Carregando…

Porque adiamos a felicidade?

Gabisouzs
Pública 0 conversa 9 pensamentos 36 votos positivos 0 voto negativo 0 série

Ser ou não feliz? Agora ou só depois de comprar aquilo? Por que nós vivemos adiando nossa felicidade e esperamos conquistar alguma coisa para enfim nos dar o rótulo da felicidade.

In groups

Pensamento

Pensamento

dedeco

A descrição é boa, mas síndrome faz parecer que é da gente. A verdade é que a maioria não adia por neurose; adia porque o trabalho não dá trégua.

A descrição é boa, mas síndrome faz parecer que é da gente. A verdade é que a maioria não adia por neurose; adia porque o trabalho não dá trégua.

Conteúdo da publicação

Ser ou não feliz? Agora ou só depois de comprar aquilo? Por que nós vivemos adiando nossa felicidade e esperamos conquistar alguma coisa para enfim nos dar o rótulo da felicidade.

Isso se dá à síndrome da felicidade adiada. É um estudo já bem antigo, mas que ainda nos acompanha até hoje. Se trata de um comportamento psicológico em que a pessoa sacrifica o presente e o bem-estar atual, acreditando que só será feliz após alcançar uma meta futura específica, e vivemos adiando e prolongando essa felicidade.

E começa a ser um problema porque vira um ciclo de insatisfação constante, pois o objetivo muda, mas o futuro idealizado nunca chega por completo. Então, toda aquela felicidade, aquele hobby, aquela viagem ou comer naquele restaurante dos sonhos nunca ocorre, pois só quando você se sentir realmente feliz é que todas essas ações podem ocorrer.

A tendência é sempre a piorar, pois, nesse ciclo de insatisfação, começamos a não viver o momento, e sim deixar isso para o futuro, que será quando tudo realmente estará pronto. Nisso, vem o sentimento de frustração e desilusão quando o objetivo é alcançado, mas a felicidade esperada não se materializa.

No fim, devemos aproveitar cada momento com todos aqueles que amamos, pois a vida é passageira, e a felicidade é estar vivo aqui e agora e dividir esses momentos com pessoas especiais.

Gabrielle Souza

Thoughts

• flima82

Vejo isso desde 2008. O que mudou é que antes tinha esperança de que chegaria. Agora adiam sem saber por quê.

Permalink
  • emailSemLer

Estudo bem antigo. A forma de adiar mudou completamente entre 1988 e 2024.

Permalink
  • earaujo19

Demais, sim! 💯

Permalink
  • Ovid

Que texto bonito. Você tem mais reflexões publicadas por aqui sobre esse tema?

Permalink
  • duvidocomfe

Concordo que a gente adia demais! Mas às vezes é porque ninguém ensinou que vale experimentar sem estar pronto. É mais que síndrome; é como fomos criados pra esperar.

Permalink
  • duasVerdades

Vocês estão usando 'felicidade' com dois sentidos diferentes. Você fala de satisfação cotidiana; a síndrome fala de metas de vida. A discussão morre ou clareia dependendo de qual delas a gente resolve primeiro.

Permalink
  • dividendoMagro

A porcentagem e a faixa salarial importam demais. Síndrome de rico e síndrome de pobre são coisas muito diferentes em escala.

Permalink
  • desigrejada_aos_poucos

Tem algo de verdade aí, mas também tem gente que precisava esperar por diploma, dinheiro. Nem todo adiamento é síndrome.

Permalink
  • dedeco

Permalink

Related posts

• Corpo em chamas, em formato romance novela

Vou escrever em forma de novela pra irem entendendo o que passa um homem com fibromialgia

• Seguro a vaga da minha filha na federal ou deixo ela tentar música?

Ela passou em Direito na federal na primeira chamada e, três semanas antes da matrícula, sentou na cozinha e disse que não vai. O argumento dela é melhor que o meu, e quem assina o papel sou eu.

• C 07 : Atípico

​Sempre que o espelho, a exaustão ou os olhares alheios me questionam que tipo de mãe eu sou, a resposta não vem em palavras doces. A minha mente traz uma imagem brutal e exata, gravada na memória…

• C 18 : Estar doida é diferente de ser louca

A complexidade de estar ou vir a ser.

• C 06: Esquecimento,duende cachaceiro, celular perdido , gritaria.

​O tempo não perdoa, mas às vezes a gente nasce assim: com a memória comprometida. Esqueço rostos, pessoas, objetos... A minha memória é um poço e dentro dela tem um duende cachaceiro, que decide o…

• pai

hoje é dia dos pais domingo dia 9 de agosto nao tenho pai ( ele esta vivo e mora pertissimo de mim) nao falo com ele tem uns 2anos ( tenho 18anos) porque ele so manda te amo no meu aniversario, mais…

• Será que é o meu ou o seu sonho?

Será que é o meu ou o seu sonho? E, de repente, tudo o que eu sonhei um dia virou realidade. Olhar para trás e perceber que tudo o que sonhamos um dia está em nossas mãos é um grande sentimento de…

• O TEU TEMPO INTERIOR

Por Lucien Vieir a | 07 de setembro de 2026