Pular para o conteúdo
Carregando…

Paixão x Amor

cersokka
Pública 1 conversa 4 pensamentos 18 votos positivos 0 voto negativo 0 série

A paixão é o fogo que o olhar acende antes de o coração conhecer aquilo que contempla. É uma mistura de febre, desejo e encantamento que nos faz ver no outro aquilo que desejamos e que, por algum…

In groups

Pensamento

Pensamento

BrunoTeixeira

A paixão como cegueira inocente me incomoda um pouco. No meu caso eu enxergava bem demais, só que enxergava o que queria vigiar. Demorei pra admitir que aquilo também era vontade de possuir, e desconfio que muita gente chama de paixão uma coisa bem menos

A paixão como cegueira inocente me incomoda um pouco. No meu caso eu enxergava bem demais, só que enxergava o que queria vigiar. Demorei pra admitir que aquilo também era vontade de possuir, e desconfio que muita gente chama de paixão uma coisa bem menos bonita do que fogo.

Conteúdo da publicação

A paixão é o fogo que o olhar acende antes de o coração conhecer aquilo que contempla. É uma mistura de febre, desejo e encantamento que nos faz ver no outro aquilo que desejamos e que, por algum tempo, nos convence de que a fantasia é real.

Porém, o tempo é um juiz que não se deixa seduzir.

Revela o rosto que o encanto escondia, as imperfeições que o desejo ignorava e as contradições que nenhum sonho conseguiria sustentar.

E é então que o amor começa.

Amar não é adorar a imagem que inventamos de alguém, mas reconhecer a pessoa que permanece quando a imagem desaparece.

A paixão deseja possuir o instante.
O amor aceita o tempo.

A paixão pergunta: “Como me faz sentir?”
O amor questiona: “Quem é você quando já não consegue me encantar?”

Talvez amar seja contemplar o outro sem querer reescrevê-lo.

É conhecer as suas sombras e, mesmo assim, não apagar a sua luz.

É descobrir que aquele que parecia perfeito nunca o foi e que, precisamente por ser humano, se tornou digno de ser amado.

Porque todo fogo tem o seu fim.

No entanto, há um amor que, depois de atravessar o incêndio, não morre.

Transforma-se.

Já não é uma chama que consome, mas uma brasa que aquece.

E talvez seja justamente aí que esteja a diferença:

quando a paixão deixa de nos cegar, o amor finalmente nos permite ver.

Thoughts

• BrunoTeixeira

A paixão como cegueira inocente me incomoda um pouco. No meu caso eu enxergava bem demais, só que enxergava o que queria vigiar. Demorei pra admitir que aquilo também era vontade de possuir, e desconfio que muita gente chama de paixão uma coisa bem menos bonita do que fogo.

Permalink
  • Ovid

Quem é a pessoa quando já não encanta: essa pergunta do texto me fez pensar que ela vale pros dois lados. A gente também deixa de encantar um dia, e aí depende de alguém continuar olhando mesmo assim. Pra mim essa é a parte mais generosa da ideia: ninguém atravessa o incêndio sozinho. Obrigado por postar isso aqui!

Permalink
  • rgomes85

Comigo o tempo como juiz veio em contagem de dias. Catorze longe, catorze perto, e é nos dias perto que a gente descobre quem o outro é sem a saudade enfeitando.

Permalink

Related posts

• AMOR CULTIVADO

Você cativou o amor, Nosso doce bem-querer Florescer com seu calor. Foi nascido de um pecado, Mas ganhou força e paixão, Fez morada em nossas vidas E cresceu no coração. Mesmo vindo de um erro, Esse…

• o que há de errado em amar?

Mãe,

• À dor que em meu peito arde!

A dor de perdê-la me faz constatar,

• A primeira vez da paixão.

Dias atrás, cortei caminho para fugir do trânsito e me dei conta de que estava próximo da minha antiga escola, lugar onde comecei minha caminhada escolar. Como um estalo, imagens de amigos,…

• PAIXÃO

O amor congela o coração, E tudo fica paralisado, Até que vem a paixão E ai tudo é colorido. O gelo derrete devagar, E o coração começa a pulsar, A paixão queima por dentro E o amor começa a…

• Minha primeira postagem

Às vezes, o que mais dói não é perder alguém, mas perder quem éramos ao lado dela.

• Porque Amar é Inadiável

Porque amar é inadiável; quero te escrever tudo que carrego comigo. Aquilo que me lembra você e me leva a você. Tudo que me cura e dilacera. Uma música escrita com a alma, um filme montado para…

• nada com nada

Não sei oque escrever, mas sinto que preciso escrever. Hoje acordei com a gargante inflamada, acho que é a dor o meu peito que chegou na garganta, quando meu coração fica triste ele tenta encontrar…