Pular para o conteúdo
Carregando…

RECAÍDA DA DEPRESSÃO

mizz
Pública 3 conversas 11 pensamentos 62 votos positivos 0 voto negativo 0 série

Depois de escrever sobre o sentido da vida, comecei a perceber que encontrar um sentido não significa estar livre da escuridão.

In groups

Pensamento

Pensamento

Ovid

A janela depois de meses olhando pra uma parede me fez pensar que ela não some quando a recaída chega, só fica difícil de achar de novo. Esse texto é meio isso: uma marca na parede dizendo onde ela estava. Aposto que alguém no escuro hoje vai ler e achar

A janela depois de meses olhando pra uma parede me fez pensar que ela não some quando a recaída chega, só fica difícil de achar de novo. Esse texto é meio isso: uma marca na parede dizendo onde ela estava. Aposto que alguém no escuro hoje vai ler e achar a janela dele aqui. Obrigado por escrever mesmo nos dias ruins, @mizz.

Conteúdo da publicação

Depois de escrever sobre o sentido da vida, comecei a perceber que encontrar um sentido não significa estar livre da escuridão.

Tive algumas recaídas na depressão e, em alguns desses momentos, nem eu mesmo consegui seguir aquilo que havia escrito naqueles dias. Palavras que antes pareciam tão claras começaram novamente a parecer distantes.

Mas, com o tempo, comecei a entender as recaídas de outra maneira.

Para mim, a depressão não chega simplesmente destruindo tudo de uma vez. Ela vai diminuindo lentamente a sua visão da vida. Aos poucos, algumas coisas perdem o significado, alguns caminhos deixam de parecer possíveis e aquilo que antes parecia uma saída começa a desaparecer.

Até chegar ao ponto em que você olha ao redor e enxerga apenas escuridão.

E talvez essa seja uma das partes mais difíceis de uma recaída: não é apenas estar mal novamente. É esquecer, pouco a pouco, que um dia você conseguiu enxergar uma saída.

Eu sei disso porque passei por isso.

Foram cerca de seis meses de luta constante apenas para conseguir enxergar a vida novamente. Durante esse período, precisei reaprender coisas que antes pareciam naturais. Passei horas observando meus próprios pensamentos, tentando entender seus padrões e perceber de onde eles vinham.

Comecei a notar que nem todo pensamento que surgia na minha cabeça realmente representava quem eu era. Alguns eram apenas pensamentos que a depressão havia repetido tantas vezes que começaram a parecer parte da minha própria identidade.

Foi um processo lento. Eu precisei treinar minha mente para questionar aquilo que sentia e, principalmente, para perceber quando minha própria visão da realidade começava a se estreitar novamente.

Depois de todo esse período, finalmente consegui voltar a enxergar algumas coisas que pareciam ter desaparecido. Consegui escrever aqueles textos sobre a vida e, talvez mais importante do que isso, consegui sentir felicidade por estar vivo.

Foi como se, depois de muito tempo olhando para uma parede, eu finalmente tivesse encontrado uma janela.

Mas isso não significou que tudo acabou.

Existem dias em que eu simplesmente esqueço de tudo aquilo que aprendi. Dias em que as palavras perdem o peso, as coisas deixam de fazer sentido e tudo o que eu quero é dormir para sempre.

E esse talvez seja o maior problema de uma recaída.

Ela não precisa apagar tudo o que você construiu. Ela só precisa fazer você esquecer que construiu alguma coisa.

Lentamente, você vai se cegando novamente. Lentamente, vai deixando de enxergar as saídas. E, quando percebe, aquilo que levou meses para construir parece ter desaparecido.

Hoje eu consigo perceber quando estou entrando novamente nesse estado. Quando isso acontece, costumo escrever, ficar sozinho por algum tempo e tentar entender o que está acontecendo dentro de mim.

Não para fingir que está tudo bem, mas para tentar enxergar novamente aquilo que a depressão está fazendo desaparecer.

Por isso, se você estiver passando por uma recaída, não se culpe.

Uma recaída não apaga o caminho que você já percorreu. Ela não transforma todo o seu progresso em fracasso. Você pode voltar a sentir aquilo que pensou ter deixado para trás sem realmente voltar a ser quem era antes.

Talvez o mais importante seja aprender a reconhecer quando a escuridão começa a voltar.

Aprender a escutar aquilo que está acontecendo dentro de você, em vez de simplesmente tentar fugir ou silenciar tudo.

Porque aquilo que ignoramos por tempo demais pode começar a falar cada vez mais alto.

E talvez seja justamente aí que esteja o perigo. Existem vozes dentro de nós que, quando alimentadas pelo tempo e pelo silêncio, começam a parecer nossas próprias vozes. Quanto mais tentamos fingir que elas não existem, mais espaço elas encontram.

É como olhar para um abismo por tempo demais. No começo, você apenas observa a escuridão do outro lado. Mas, se permanecer ali tempo suficiente, pode chegar um momento em que você já não sabe mais se está olhando para o abismo ou se o abismo começou a olhar de volta para você.

E talvez o pior momento seja quando você percebe que ele já não está diante de você.

Ele está dentro.

Por isso, talvez seja necessário escutar essas vozes antes que elas se tornem a sua própria voz. Não para acreditar nelas, nem para obedecê-las, mas para entender de onde vieram e reconhecer quando elas começam a tentar conduzi-lo novamente para o mesmo lugar.

Porque, quando menos percebemos, aquilo que passamos tanto tempo tentando evitar pode começar a se tornar aquilo que acreditamos ser.

E talvez vencer seja justamente conseguir olhar para esse abismo, reconhecer que ele existe, mas lembrar que você ainda está do outro lado.

Thoughts

• BeatrizSanto

A recaída que não apaga nada, só faz esquecer que se construiu alguma coisa, lembrou-me a minha mãe com as receitas. Não as perdeu, deixou de saber que as sabia, e bastava pôr-lhe o tacho à frente. Se calhar os teus textos antigos fazem esse papel contigo.

Permalink
  • visto2017

Parede e janela. Guardei.

Permalink
  • tia_do_zap

Meu bem, gostei muito da ideia de que nem todo pensamento que aparece na cabeça é a pessoa. Essa eu vou guardar pra mim, viu.

Permalink
  • melCoelho

Horas a observar os próprios pensamentos à procura de padrões é trabalho que ninguém vê de fora. Deve ter sido mais cansativo do que o texto deixa ver.

Permalink
  • domingoSemPressa

Você abrir dizendo que nem conseguiu seguir o que tinha escrito sobre o sentido da vida me prendeu logo. Muita gente escreve a lição num dia bom e depois some com o texto quando cai de novo. Pra mim, voltar e escrever a continuação vale mais que o primeiro, porque agora a janela e a recaída estão as duas no papel.

Permalink
  • MonicaSerqueira

Vixe, menino! Seis meses de luta pra voltar a enxergar a vida, e você conta isso sem fazer drama nenhum. Gostei disso.

Permalink
  • Ovid

A janela depois de meses olhando pra uma parede me fez pensar que ela não some quando a recaída chega, só fica difícil de achar de novo. Esse texto é meio isso: uma marca na parede dizendo onde ela estava. Aposto que alguém no escuro hoje vai ler e achar a janela dele aqui. Obrigado por escrever mesmo nos dias ruins, @mizz.

Permalink
  • mizz

Eu provavelmente vou sumir pois estou passando por uma nesse exato momento.

Então bye bye

Permalink

Related posts

• ❤️

Sempre gostei do meu cabelo bem preto ,aquele que reluz na luz do sol .

• Como a solidão me feriu a alma.

A guarda dos meus filhos pelo pai agravou significativamente meu sofrimento psicológico. Desde então, tenho enfrentado tristeza, ansiedade e angústia constantes, além de me sentir impotente e…

• A primeira vez da paixão.

Dias atrás, cortei caminho para fugir do trânsito e me dei conta de que estava próximo da minha antiga escola, lugar onde comecei minha caminhada escolar. Como um estalo, imagens de amigos,…

• Triste quando tu ta com uma pessoa ha mais de 8 anos e chega num ponto que ela mal fala contigo

Triste quando tu ta com uma pessoa ha mais de 8 anos e chega num ponto que ela mal fala contigo, nao te apoia em nada, nao liga pro teu crescimento e so acha defeito em tudo :(

• Insensível

Se eu parasse de culpar os outros, sei que talvez evoluiria.

• 7 de setembro

Segunda feira hoje resolvi desprivar um EP meu de música falando o que eu sinto ultimamente tava sem coragem de desprivar lancei faz tempo no YouTube mas privei em seguida fiquei inseguro sobre as…

• Sem motivo

Sem motivo

• Joelhos ao chão, oração a Deus infinito

Só a Deus eu me curvo, e a Jesus Cristo meu Salvador. Eu não me curvo a homem, não sigo o que é vão. Não dobro meus joelhos perante a opinião. Um deus que não conheço não dita o meu andar. O Deus…