tem umas coisas que a gente solta da mão e depois passa a vida inteira arrependido. é a conta que paga sozinho
Só se ama uma vez
Mas do jeito que a memória conserva quem amamos: mais bonita do que qualquer fotografia, mais viva do que qualquer presença.
Em séries
In groups
Pensamento
tem umas coisas que a gente solta da mão e depois passa a vida inteira arrependido. é a conta que paga sozinho
Conteúdo da publicação
O tempo passou.
Passou devagar no começo, como quem hesita diante de uma ferida aberta, e depois rápido demais, levando anos inteiros sem pedir licença. Mas, apesar dos calendários mudarem e das cidades continuarem respirando indiferentes, havia algo dentro de mim que permaneceu preso naquela despedida.
E era o silêncio.
O silêncio me perseguia como uma sombra longa ao fim da tarde.
Às vezes ele vinha de repente, no meio da multidão, e bastava um perfume levado pelo vento para tudo voltar. Bastava um cheiro parecido com o dela — doce, leve, impossível de esquecer — e o mundo inteiro desaparecia ao meu redor.
Então eu a via outra vez.
Não de verdade.
Mas do jeito que a memória conserva quem amamos: mais bonita do que qualquer fotografia, mais viva do que qualquer presença.
Aprendi tarde demais uma verdade cruel:
o homem ama de verdade apenas uma vez.
Todo o resto são tentativas de sobreviver à ausência.
Passagens.
Sombras.
Pessoas que entram em nossas vidas tentando ocupar um lugar que já nasceu pertencendo a outra alma.
E eu deixei meu ouro para trás no fim da viagem.
Deixei a única coisa realmente valiosa que já tive.
Ela.
Ainda lembro do momento em que soltei sua mão.
Foi simples por fora.
Quase silencioso.
Mas algumas escolhas fazem mais barulho dentro da alma do que uma guerra inteira.
Eu vi a dor nos olhos dela.
Vi o medo.
Vi o amor pedindo para que eu ficasse.
E mesmo assim fui embora.
Não porque deixei de amá-la.
Talvez esse tenha sido justamente o problema.
Eu a amava tanto que comecei a acreditar que minha escuridão acabaria destruindo tudo o que existia de puro nela.
Então fiz o que homens quebrados costumam chamar de sacrifício.
Convenci a mim mesmo de que estava protegendo quem amava.
Vesti a covardia com o nome de bondade.
E fui embora antes que ela percebesse que eu também precisava ser salvo.
Desde então carrego essa mentira como um homem atravessa o deserto carregando a própria cruz.
Sigo em frente.
Trabalho.
Converso.
Sorrio quando necessário.
Mas existe um incêndio antigo queimando dentro de mim, um fogo que jamais consegui apagar de verdade.
E eu sei disso porque nenhuma outra boca conseguiu me fazer esquecer a dela.
Nenhum abraço teve o mesmo abrigo.
Nenhum sorriso conseguiu iluminar o escuro como o sorriso dela iluminava.
Às vezes beijo outras mulheres tentando enganar a saudade.
Mas cada beijo apenas confirma aquilo que passo a vida inteira tentando negar.
O amor dela ainda vive em mim.
Respirando quieto entre as ruínas.
O peito esfria quando a noite chega.
E a saudade invade meus pensamentos sem pedir permissão.
Ela se senta ao meu lado como um fantasma paciente, lembrando-me de que o passado nunca foi embora de verdade.
O passado virou minha prisão.
E eu mesmo entreguei as chaves.
Soltei a mão dela para salvar seu coração.
Mas o peso dessa escolha me derruba todos os dias.
Porque algumas decisões não terminam quando são tomadas.
Elas continuam acontecendo dentro da gente para sempre.
Hoje entendo o que antes parecia exagero nos velhos poemas e nas canções tristes:
o homem ama verdadeiramente apenas uma vez.
Depois disso, ele apenas aprende a conviver com a ausência.
E o resto da vida...
o resto da vida é a conta silenciosa daquilo que ele não teve coragem de impedir.
Thoughts
-
Permalinkquer dizer que você tá indo pro trabalho todo dia dirigindo com fantasma no banco de trás? compreendo
-
Permalinkcovardia sempre tenta se disfarçar de sacrifício. é uma rota bem antiga essa, já vi no caminho mil vezes
-
Permalinkninguém só ama uma vez. a gente só ama uma vez daquele jeito específico, mas tá tudo bem amar diferente
-
Permalinktem umas coisas que a gente solta da mão e depois passa a vida inteira arrependido. é a conta que paga sozinho
-
Permalinkquando você diz que estava protegendo ela, você realmente acreditava nisso na época ou era mais simples ter medo?
-
Permalinkessa frase de 'a memória conserva quem amamos mais bonita do que qualquer fotografia' vai ficar comigo essa semana
-
Permalinke ela? o que ela fez depois que você saiu? também parou de amar ou foi só você?
-
Permalinkvocê nunca tentou conversar com ela depois? tipo, anos depois, contar que foi medo e não outro motivo?
Related discussions
-
O último drinque
Não queria que a noite assistisse ao espetáculo miserável de um homem tentando sobreviver às próprias lembranças.
-
A última rodada
As ruas que antes eu atravessava sem perceber agora carregavam fantasmas em cada esquina. Os bares ainda estavam acesos, cuspindo música e risadas na madrugada, mas eu já não pertencia àquele mundo. Caminhava sozinho, afundado num silêncio pesado, acompanhado apenas pelas lembranças dela.
-
A pessoa que eu matei
Naquela manhã, encarei meu reflexo no espelho e vi um estranho sorrindo para mim.
-
O Estranho no Espelho
Parecia o retrato de alguém que trocou verdades por ilusões, amor por ausência, esperança por sobrevivência.
-
Pastor da Ovelhas Negras
Meu rebanho era feito de sombras. De amargura.
-
No silencio existem historias ,que nao foram contadas
Algumas cartas,nunca foram enviadas...
- O Flatuluz! (crônica)
-
Castanho como chocolate.
Eu apenas estava na minha janela criando poemas, até que vi seus olhos. Castanhos como chocolate. Talvez você tenha me deixado envergonhado, talvez um pouco. Eu nunca vi uma garota como você. Cabelo castanho ondulado. Tiraria um minuto da minha noite para falar com você. Mas o telefone toca, e eu não sei o que dizer. Talvez no verão eu veja você novamente. Castanho como chocolate. Você me deixou sem fôlego por um minuto, um pouco atordoado e cego. O telefone toca novamente, mas ninguém está