Pois. Trinta anos.
Os símbolos existenciais em Cisne Negro (2010)
O filme “Cisne negro”, de 2010, é um filme marcado por muitos símbolos, que podem ser aplicados às diversas realidades da vida, e a qualquer momento. Quem assistiu ao filme quando do seu lançamento…
In groups
Pensamento
Pois. Trinta anos.
Conteúdo da publicação
O filme “Cisne negro”, de 2010, é um filme marcado por muitos símbolos, que podem ser aplicados às diversas realidades da vida, e a qualquer momento. Quem assistiu ao filme quando do seu lançamento certamente sairia com outras palavras assistindo hoje, em 2026.
O meu propósito não é salvar o Cisne Branco, nem demonizar o Negro, mas sim entendê-los como duas possibilidades existenciais factíveis, porém se vividas dentro da própria realidade possível.
Somos marcados por divisores de água invisíveis e delicados. Quando nos percebemos já não estamos mais do outro lado da fronteira.
Assistir ao filme em meio a uma crise de meia-idade trouxe uma enxurrada de reflexões. Um silêncio toma conta da minha alma desde então. Os símbolos atravessam toda a trajetória profissional de trinta anos, aos relacionamentos interpessoais da juventude, naquele ponto decisivo da vida, onde dizem que janelas são abertas. Ali a linha tênue entre os cisnes poderia ter sido traçada, e não agora, 30 anos depois.
A personagem principal evoca pureza, timidez, delicadeza. Seus traços corroboram. Um lar disfuncional que internaliza perfeccionismo a isola dos outros. Mas ela permanece pura, delicada e inquieta.
Para alguns, uma presa; para outros, um objeto de porcelana que merece ser guardado e protegido.
O seu desempenho enquanto o Cisne Branco é perfeito. Não há igual. A sua interioridade e rigidez técnica combinam com um perfil cuja mensagem é a pureza e graciosidade.
A virada simbólica é terrível: viver também o Cisne Negro. Viver o outro lado da moeda. E agora não se trata de dois personagens, mas de dois símbolos e duas urgências existenciais em uma só pessoa. Não preciso de muita informação para convencer o leitor de que viver, ao mesmo tempo, duas realidades diametralmente opostas resulta em sofrimento psíquico terrivel.
Viver uma realidade exige estar disponível em energia mental quanto a isso, de forma que a nossa pulsão encontre uma satisfação adequada.
E agora viramos o jogo: não se trata mais de bom ou ruim, e sim de que Cisne Branco e Negro são verdadeiros e possuem sentido, numa abordagem simbólica. O que vale agora é refletir sobre a energia que despendemos para viver dois papeis opostos, e que não é possível fazer com excelência um papel que não nos cabe.
Assistir ao filme durante uma crise de meia idade me fez perdoa-la, ao final. Às vezes a vida nos impõe um personagem, e lutar contra ele é inevitável. E para azar de muitos, esta vida real só é possível ao final do espetáculo.
Um próximo texto refletirá sobre como a sua verdadeira essência existencial fosse, talvez, ao incorporar o Cisne negro.
Thoughts
-
PermalinkPois. Trinta anos.
-
PermalinkEm linguagem simples, o que ela quer são duas vidas e só há tempo e corpo para uma. Para isso acontecer não é preciso bailado nenhum.
-
PermalinkA conta que o texto não faz é a do primeiro papel. Você mede a energia de sustentar os dois cisnes juntos, mas o branco já consumia tudo antes de o outro aparecer. Perfeição custa caro mesmo quando é sozinha.
-
PermalinkO perdão no fim é o ponto mais firme daqui. Perdoar depois do estrago é uma coisa; dizer que o estrago era necessário é outra, e o texto guarda essa diferença. Na história dela ninguém aparece pra segurar a barra.
-
PermalinkDiscordo de uma coisa: dizer que a vida impõe o personagem entrega o assunto antes da hora. Quem impôs isso, no seu caso? Levei dois anos pra admitir que uma certeza minha tinha vindo de um grupo.
-
PermalinkLi duas vezes, a segunda por causa daquela frase sobre a linha que poderia ter sido traçada aos vinte e não agora. Vi o filme em 2010 e saí pensando na bailarina, e desta vez fiquei pensando nos trinta anos. Obrigado por escrever isso aqui! Vou ficar esperando o texto sobre o cisne negro.
-
PermalinkA tua leitura arruma os dois cisnes como duas possibilidades disponíveis, e é aqui que hesito. O que me parece esgotar uma pessoa é a suspeita de que o primeiro papel também lhe foi dado e nunca escolhido. Ficam dois papéis impostos e nenhum sítio de onde olhar para eles. Ao fim de trinta anos, quando é que reparaste que já estavas do outro lado da fronteira?
Related posts
-
O Escravo
1- Escravidão Brasil, ano de 1872, Jorge era um homem negro, de 27 anos, escravo, filho de escravos. Coronel Marcos Venâncio, era um homem rude, para ele, seus escravos não eram gente, e sim…
-
Acho que fiz parte de uma falha na matrix
Acho que fiz parte de uma falha na matrix
-
NADA
Por Lucien Vieira | 02 de setembro de 2026
-
Eu Creio
🙏 Oração.
-
Stalking, assédio, microgerenciamento empresarial
Práticas gerenciais existem das mais diversas, todas exercidas por pessoas. E as pessoas não são produzidas em linha, não possuem marcações de lotes, ou versões Pro Max. Somos dotados, cada um, de…
-
O Pacto da Noite Eterna, Brasil
A névoa fria da madrugava cobria o centro de Campo Grande, envolvendo o cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua 14 de Julho em um silêncio denso.
-
A Procissão dos Mortos
O pó da terra batida da Fazenda Nossa Senhora das Dores não via chuva há meses, mas o ar ali dentro era sempre pesado, sufocado pelo medo. No centro daquela imensidão de terras reinava o Coronel…
-
Tex e as raposas solitárias.
Tex é um cowboy conhecido, teve que enfrentar um feiticeiro, todos o chamam de Mefisto, esse estava raptando moças da cidade de keston, durante suas investigações, caiu numa emboscada onde foi…