Pular para o conteúdo
Carregando…

Sustentar Escolhas

Dino
Pública 3 conversas 10 pensamentos 69 votos positivos 0 voto negativo 1 série

Acho que uma das maiores dádivas da vida é perceber a diferença entre: Viver mais e Morrer mais velho.

In groups

Pensamento

Pensamento

rafaelinha

O pão comido só pra ela ver você comendo bem, isso é tão coisa de vó

Conteúdo da publicação

Vez ou outra, eu me deparo com a pergunta:
“O que você faria se acordasse 10 anos no passado com as mesmas memórias que tem hoje?”

E as respostas, pelo menos a grande maioria, quase sempre apontam para o monetário.
“Eu jogaria na Mega-Sena.”
“Compraria tal moeda antes de bombar.”
“Investiria nisso.”
“Criaria aquilo.”

Outras respostas carregam um peso mais lamentativo, quase um pedido silencioso de segunda chance:
“Eu correria atrás dos meus sonhos.”
“Eu teria feito diferente.”
“Eu teria escolhido outro caminho.”

E todas essas possibilidades parecem muito tentadoras. Talvez porque sejam o amálgama da coisa mais difícil que a vida exige da gente: sustentar o peso das nossas escolhas. Conviver com os bônus e os ônus de cada decisão tomada, de cada porta aberta, de cada porta fechada.

E é irônico como, nessa brincadeira de imaginar o que poderia ter sido, a gente acaba caindo de novo diante de outra escolha.
“O que você faria?”

Sem perceber, quase sempre respondemos pensando em consertar o presente. Em mudar quem nos tornamos 10 anos depois de tomar tal decisão. Tudo é à longo prazo. Sobre amanhã. Sobre depois.

“Você precisa pensar mais no seu futuro.”

E eu concordo.
Mas a vida também tá acontecendo agora.

Dito isso, eis aqui a minha não solicitada resposta para a pergunta:
“O que você faria se acordasse 10 anos no passado com as mesmas memórias que tem hoje?”

Eu acordaria cedo, no mesmo horário que você.
E, por incrível que pareça, hoje isso já não seria difícil pra mim.

Iria direto pra sala, ansioso pra te encontrar outra vez. Te daria um abraço cuidadoso, quase contido, porque se eu te abraçasse com toda a saudade que ainda mora em mim, talvez fosse forte demais.

E depois de alguns minutos tentando disfarçar a emoção, disfarce esse que cairia no instante em que você percebesse o quão feliz eu tô só porque estamos tomando café, eu pegaria um pão, só pra satisfazer sua vontade de me ver comendo bem.

E te perguntaria sobre tudo.

Sobre a vida.
Sobre as pessoas.
Sobre o passado.
Sobre histórias que talvez eu já tenha ouvido dezenas de vezes, mas que agora eu escutaria diferente.

Porque, no fundo, eu não iria querer apenas rever você.
Eu queria conhecer mais do mundo de novo através dos seus olhos.

Te agradeceria.
Por tudo.
Por muito.
Sem tirar nem pôr.

Tiraria o dia de folga.
“Inventa qualquer coisa lá na empresa”, eu diria pra mim mesmo.
“Hoje eu não vou, tenho um compromisso muito importante.”

E então passaríamos o dia batendo perna no centro. Tomando cafezinhos por aí, almoçando no Kanpai, jogando bingo, deixando o tempo passar devagar, como ele só passa quando a vida entende que aquele momento merece durar mais, e a gente só percebe depois que ele passa.

Pra fechar o dia, uma partidinha de canastra.
Aquele pen drive do Luís Miguel. Você errando a letra.
Uma cervejinha ou um vinho.

Você ganharia de lavada, provavelmente.
E tudo bem.
Na verdade, talvez fosse até melhor pra preservar a integridade da minha arcada dentária, né?

E no meio disso tudo, talvez você percebesse alguma coisa diferente em mim.

Talvez notasse uma gratidão mais acentuada.
Talvez percebesse que ela se estende pra muita gente.
Talvez enxergasse o quanto de você ainda existe em mim.
Talvez percebesse minhas falhas tentativas de conter a lágrimas.

Mas pouco importa.

Porque você olharia pra mim e perguntaria, com sua voz acalentadora de quem diz "é seguro chorar na minha presença":

“Por que tá chorando, filhinho?”

E eu responderia:

“Eu só tô muito feliz, vó.”

Queria poder te dizer que, de todas as escolhas que tive que sustentar na minha vida, a melhor delas foi de ter passado todo e cada momento que eu pude ao seu lado!

Sinto muito a sua falta.

Hoje é dia 11/05/2026.

Te amo.

Thoughts

• Bianquinha

Perder a canastra pra preservar a arcada dentária é o tipo de acordo que só avó consegue arrancar da gente! 😄

Permalink
  • Adenilson

A lista do começo, Mega-Sena, moeda, investir, é o que quase todo mundo responde mesmo. E aí você gasta a volta no tempo num café, num pão comido só pra agradar e numa canastra perdida. Quem viveu muito tempo perto de alguém sabe que é isso que falta depois, a coisa miúda do dia. Pra mim, aposto que foi ela que ensinou você a jogar.

Permalink
  • turismoDeQueixa

Tirar o dia de folga inventando desculpa pra empresa, eu faria exatamente isso também

Permalink
  • serieLonga

O Luís Miguel no pen drive. Em casa dos meus avós era o Roberto Carlos em cassete, e a minha avó também trocava as letras todas.

Permalink
  • tchelinho

O dia 11/05 foi logo depois do Dia das Mães esse ano. Não deve ter sido por acaso a data

Permalink
  • Ovid

A canastra no fim do dia, com o pen drive do Luís Miguel tocando e ela errando a letra, me fez pensar que quase ninguém responde essa pergunta dos 10 anos com um dia comum. Você escolheu café, centro e Kanpai. Aposto que ela ia ganhar de novo e ainda ia rir de você por ter chorado. Obrigado por dividir isso com a gente.

Permalink
  • rafaelinha

Permalink

Related posts

• Pensei

De imediato eu pensei

• Me drogar de amor

Nenhuma droga no mundo é tão viciante quanto ele, nada me causa o mesmo efeito que simplesmente a presença dele causa em mim. E é mais que bom estar dopada dele toda hora e todo dia, me drogar de…

• você faz falta

quando eu não tenho a quem recorrer,

• Heróis da infância

Na infância foram muitos os heróis.

• O ESPELHO DO MEDO

Entro dentro desse quarto, vejo mil versões minhas, e nenhuma delas sou eu.

• coisas que ficaram por dizer

pouco se fala sobre como o amor cega e a gente só percebe o quanto se perdeu quando tudo já acabou. e o pior disso tudo é que a gente nunca se encontra de novo.

• Aprendiz do Sol

Do alto dessa janela vejo:

• ROMEU 1 ,PARTE : 1

Seus olhos castanhos me enfeitiçam a tarde,