Pular para o conteúdo
Carregando…

Perdoar nossas mães se torna uma decisão mais fácil quando entendemos que elas também estão aprendendo a como ser mães!

Ysmaelemanuel12
Pública 5 conversas 12 pensamentos 30 votos positivos 0 voto negativo 0 série

Quando somos crianças, aprendemos quase que sem querer, a olhar para nossas mães e acreditar que elas sabem exatamente o que estão fazendo em relação a tudo e que terão todas as respostas que nós…

In groups

Pensamento

Pensamento

mcardoso41

Compreender e perdoar aparecem aqui quase como a mesma decisão, e eu separava as duas. Há quem perceba de onde vieram os erros da mãe, a avó, a época, a falta de exemplo, e mesmo assim não consiga perdoar, sem que isso seja falta de compreensão. Pela minh

Compreender e perdoar aparecem aqui quase como a mesma decisão, e eu separava as duas. Há quem perceba de onde vieram os erros da mãe, a avó, a época, a falta de exemplo, e mesmo assim não consiga perdoar, sem que isso seja falta de compreensão. Pela minha conta, o perdão chega bem depois, quando chega.

Conteúdo da publicação

Quando somos crianças, aprendemos quase que sem querer, a olhar para nossas mães e acreditar que elas sabem exatamente o que estão fazendo em relação a tudo e que terão todas as respostas que nós ainda não temos.

Porém, essas sensações devem ficar na infância, pois, na vida adulta, é importante que olhemos com um pouco mais de comprienção para nossas mães. Olhar para elas e pensar que muitos dos erros que cometeram foram erros que aprenderam a cometer. Perdoar nossas mães se torna uma decisão mais fácil quando entendemos que elas tambem estão aprendendo a como ser mães.

Esses comportamentos se passam de geração em geração, gerando uma reprodução de comportamentos, o que é muito comum quando falamos sobre mães e criação de filhos, pois muitas delas só fazem aquilo que aprenderam.

Nossa sociedade tem o custume de divinizar a figura materna, e é bem ai que mora o perigo, pois, quando colocamos nosssas mães no lugar de divindade, tiramos delas um direito muito importante, que deveria ser garantido para todo e qualquer ser humano: o direito de errar.

É importante lembrar tambem que a ideia de quebrar padrões é algo dos pais e mães da geração atual, ou seja, pais mais informados, com mais interece em preservar a saúde mental dos filhos, por perceberem que depreção e a ansiedade se tornaram as doenças do século.

Se olharmos para gerações passadas, o exemplo que nossas mães tinham de como serem mães eram as próprias mães delas. Quando entendemos essas coisas, nós podemos perceber que muitas vezes o que nossas mães fizeram foi apenas reproduzir aquilo que aprenderam, só estavam tentando aprender como lidar com o fato de ter outra vida em suas mãos e, ao mesmo tempo, tranformar essas vidas em cidadãos pacíficos para se conviver em sociedade.

Não culpe tanto a sua mãe; ela também está aprendendo a viver. Tente aprender junto a ela.

Thoughts

• guguzinho07

Eu achava que minha mae sabia tudo ate uns 12 anos kkk

Permalink
  • Tania_R

Aprender junto dá jeito quando a mãe também quer aprender. Eu tento ao domingo e há semanas em que só um lado está a fazer o trabalho.

Permalink
  • paulovitor

Tenho uma filha pequena e já imagino a lista que ela vai trazer lá pelos 25 anos. A planilha de quem fica com ela nas quintas vai estar no top 3, e eu vou ter que dar razão.

Permalink
  • passaporteVencido

Sobre ansiedade e depressão serem as doenças do século: boa parte disso é que agora tem nome e diagnóstico. Na geração das nossas avós existia igual, só que se chamava nervoso e ninguém ia tratar.

Permalink
  • mcardoso41

Compreender e perdoar aparecem aqui quase como a mesma decisão, e eu separava as duas. Há quem perceba de onde vieram os erros da mãe, a avó, a época, a falta de exemplo, e mesmo assim não consiga perdoar, sem que isso seja falta de compreensão. Pela minha conta, o perdão chega bem depois, quando chega.

Permalink
  • Ovid

Colocar a mãe no lugar de divindade tira dela o direito de errar, e isso me fez pensar no lado de lá: quem não pode errar também nunca aprende a pedir desculpa. Talvez por isso tanta gente espere anos por um pedido que não vem. Você tem mais textos sobre essa herança de mãe para filha?

Permalink
  • Sergio_M

Dois filhos criados e confirmo a parte de ir aprendendo pelo caminho, só que quem paga as aulas são eles. O mais velho já me apontou duas ou três coisas que fiz mal e dei-lhe razão em metade. Se calhar isto foi escrito por alguém perto de ser pai ou mãe, que é quando a conta começa a bater certo.

Permalink

Related posts

• Pensamentos!!!!!

Jamais faça algo para uma pessoa, esperando algo em troca...No final ela não vai ter a mesma consideração que você teve por ela!!!!!

• LIMITAÇÃO NATURAL

Por Lucien Vieira | 16 de setembro de 2026

• Caixinha de Surpresas

As pessoas são uma verdadeira caixinha de surpresas. Por mais que convivamos com alguém por anos, nunca sabemos completamente o que existe dentro do seu coração ou da sua mente. Há quem nos…

• Inconsciente

Escrevo quando algo rompe.

• Sentimento

Arde dentro de mim ...

• Eu Creio

🙏 Oração.

• A poeira daquilo que um dia significou.

Às vezes, me apego às poeiras daquilo que não existe mais. Sou fascinada pelo vocabulário antigo. Palavras que hoje soam antiquadas, mas que ainda me fazem desejar ósculos e amplexos ao mundo. Sinto…

• As roupas:

Depois de domingos dias foram passando como se eu estivesse morta.