Mas vai morrer. E quando cair, não restarão os que tinham mais seguidores, nem mais ações, nem mais satélites. Restarão os que tinham raiz. Os que souberam semear. Os que nunca entregaram a alma ao silício.
E aí estará você, com seu lápis e sua palavra, contando que o Monstro não era um deus. Era um castelo de areia. E que a maré, tarde ou cedo, sempre volta.
Divagações de um Velho Vagabundo.
Thoughts
-
PermalinkA parte dos cabos é verdadeira e tem precedente. Em 1929 um sismo nos Grand Banks partiu doze cabos telegráficos de uma vez e deixou meia Europa sem ligação à América. O que aconteceu a seguir estraga a conclusão: repararam, e o tráfego por ali multiplicou-se nas décadas seguintes.
-
PermalinkA memória USB que virou pó sozinha na gaveta tem explicação, e é bem menos misteriosa do que parece. A carga que guarda cada bit vai escapando com o tempo, e ao fim de uns anos sem ligar a nada já não há o que ler. Perdi amostras assim em 2016 e ninguém me tinha avisado.
-
PermalinkO pendrive que se corrompeu sozinho na gaveta ficou na minha cabeça. A gente guarda as coisas achando que guardar já resolve, e o material lá dentro segue contando as horas sem avisar ninguém. Você assinou como Divagações de um Velho Vagabundo, então deve ter mais. Vai postar as outras aqui?
-
PermalinkO aluguer de computador alheio já teve outro nome. Chamava-se time sharing, vendia-se nos anos setenta com a mesma promessa de sair mais barato do que ter a máquina em casa, e voltou agora com nuvem em vez de terminal.
Related posts
-
Voar sem medo de ser feliz
Será mesmo verdade que as pessoas que tem medo de avião não são capaz de alçar voos?
-
Ela é ela e eu sou dela...
Ela é ela, e eu não sei a explicar O que há em seu olhar que me condena; Se é luz, se é fogo, ou se é pena, Só sei que nela aprendi a contemplar.
-
A Criança Que Ainda Vive em Nós
Um dia, fomos pequenos.
-
O Ódio é Nossa Energia - Parte 1
A sala era ampla, branca, iluminada por grandes janelas de vidro que davam para o circuito. As mesas se dispunham em formato de arquibancada espaçosa, cada uma com cadernos fixados em pranchetas,…
-
Capítulo 21: A Solidão faz bem.
livro (Querida, Sorria!)
-
Lisa e Levi
Em uma época tinham dois amigos Lisa e Levi eles faziam parte de um esquadrão,eles eram melhores amigos mas isso tudo mudou quando chegou uma garota nova chamada "Petra".
-
Aquele Que Voltou
Eu estava morto.
-
C 07 : Atípico
Sempre que o espelho, a exaustão ou os olhares alheios me questionam que tipo de mãe eu sou, a resposta não vem em palavras doces. A minha mente traz uma imagem brutal e exata, gravada na memória…