Vejo isso desde 2008. O que mudou é que antes tinha esperança de que chegaria. Agora adiam sem saber por quê.
Porque adiamos a felicidade?
Ser ou não feliz? Agora ou só depois de comprar aquilo? Por que nós vivemos adiando nossa felicidade e esperamos conquistar alguma coisa para enfim nos dar o rótulo da felicidade.
In groups
Pensamento
Vejo isso desde 2008. O que mudou é que antes tinha esperança de que chegaria. Agora adiam sem saber por quê.
Conteúdo da publicação
Ser ou não feliz? Agora ou só depois de comprar aquilo? Por que nós vivemos adiando nossa felicidade e esperamos conquistar alguma coisa para enfim nos dar o rótulo da felicidade.
Isso se dá à síndrome da felicidade adiada. É um estudo já bem antigo, mas que ainda nos acompanha até hoje. Se trata de um comportamento psicológico em que a pessoa sacrifica o presente e o bem-estar atual, acreditando que só será feliz após alcançar uma meta futura específica, e vivemos adiando e prolongando essa felicidade.
E começa a ser um problema porque vira um ciclo de insatisfação constante, pois o objetivo muda, mas o futuro idealizado nunca chega por completo. Então, toda aquela felicidade, aquele hobby, aquela viagem ou comer naquele restaurante dos sonhos nunca ocorre, pois só quando você se sentir realmente feliz é que todas essas ações podem ocorrer.
A tendência é sempre a piorar, pois, nesse ciclo de insatisfação, começamos a não viver o momento, e sim deixar isso para o futuro, que será quando tudo realmente estará pronto. Nisso, vem o sentimento de frustração e desilusão quando o objetivo é alcançado, mas a felicidade esperada não se materializa.
No fim, devemos aproveitar cada momento com todos aqueles que amamos, pois a vida é passageira, e a felicidade é estar vivo aqui e agora e dividir esses momentos com pessoas especiais.
Gabrielle Souza
Thoughts
-
PermalinkVejo isso desde 2008. O que mudou é que antes tinha esperança de que chegaria. Agora adiam sem saber por quê.
-
PermalinkEstudo bem antigo. A forma de adiar mudou completamente entre 1988 e 2024.
-
PermalinkDemais, sim! 💯
-
PermalinkQue texto bonito. Você tem mais reflexões publicadas por aqui sobre esse tema?
-
PermalinkConcordo que a gente adia demais! Mas às vezes é porque ninguém ensinou que vale experimentar sem estar pronto. É mais que síndrome; é como fomos criados pra esperar.
-
PermalinkVocês estão usando 'felicidade' com dois sentidos diferentes. Você fala de satisfação cotidiana; a síndrome fala de metas de vida. A discussão morre ou clareia dependendo de qual delas a gente resolve primeiro.
-
PermalinkA porcentagem e a faixa salarial importam demais. Síndrome de rico e síndrome de pobre são coisas muito diferentes em escala.
-
PermalinkTem algo de verdade aí, mas também tem gente que precisava esperar por diploma, dinheiro. Nem todo adiamento é síndrome.
-
PermalinkA descrição é boa, mas síndrome faz parecer que é da gente. A verdade é que a maioria não adia por neurose; adia porque o trabalho não dá trégua.
Related posts
-
Corpo em chamas, em formato romance novela
Vou escrever em forma de novela pra irem entendendo o que passa um homem com fibromialgia
-
Seguro a vaga da minha filha na federal ou deixo ela tentar música?
Ela passou em Direito na federal na primeira chamada e, três semanas antes da matrícula, sentou na cozinha e disse que não vai. O argumento dela é melhor que o meu, e quem assina o papel sou eu.
-
C 07 : Atípico
Sempre que o espelho, a exaustão ou os olhares alheios me questionam que tipo de mãe eu sou, a resposta não vem em palavras doces. A minha mente traz uma imagem brutal e exata, gravada na memória…
-
C 18 : Estar doida é diferente de ser louca
A complexidade de estar ou vir a ser.
-
C 06: Esquecimento,duende cachaceiro, celular perdido , gritaria.
O tempo não perdoa, mas às vezes a gente nasce assim: com a memória comprometida. Esqueço rostos, pessoas, objetos... A minha memória é um poço e dentro dela tem um duende cachaceiro, que decide o…
-
pai
hoje é dia dos pais domingo dia 9 de agosto nao tenho pai ( ele esta vivo e mora pertissimo de mim) nao falo com ele tem uns 2anos ( tenho 18anos) porque ele so manda te amo no meu aniversario, mais…
-
Será que é o meu ou o seu sonho?
Será que é o meu ou o seu sonho? E, de repente, tudo o que eu sonhei um dia virou realidade. Olhar para trás e perceber que tudo o que sonhamos um dia está em nossas mãos é um grande sentimento de…
-
O TEU TEMPO INTERIOR
Por Lucien Vieir a | 07 de setembro de 2026