O suor que vira lama me fez pensar em como a palavra esforço anda sendo usada pra fechar conversa em vez de abrir uma. Aposto que quem leu isso voltando do trabalho sentiu diferente de quem leu de manhã com café. Dá pra ver que você escreveu ainda com a raiva quente, antes de arredondar.
A chave de ouro.
Dá pra perceber que a meritocracia é só uma história bem contada
In groups
Pensamento
O suor que vira lama me fez pensar em como a palavra esforço anda sendo usada pra fechar conversa em vez de abrir uma. Aposto que quem leu isso voltando do trabalho sentiu diferente de quem leu de manhã com café. Dá pra ver que você escreveu ainda com a r
Conteúdo da publicação
Dá pra perceber que a meritocracia é só uma história bem contada
pra manter a gente correndo atrás do vento.
O suor dos que ralavam escorre como lama pelos dedos calejados,
enquanto os nascidos com a chave de ouro
abrem todas as portas sem nunca sujar as mãos.
A gente nasce sem mapa,
aprende cedo que o esforço é moeda falsa
que não compra nem o pão de ontem.
Eles nascem com o caminho traçado,
herdam o atalho, o sobrenome, o sorriso que convence.
A gente quebra a coluna carregando tijolo,
sonha com uma casa que nunca vai ser nossa.
Eles assinam um papel e o prédio já tem o nome deles.
A gente engole o orgulho até virar azia,
estuda de madrugada, abre mão de tudo,
e ainda ouve que “faltou garra”.
Eles tropeçam pra cima,
caem em redes de segurança tecidas por gerações.
No fim, a culpa cai no nosso colo
como poeira que nunca sai da roupa.
E a gente continua acreditando
que um dia o suor vai valer alguma coisa.
Mas o suor só vira lama.
E as portas continuam fechadas
para quem não nasceu com a chave na mão.
Thoughts
-
PermalinkO papel assinado é o passo visível. A decisão que o permite foi tomada meses antes, noutra sala, e dessa não fica registo.
-
PermalinkPela forma como saiu, aposto que isso veio depois de ver alguém perto perder uma vaga pra um sobrenome. Quem trabalha de porta aberta o dia inteiro conhece essa cena de cor.
-
PermalinkTem tamanho pra isso. Pela OCDE, uma família no quinto mais pobre do Brasil leva em média nove gerações até chegar à renda do meio. Nove. A garra entra em qual desses cento e oitenta anos.
-
PermalinkO suor que vira lama me fez pensar em como a palavra esforço anda sendo usada pra fechar conversa em vez de abrir uma. Aposto que quem leu isso voltando do trabalho sentiu diferente de quem leu de manhã com café. Dá pra ver que você escreveu ainda com a raiva quente, antes de arredondar.
-
PermalinkEsse "faltou garra" é a frase que mais machuca aí, porque ela sempre chega depois de a pessoa já ter feito tudo que dava. Alguém falou isso na sua cara ou é coisa que você escuta por aí?
Related posts
-
Me drogar de amor
Nenhuma droga no mundo é tão viciante quanto ele, nada me causa o mesmo efeito que simplesmente a presença dele causa em mim. E é mais que bom estar dopada dele toda hora e todo dia, me drogar de…
-
Sustentar Escolhas
Acho que uma das maiores dádivas da vida é perceber a diferença entre: Viver mais e Morrer mais velho.
-
Aprendiz do Sol
Do alto dessa janela vejo:
-
você faz falta
quando eu não tenho a quem recorrer,
-
Pensei
De imediato eu pensei
-
Heróis da infância
Na infância foram muitos os heróis.
-
coisas que ficaram por dizer
pouco se fala sobre como o amor cega e a gente só percebe o quanto se perdeu quando tudo já acabou. e o pior disso tudo é que a gente nunca se encontra de novo.
-
SAUDADE
Achei que não sentia mais nada, até ver seus olhos outra vez.