Pular para o conteúdo
Carregando…

A Excelência Como Forma de Viver

venanancio
Pública 3 conversas 11 pensamentos 70 votos positivos 0 voto negativo 0 série

Mais uma vez estudando um pouco de filosofia para entender os caminhos que minha vida tomaram, me peguei lendo algo que parece que foi direcionado pra mim…

In groups

Pensamento

Pensamento

Ovid

O professor que prepara a aula sabendo que poucos alunos vão notar o esforço me fez pensar em quanta coisa por aqui funciona igual: alguém lê um texto até o fim, responde com cuidado, e ninguém fica sabendo. Aposto que essa ideia de empurrar a pedra vai s

O professor que prepara a aula sabendo que poucos alunos vão notar o esforço me fez pensar em quanta coisa por aqui funciona igual: alguém lê um texto até o fim, responde com cuidado, e ninguém fica sabendo. Aposto que essa ideia de empurrar a pedra vai soar diferente pra quem ler numa segunda de manhã, antes de começar a própria semana.

Conteúdo da publicação

Mais uma vez estudando um pouco de filosofia para entender os caminhos que minha vida tomaram, me peguei lendo algo que parece que foi direcionado pra mim…

Acho que uma das maiores confusões da nossa época é pensar que fazer algo bem só vale a pena se render alguma coisa visível. Dinheiro, reconhecimento, fama, promoção, seguidor, elogio. Como se caprichar em algo só fizesse sentido quando dá pra trocar por retorno.

Mas dá pra olhar pra isso de outro jeito.

Talvez buscar excelência não seja só uma estratégia pra conseguir alguma coisa. Talvez ela já seja, por si só, um jeito melhor de viver.

Aristóteles chamava isso de virtude. Pra ele, uma vida boa não era uma vida cheia de prazer ou recompensa, mas uma vida em que você desenvolve o que tem de melhor. E excelência não é um momento isolado — é hábito. Fazer bem uma vez não transforma ninguém. Fazer bem de novo, e de novo, é isso que constrói caráter.

Isso muda completamente como a gente encara trabalho, esforço, e até felicidade.

Porque o resultado nem sempre tá nas suas mãos.

Você pode fazer um trabalho excelente e outra pessoa levar o crédito. Pode ensinar alguém que depois vai ser mais reconhecido que você. Pode construir algo que só vai dar frutos quando você já nem estiver mais ali. Pode arrumar, melhorar, corrigir, deixar tudo funcionando — pra que outra pessoa, lá na frente, colha o que você plantou.

Se a sua satisfação depender só da colheita, você vai passar boa parte da vida frustrado.

Mas se ela também morar na qualidade de como você planta, alguma coisa fica com você — aconteça o que acontecer depois.

Os estoicos já falavam nisso. Epicteto dizia que tem coisa que depende da gente e coisa que não depende. Nosso esforço, nossa postura, nossas escolhas, a qualidade do que fazemos — isso tá bem mais perto do nosso controle. A opinião dos outros, o resultado final, o reconhecimento — isso não tá.

Então talvez a pergunta certa não seja "o que eu vou ganhar com isso?"

Talvez seja: "eu tô fazendo isso da melhor forma que eu consigo?"

Tem uma diferença enorme entre querer parecer excelente e querer ser excelente.

Quem quer parecer precisa de plateia.

Quem quer ser consegue fazer um bom trabalho mesmo quando ninguém tá olhando.

É o profissional que confere de novo aquilo que já parecia certo. É o professor que prepara bem uma aula sabendo que poucos alunos vão notar o esforço. É o atleta que executa direito a última repetição sem nenhuma câmera apontada pra ele. É quem organiza, corrige, melhora alguma coisa só porque acredita que aquilo merece ser bem feito.

E tem uma coisa importante nisso: autoestima. Não aquela de achar que você é melhor que os outros — mas a que vem do respeito que você desenvolve por você mesmo.

Quando você percebe que consegue cumprir o que se propôs, que consegue agir com disciplina, que consegue entregar qualidade mesmo sem recompensa na hora — você passa a confiar mais em si.

Você passa a gostar não só do que tem, mas de quem você tá se tornando.

Talvez seja por isso que excelência tem uma relação tão profunda com felicidade.

Porque dinheiro some. Cargo acaba. Fama passa. Recorde é quebrado. As pessoas esquecem.

Mas o que você construiu dentro de você, em anos de esforço, permanece de outro jeito.

Competência. Conhecimento. Disciplina. Caráter. Experiência. Capacidade.

Nietzsche falava em superar a si mesmo. Talvez seja outra forma de entender excelência. Não é necessariamente vencer o outro — é não continuar exatamente igual ao que você era ontem. Um pouco melhor. Um pouco mais capaz. Um pouco mais consciente.

E isso me lembra uma ideia do Camus.

Sísifo empurra eternamente uma pedra até o topo da montanha, sabendo que ela vai cair de novo. Não tem recompensa final esperando por ele.

Mesmo assim, Camus diz que a gente deve imaginar Sísifo feliz.

Talvez porque a vida não aconteça só quando finalmente chegamos ao topo. Ela acontece enquanto a gente empurra a pedra.

A gente também vai sempre ter outra tarefa, outro problema, outro treino, outro projeto, outra dificuldade. Se a gente esperar o momento em que tudo vai estar resolvido pra começar a viver bem — esse momento talvez nunca chegue.

Então talvez parte do sentido da vida esteja justamente em como a gente faz o que tá na nossa frente.

Fazer bem o trabalho. Desenvolver nossas capacidades. Ensinar o que sabemos. Cuidar de quem depende da gente. Melhorar os lugares por onde passamos. Deixar algo um pouco melhor do que encontramos.

Talvez ninguém reconheça tudo. Talvez outra pessoa receba os aplausos. Talvez alguém colha o que a gente plantou.

Mas isso não quer dizer que nosso esforço foi perdido — porque tem uma recompensa que já acontece durante o processo.

Ao tentar fazer melhor, a gente também vai se tornando melhor.

E talvez excelência seja exatamente isso: não fazer bem pra receber mais, mas fazer bem porque o que a gente faz também tá construindo quem a gente é.

---

Referências

- Aristóteles, Ética a Nicômaco

- Epicteto, Manual (Enchirídion) e Discursos

- Friedrich Nietzsche, Assim Falou Zaratustra e Além do Bem e do Mal

- Albert Camus, O Mito de Sísifo

Thoughts

• por_tras_do_veu

Há uma tensão que vale a pena não esconder. A excelência de Aristóteles mede-se pela função do ser humano dentro de uma comunidade, e a superação de Nietzsche é justamente contra essa medida comum. Pôr os dois na mesma lista junta duas éticas que se contradizem. Aposto que quem escreveu isto está mais perto de Aristóteles: fala de cuidar de quem depende da gente, e isso Nietzsche não assinava.

Permalink
  • muda_o_que_na_terca

Epicteto foi escravizado antes de ensinar isso, então a parte do resultado fora do teu controle ele não tirou de livro. O risco é a versão de academia pegar a ideia pra justificar trabalho mal pago: faz bem feito e não reclama do crédito. Ele não diria isso, tchê. Você tem mais textos sobre o Epicteto?

Permalink
  • largoECalcada

Imaginar Sísifo feliz dá mais jeito a quem escreve sobre ele do que a quem empurra a pedra.

Permalink
  • fribeiro71

A metáfora da colheita eu levo ao pé da letra, porque planto de verdade. Tem ano que tu faz tudo certo, semente, adubo, época, e a chuva não vem. O que sobra nesse ano é exatamente o que o texto diz, saber que o plantio foi bem feito. Só que isso não paga o banco, e o produtor que vive só da satisfação do plantio quebra na segunda safra ruim.

Permalink
  • flima82

Essa de ninguém tá olhando eu discordo um pouco. Freguês nota sim, leva uns meses mas nota, e volta por causa disso.

Permalink
  • emailSemLer

O crédito que outro leva resolve-se melhor com o nome no documento do que com Epicteto. As duas coisas ajudam, só uma delas fica escrita.

Permalink
  • Ovid

O professor que prepara a aula sabendo que poucos alunos vão notar o esforço me fez pensar em quanta coisa por aqui funciona igual: alguém lê um texto até o fim, responde com cuidado, e ninguém fica sabendo. Aposto que essa ideia de empurrar a pedra vai soar diferente pra quem ler numa segunda de manhã, antes de começar a própria semana.

Permalink
  • garescrtor22

Bem profundo e no final reconhecimento não é tudo é nem dinheiro

Permalink

Related posts

• O dia não acontece...

Eu sento diante da tela e prometo outra vez, que hoje eu termino o que o ontem sequer fez. O relógio se move, mas eu permaneço em meu lugar, vendo a manhã desaparecer sem sequer começar.

• Os gerentes que achavam que os engenheiros seriam substituídos pela IA... não estão sendo substituídos por ela mais rápido?

Ano passado o meu feed do LinkedIn tinha um gênero. Um gerente de programa, ou um "líder de entrega", ou alguém com Agile no título do perfil, postava um print de uma IA escrevendo uma função, acrescentava uma frase tipo "e diziam que esse trabalho era seguro, é só aprender a programar" e juntava quatrocentas curtidas de gente que faz o mesmo trabalho. A insinuação era sempre que a parte de digitar da engenharia era a engenharia, e agora que um modelo sabe digitar, a classe dos digitadores estav

• Incentivar os engenheiros a usar IA não vai acabar saindo pela culatra?

Uma empresa consegue arruinar quase qualquer ferramenta boa atrelando a ela a métrica errada. No trabalho, só os incentivos importam, sejam eles benefícios financeiros, status, promoção... Os trabalhadores trabalham movidos por incentivos. Você e eu também. Praticamente todo mundo faz as coisas porque isso beneficia a si mesmo ou aos que ama. Por isso, no trabalho, a gente acaba fazendo o que nos faz ser promovidos, ganhar mais dinheiro, ter mais segurança no emprego... A gente não é dono da emp

• Onde está o amor?

A cidade nua e crua, gélido sepulcro de vidas. Vendidas para a tecnologia. Passos robóticos, olhos coloridos, sem brilho próprio. Sorriem e anseiam pela curtida. Vitrine de boas emoções. Desfile de…

• Sobre tecnologia e despedidas.

Recentemente alguém comentou comigo sobre não entender como as pessoas mantinham contato antes do whatsapp . Eu não soube explicar, e por um momento também me perguntei como era possível. E estamos…

• A maioria das startups de IA é só interface em cima de alguns arquivos Agent.md?

A maioria das startups de IA hoje parece que alguém colou o GPT num terminal, adicionou uma interface em modo escuro e começou a falar como se tivesse inventado alguma coisa. Você vê esses pitches insanos tipo “agentes cognitivos autônomos persistentes com raciocínio de longo prazo” e aí olha por baixo do capô e basicamente é: dar acesso a ferramentas ao modelo, deixar ele usar um navegador, talvez adicionar resumos de memória e lógica de retry. Esse é o “produto”. Você consegue isso sozinho só

• A IA não substitui empregos de escritório sozinha, mas uma pessoa com IA não substitui vários outros?

Muita gente de escritório está se consolando com a pergunta errada. Ficam perguntando se a IA consegue fazer o trabalho inteiro deles. Não é esse o critério que o empregador vai usar. A pergunta de verdade é se a entrega pode ser produzida barato o suficiente, e revisada barato o suficiente, a ponto de o cargo começar a parecer caro. Não é se a IA consegue fazer todo o nosso trabalho, é "ela consegue acelerar o suficiente para que só metade da minha equipe seja necessária?". Porque a resposta pa

• A IA está deixando os gerentes clinicamente insanos?

Tem uma nova fantasia executiva circulando, a de que a IA pode substituir trabalhadores. Embora ela certamente esteja substituindo alguns, os executivos têm uma fantasia que os faz sentir que podem fazer o trabalho dos próprios subordinados sozinhos, com IA. Que eles sabem programar! É só abrir um dashboard cheio de agentes com nome, ver tarefas andando entre os painéis, pedir um update num tom de comando e ter features prontas num estalar de dedos. Parece um sonho, principalmente quando você pa