Uma coisa que vejo todo dia na academia são os personal trainers (geralmente da própria academia) sendo pagos pra ficar circulando e passar uns exercícios básicos pro aluno. A maioria das pessoas começa a treinar com um personal partindo de uma suposição simples: eu tenho um objetivo, e o personal é pago pra me levar até lá. Mas isso não é verdade. O personal também está tocando um negócio, e negócios respondem a incentivos, sendo o dono transparente sobre eles ou não.
Se um personal é pago por sessão, por pacote, ou por acompanhamento contínuo, ele não é automaticamente recompensado por te fazer ter resultado rápido. Muito menos por te ensinar direito a treinar sozinho. Você também não faria isso se fosse personal, né? Ele é recompensado por manter a relação divertida, evitar lesões e reclamações, e se dar bem com o máximo de clientes possível.
O acompanhamento nunca resolve os problemas de fitness que você realmente quer resolver. O cliente recebe um trabalho corretivo sem fim, um progresso que é sempre adiado pro próximo bloco, e complexidade adicional na medida certa pra fazer o julgamento independente parecer irresponsável. Eles ganham muito tempo de descanso, "não queremos deixar a sessão desagradável demais", um monte de exercícios exóticos e interessantes "porque não queremos que a sessão fique chata" e principalmente conversa fiada pra construir relacionamento. Olha, tudo bem. Mas se você quer resultado, isso não te leva a lugar nenhum, parceiro.
Isso é mais fácil de enxergar na musculação porque os resultados, quando você faz as coisas direito, geralmente vêm rápido. O cliente quer correr mais rápido, ficar mais forte, perder gordura, ou se tornar mais capaz por conta própria. O personal muitas vezes é recompensado por manter o processo supervisionado, cuidadosamente escalonado, e permanentemente precisando de mais uma avaliação, mais uma correção, mais um pacote, mais um bloco. Treinos sempre relativamente interessantes e confortáveis. Olha, treinos de verdade, que funcionam, são chatos. Procura no Youtube qualquer fisiculturista famoso e, se você achar o treino real dele, vai ver que é só carregar uma grande variedade de exercícios básicos com bastante peso. É chato, é simples. Não é fácil! Dói PRA CARAMBA e exige muita força de vontade pra aguentar um treino feito direito.
Risco de lesão
Olha, você está usando seu corpo. Você vai se lesionar em algum momento. Você deve se esforçar pra evitar, mas vai acontecer. Tudo bem. Eu fiquei mais forte por causa de lesões, que me obrigaram a mudar exercícios e aprender algo novo enquanto me recuperava. Minhas lesões no ombro doíam pra caramba, mas eu fiz tanto treino de força pra me recuperar e evitá-las que hoje meus ombros parecem à prova de balas. O mesmo com quadril, pernas... Você se lesiona, dói, você se recupera e fortalece seu corpo. Você precisa ter cuidado, sim, mas não pague um monte de dinheiro pra alguém ficar do seu lado e te passar exercícios básicos que você mesmo pode pesquisar no Google.
Isso não é um desabafo contra personais. É mais sobre os incentivos que eles costumam ter. A academia paga pra eles terem alunos e mantê-los entretidos. Não pra dar resultado. Contratar um treinador pra uma competição? Aí é outra coisa, agora ele tem incentivo pra te ajudar a ganhar aquele campeonato de tênis, aquele torneio de Jiu Jitsu... porque isso faz o negócio dele parecer bom e outros também vão aparecer. Principalmente quando ele entra de pele em jogo, quando ele fica com uma porcentagem dos seus prêmios. O acompanhamento particular é uma peça crítica pros atletas, você PRECISA dele pra poder focar no seu esporte enquanto confia a nutrição e o treino aos seus treinadores. Mas pros João (e Maria) comuns com emprego de escritório? Faz umas pesquisas no Google, lê um ebook por algumas horas e está pronto. Você vai ter resultados bem melhores.