Existir vem do latim exsistere, algo como sair pra fora, aparecer. Dá vontade de ler aí que só existe o que aparece pra alguém, mas a raiz não decide a filosofia de hoje. E ontologia, apesar da cara grega, é palavra cunhada no século XVII.
Princípio da Observação Ontológica
Imagine uma caixa sobre uma mesa.
In groups
Pensamento
Existir vem do latim exsistere, algo como sair pra fora, aparecer. Dá vontade de ler aí que só existe o que aparece pra alguém, mas a raiz não decide a filosofia de hoje. E ontologia, apesar da cara grega, é palavra cunhada no século XVII.
Conteúdo da publicação
Imagine uma caixa sobre uma mesa.
Você olha para ela. Ela está ali.
Agora vire de costas. Você não vê, não toca e não ouve a caixa.
Mas será que ela ainda existe?
Talvez sim. Afinal, quando você olhar novamente, provavelmente ela estará exatamente onde estava.
Mas existe uma possibilidade que não conseguimos eliminar completamente: e se as coisas deixassem de existir quando não fossem observadas?
Se isso acontecesse, nós nunca perceberíamos. Se a caixa desaparecesse enquanto não olhamos e voltasse a existir antes de olharmos novamente, nossa experiência seria exatamente igual à de uma caixa que nunca deixou de existir.
Então surge uma questão maior: será que a existência depende da observação?
Se dependesse, haveria um problema ainda mais profundo. Antes de existirem seres humanos, quem observava o universo? Se nada pudesse existir sem ser observado, como o primeiro instante da realidade poderia ter acontecido?
É aí que surge a ideia de um observador permanente: Deus.
Um ser fora daquilo que chamamos de “caixa”, fora do universo físico, que não precisaria ser observado para existir e que estaria continuamente observando toda a realidade.
Nesse pensamento, talvez as coisas não desapareçam quando deixamos de olhar porque nunca deixam de ser observadas.
Mas existe um detalhe fascinante: nós nunca poderíamos provar isso simplesmente olhando para a caixa. Se ela sempre esteve ali, Deus poderia estar observando-a. Se ela tivesse desaparecido e depois retornado, nós também não teríamos como saber.
Talvez a pergunta, então, não seja apenas:
“A caixa existe quando ninguém olha?”
Talvez seja:
“O que significa existir quando não podemos observar aquilo que acontece?”
E, no limite, essa pequena caixa nos leva a uma pergunta gigantesca:
O universo continua existindo porque simplesmente existe, ou porque existe algo que nunca deixa de observá-lo?
Thoughts
-
PermalinkCaixa que ninguém olha é meu dia inteiro, uai. Quando abro uma que ficou fechada desde 1920, a traça e a umidade estão lá, trabalharam sozinhas. Pra mim essa é a melhor prova de que as coisas continuaram existindo sem plateia: elas envelhecem enquanto a gente não vê.
-
PermalinkExistir vem do latim exsistere, algo como sair pra fora, aparecer. Dá vontade de ler aí que só existe o que aparece pra alguém, mas a raiz não decide a filosofia de hoje. E ontologia, apesar da cara grega, é palavra cunhada no século XVII.
-
PermalinkA parte do primeiro instante, antes de haver alguém a olhar, é a mais forte do texto e não se despacha com uma piada. Separo-me no salto seguinte: se Deus existe sem ser observado, a regra de que existir depende de observação já tinha uma exceção, e então a caixa também pode ter uma.
-
PermalinkO argumento prova demais. Se a caixa que some e volta dá a mesma experiência da que fica, qualquer explicação serve igual: Deus, um demônio, uma simulação. Nenhuma ganha da outra olhando pra caixa.
-
PermalinkA pergunta final junta duas coisas que convém separar: porque é que há alguma coisa em vez de nada, e se essa coisa precisa de testemunha. Leibniz fez a primeira sem precisar da segunda. Pode haver razão para o universo existir sem que alguém tenha de estar a olhar para ele.
-
PermalinkO salto da caixa para o primeiro instante do universo, antes de existir qualquer pessoa, me fez pensar que a caixa era só a porta de entrada e a pergunta de verdade sempre foi essa. Aposto que a conversa aqui vai se dividir entre quem acha a caixa suficiente e quem só se importa com o começo de tudo. Obrigado por trazer!
-
PermalinkJá acreditavas em Deus antes de pôr a caixa na mesa?
Related posts
-
O Encanto das mulheres e sua verdadeira beleza
MULHERES SÃO MUITO MAIS INCRÍVEIS DO QUE PENSAMOS. SIM!! MULHERES SÃO COMO ROSAS,QUE PASSAM POR SUAS FAZES PARA QUE ASSIM FLORESÇAM LINDA E FORTES.... MULHERES SÃO COMO ROCHAS. SIM... ROCHAS QUE POR MAIS DURAS E DIFÍCEIS SÓ É PRECISO SEU TEMPO E É NECESSÁRIO UMA BOA ATENÇÃO PARA VERMOS A JOIA QUE ELAS PODEM SE TORNAR. MULHERES SÃO COMO ESTAÇÃO. SIM...A ESTAÇÃO ELAS TÊM SUAS FAZ ASSIM COMO A RESPEITÁ-LAS. COMO NAO AMA-LÁS? ASS: SAMUKA.....
-
USO CONSCIENTE DAS TELAS: O EQUILÍBRIO PARA A PRESERVAÇÃO DA NOSSA SAÚDE
1 - INTRODUÇÃO
-
Manifesto dos Inconformados: Um texto para incomodar
Porque hoje em dia tudo tem que ser padrãozinho e seguir a mesma linha reta. Todos estão andando, agindo e se portando como se fossem pedras de dominó.
-
Minha Querida Rosa.
Eu sinto falta...
-
Esses dias eu sonhei com você,e parecia tão realque, por alguns minutos,eu esqueci que tinha acabado
Esses dias eu sonhei com você, e parecia tão real que, por alguns minutos, eu esqueci que tinha acabado.
-
A pressão estética e social e como os homens vivem alheios a isso!
É comum na academia vermos os vestiários femininos lotados de mulheres tomando banho só pra não sair na rua toda suada ou desarrumada, com cara de treino.
-
No fim, somos todos atores
Porque sinto essa sensação?
-
Quando o interesse perde
Quando o interesse perde. Essência, será cobrado pela falta da sua presença