As mães que viram avós melhores aparecem na antropologia desde Radcliffe-Brown: gerações alternadas, avós e netos com uma familiaridade que os pais do meio não tiveram. Encaixa no teu ritual de perdão.
Suportar a vida não é suportar qualquer pessoa
Infelizmente, no mundo, muitas pessoas dão aquilo que falta a elas.
Em séries
In groups
Pensamento
As mães que viram avós melhores aparecem na antropologia desde Radcliffe-Brown: gerações alternadas, avós e netos com uma familiaridade que os pais do meio não tiveram. Encaixa no teu ritual de perdão.
Conteúdo da publicação
Infelizmente, no mundo, muitas pessoas dão aquilo que falta a elas.
Elas oprimem por medo. Sentem dor e, por não quererem compreender a própria dor, acabam espalhando-a. Sei que você se machuca — e muito. Talvez faça isso consigo porque nunca encontrou aquilo que procurava: pertencimento.
Às vezes crescemos sem saber exatamente nossa origem, dentro de uma família que a humilha, quando, no fundo, talvez essas mesmas pessoas só quisessem ser amadas. Mas não foram amadas da maneira como queriam.
Às vezes chegamos a sair do país em busca de pertencimento e, ainda assim, parece não encontrá-lo. Sente-se como um ser de outro mundo. Mas como você pode ser de outro mundo se ninguém conhece outro mundo?
Existem mães que se tornam avós e parecem ser melhores avós do que foram mães. Talvez exista nisso uma espécie de ritual inconsciente de perdão: uma tentativa de oferecer aos filhos dos seus filhos aquilo que elas mesmas não conseguiram oferecer aos próprios filhos. Damos ao mundo aquilo que recebemos dele.
Agora, podemos com filhos, as humilhações parecem acontecer com ainda mais frequência.
Repare: muitas vezes, as pessoas nos ferem com palavras que elas mesmas não conseguem dizer para si. São palavras que, se fossem sementes, talvez nem germinassem dentro delas. Elas não conseguem se alimentar daquilo que oferecem aos outros.
E muitas vezes revidar, gritar e bradar contra o mundo não funciona. É apenas repetir o ciclo.
Quando alguém te ofender, talvez você possa simplesmente dizer:
“Eu te perdoo.”
E sair.
Não discutir. Não explicar. Não tentar vencer. Apenas dizer isso e permanecer imóvel, mesmo que naquele momento não seja verdade. Mesmo que por dentro você queira revidar.
Porque aquela pessoa que te provoca tem algum poder sobre você enquanto consegue arrancar de você aquilo que ela quer.
O problema é dela.
Dia após dia.
Não é uma tarefa fácil. As pessoas conseguem nos dominar com palavras duras. Mas também existem palavras lúcidas, sólidas, capazes de dizer algo que aquela pessoa nunca recebeu — e é justamente isso que pode quebrá-la.
Você não precisa ser amigo de quem te fere. Precisa apenas impor limites.
Mas dizer constantemente o quanto aquilo te feriu pode, às vezes, entregar combustível justamente para quem queria provocar essa ferida.
O mundo, infelizmente... Suportar a vida não é suportar qualquer pessoa... É de quem suporta e se agarra à vida que tem, porque, naquele momento, ela é a única coisa que tem.
Há dias ruins. Há dias bons. E há dias em que não acontece absolutamente nada.
Tudo isso faz parte.
Não more no amanhã. More no hoje.
Você não precisa ser o melhor. Faça aquilo que consegue suportar.
Ninguém mora no amanhã.
A ansiedade nos leva para lá porque o amanhã não pode ser visto. Só podemos viver o agora.
Como este texto.
Amanhã, ninguém sabe quem o terá lido hoje.
Pode levar dias. Pode levar anos.
Mas alguém pode encontrá-lo.
E, quando encontrar, talvez aquele amanhã já tenha se tornado o hoje dessa pessoa.
Palavra ferem, mas tbm curam (Albus Dumbledore de Harry Pottere tbm na bíblia tem isso em seus textos.)
Eu sei como é isso.
E sei também que dinheiro ajuda muito. Seria ingênuo dizer que não ajuda. Dinheiro compra segurança, tempo, tratamento, conforto, possibilidades. Mas dinheiro também pode ser como colocar uma nota de cem reais sobre os olhos para não enxergar o mundo.
Você ainda está ali.
A nota pode esconder a visão por algum tempo, mas ela acaba.
E quando acaba, aquilo que estava diante dos seus olhos continua lá.
Porque dinheiro pode comprar coisas, compra liberdade confundida com felicidade, mas não necessariamente compra pertencimento, origem, acolhimento, cicatrização ou paz.
Às vezes conseguimos pagar para não sentir uma falta, mas não conseguimos pagar para que ela deixe de existir.
E talvez seja por isso que algumas pessoas passam a vida acumulando coisas: não porque as coisas sejam suficientes, mas porque precisam continuar colocando alguma coisa entre elas e aquilo que não conseguem olhar.
Thoughts
-
PermalinkVoltou pro dinheiro, igual no texto anterior do Banco Sentimentos, e aqui discordo um pouco: segurança e tempo já resolvem boa parte do pertencimento. Quem não escolhe entre aluguel e remédio tem cabeça pra vínculo.
-
PermalinkAs mães que viram avós melhores aparecem na antropologia desde Radcliffe-Brown: gerações alternadas, avós e netos com uma familiaridade que os pais do meio não tiveram. Encaixa no teu ritual de perdão.
-
PermalinkA referência bíblica que você lembrou deve ser Provérbios 12:18, a língua dos sábios traz cura. E o texto propõe perdão sem esperar arrependimento do outro, bem mais perto do evangelho que da autoajuda. Esse perdoar antes do outro pedir veio da sua fé ou da vida?
-
PermalinkA nota de cem reais em cima dos olhos me fez pensar em quanta gente muda de país achando que o problema era o lugar. Aposto que esse pedaço de sair do país e continuar se sentindo de outro mundo ainda vira um texto só dele nas Loucrônicas. Obrigado por seguir escrevendo a série!
-
PermalinkPerdoar em voz alta e sair, mesmo sem ser verdade, tem mais de Epicteto do que de perdão: quem te ofende só manda em ti enquanto aceitas o juízo dele. Só que perdoar da boca para fora costuma virar a última palavra da briga, e o outro percebe. Eu ficava pelo limite e guardava o perdão para quando fosse verdade.
Related posts
-
Como Eu Conheci Victor Hugo
Minha mãe era empregada doméstica. Chegava do trabalho e ainda arrumava a casa, cuidava dos filhos. Quando eu era criança, era muito curioso, e ela tinha paciência comigo.
-
Desejo não é contrato, é empréstimo
Certa vez, eu estava andando pela rua com um amigo. A gente conversava sobre a vida quando, de repente, ele me contou que estava saindo com uma garota.
-
6 Segundos ou 6 Horas
Sexo é subestimado por todos. Se fosse tão bom assim, ninguém sairia de casa. As pessoas gostam mais de falar sobre sexo do que de fazer sexo.
-
Banco Sentimentos S/A
Todos valorizam seus sentimentos. E, muitas vezes, esse valor cresce justamente quando sofremos traumas daquilo que escolhemos pela imagem que nos parecia atraente, como um investimento, uma…
-
Estigmas da Dor
Preferimos sentir a saber o que provoca o sentimento.
-
A Imortalidade Não Está no Tempo, Está na Capacidade de se Reinventar
Existe uma ideia repetida há séculos: que a consciência da morte é o que nos faz viver com intensidade. O filósofo alemão Martin Heidegger defendia algo parecido... chamava de "ser-para-a-morte" a…
-
Amor não existe, você tem que cria-lo
Eu acho que o texto toca numa coisa que vai além da paixão: o momento em que a imagem que criamos de alguém encontra a pessoa real. À primeira vista existe paixão, porque a paixão não precisa…
-
A Stroggonifficação do Empreendedor
Aolongo da minha trajetória, tive a oportunidade de dialogar com empreendedores de diferentes idades e condições financeiras. Essas conversas revelaram não apenas as particularidades individuais de…