Carregando…

O dia em que deus foi processado!!

leohsk
Pública 32 conversas 40 pensamentos 54 votos positivos 0 voto negativo 0 série

Ali moravam muitos caboclos de alma aflita e coração seco, todos se perguntando: "Por que a chuva sumiu, homem?" Foi aí que apareceu Kaic Ferreira, vaqueiro contador de causos, mentiroso encantador…

In groups

Pensamento

Pensamento

sofadasala

Meus filhos, a terra estava perdida. Sem bondade, sem esperança. Tive que parar. Isso é verdade mesmo.

Meus filhos, a terra estava perdida. Sem bondade, sem esperança. Tive que parar. Isso é verdade mesmo.

Conteúdo da publicação

Ali moravam muitos caboclos de alma aflita e coração seco, todos se perguntando: "Por que a chuva sumiu, homem?" Foi aí que apareceu Kaic Ferreira, vaqueiro contador de causos, mentiroso encantador e poeta feito da mistura de sol e sonho.

Dizia que enfrentou lobisome, voou num bode pro céu e ganhou uma rima de São José. Andava caçando poesia, quando viu: ali não chovia! Ali nascia sua nova produção.

Numa feira danada de boa, cheia de coisa bunita e chic, apareceu Isabelly, feirante danada, com um ditado pra cada canto. Reclamava ao céu, rezava forte, mas nunca vinha resposta. Uma vez, me lembro bem dela dizendo:

- Ôh, meu Deus, divino e bondoso, dai chuva nessa terra pra que nois não roa só o osso! - quase chorou Isabelly.

Kaic chegou curioso: – Ei, qual teu nome e o que vende? – Vendo terço e semente, pro nosso Deus ser clemente – respondeu Isabelly

Logo, os dois perceberam, que atrás deles vinha uma pequena senhora, com um terço na mão, que nem olhava pro chão, querendo um pedaço de pão, mas que nada tinha a oferecer. Se chamava Ana Célia, a rezadeira da vila. Uma muie católica, até demais! Fervorosa que só! E dizia saber falar com Deus.

Isabelly logo questionou:

-- Oii, o que te traz aqui, bela rezadeira?

-- Venho atrás de pessoas que queiram ir comigo numa caverna aqui perto. O bispo me disse que lá tem um segredo raro e abençoado. – respondeu Ana Célia.

Kaic animou: – Vou contigo, senhora! Mas levo minha caneta e minha rima

Isabelly, arregalando os zói: – Oxente, tô dentro!

– Pois então, sigam-me! – disse Ana Célia.

E assim seguiram os três. Chegaram na tal caverna, um mói de cerca pela frente, Kaic com medo, Ana Célia sem pestanejar, Isabelly foi também.

Dentro, vultos e vozes... – Não tenham medo, o caminho é abençoado – disse Ana Célia

Kaic logo respondeu temeroso:

– Ôh, meu Deus, tire nos daqui! Quero voltar pro vilarejo.

– Concordo com Kaic, rezadeira, vamo simbora!!! – Gritava Isabelly

Ana Célia vê os dois assustados, exclama e grita:

– ACHEI!

E se deparam com uma tábua antiga, muito mesmo, que foi escrita por um padre no século XIX. Eita menino! Nessa hora, todo mundo ficou doido, parecia que ia desmaiar. Ana Célia rapidamente leu em voz alta:

‘’ Oh meu deus, que há tanto tempo não se comunica conosco, daí água pra esta bendita terra seca, que tanto clama por ti. ‘’

“Por ventura, jamais farei com que não chova nesta terra, cumprirei minha palavra e jamais faltará água. ‘’

“Oh meu Deus, como o senhor é bendito!’’

Após a leitura, eles perceberam que Deus havia mentido e era necessário um julgamento para que ele fosse interrogado e se precisasse processado pela sua mentira.

– Temos que julgá-lo! – gritou Kaic. E voltaram pro vilarejo correndo.

-EIII, vocês todos do vilarejo, ajudem nós a montar um julgamento, pode ser o mais pobre que for, mas nosso pai nos ouvirá!

E assim se formou o tribunal: Ana Célia sentada ao lado de Isabelly E Kaic. 

– Seremos nós a interrogar o Altíssimo – disse Ana Célia. – E eu, a promotora! – completou Isabelly – quero a verdade e justiça do céu!

--. De repente, vários trovões, a terra até tremeu, imagens de santos apareceram no local, e nisso eles afirmaram ter visto Deus, e se comunicaram, rapidamente. Ana Célia, com firmeza pergunta:

– Pai, porque fizestes isso, nos deixado a tanto tempo sem chuva? estamos secos e roendo até osso para nos alimentar!

Kaic suplicou: – Meu Deus, por que fizeste isso conosco?

Isabelly bradou: – Eii! Por quê, hein? Perdemos gente boa! O senhor nos abandonou!

Deus respondeu calmo: – Meus filhos, a terra estava perdida. Sem bondade, sem esperança. Tive que parar.

Isabelly gritou: – Mas era só perdoar! Tinha gente boa aqui!

Kaic acalmou: – Calma, Belly. Sem avexamento. Deus pode ser questionado, mas com respeito.

Deus suspirou: – Eu menti. Errei. Mas vocês me julgaram? Logo a mim?

Ana Célia propôs: – Um acordo?

– Pensarei... – disse Deus – estou decepcionado.

– Então leve ao menos um processo! – rebateu Isabelly.

Deus pensou. Não respondeu. E óia... depois disso ninguém sabe dizer o que aconteceu.  Dizem que choveu depois. Outros dizem que foi miragem. Kaic jurava:

‘’Se foi milagre ou mentira, pouco importa.  Só sei que Pedra Seca agora tem esperança. Foi uma vitória.”

Pois é, meus amigos. Naquele dia, talvez não veio resposta do céu, mas veio a voz do povo. E lá no sertão, até Deus, se vacilar, leva aperreio e arrudeio. Teve grito, cordel, jumento quase falando, e um céu tão calado, que parecia escutando. E Kaic o seu causo seguiu contando.

Dizem que choveu depois. Mas eu não ponho a mão no fogo. Porque no sertão, às vezes, a fé é mais molhada que o próprio rogo. Agora... se foi verdade ou lorota de feira, meu caro Ariano, não sei. Só sei que contaram — lá na beira da ribanceira - que, desde esse dia, o povo olha pro céu com mais respeito.
Mas, se ele demora... já preparam outro julgamento do mesmo jeito!

Thoughts

• vqueiroz90

Choveu depois ou foi miragem. Mas a esperança é o que ficou. Ninguém sai do mesmo jeito de um julgamento assim.

Permalink
  • meioCapitulo

Se eu tivesse num julgamento de Deus eu ficaria muda. Tipo, como a gente fala isso? Mas aí vinha a Isabelly gritando.

Permalink
  • tresPaginas

A parte da mãe rezando pedindo chuva. Tem tanto peso ali. Tanta gente assim esperando.

Permalink
  • tmoreira93

Se Deus mente, quem acusa Deus de mentir? Tipo, que tribunal é maior que aquele?

Permalink
  • sofadasala

Permalink
  • paginadobrada

Kaic tem a caneta. Isabelly tem a voz. Ana Célia tem a fé. Juntos conseguem interrogar Deus. Disso eu gosto.

Permalink
  • oitoemponto

Lembrei de histórias que ouço. Gente pobre questionando coisa grande. Tem coragem naquilo ali.

Permalink
  • Rui_Salgueiro

Mas será que Deus aceitaria um acordo? Tipo, que é que a gente propõe quando está falando com quem tem o poder todo?

Permalink

Related posts

• Há um amor para a nossa vida?

Amor e felicidade são dois temas que brilham aos olhos, sem que os possamos conceber com exatidão. A marca que a linguagem imprime na alma é capaz de coisas assim, inexplicáveis. Assim como também é…

• Capítulo 02 - A Casa que pedia Licença

Casas muito baratas costumam vir acompanhadas de alguma explicação, às vezes é o bairro que é perigoso, às vezes é o telhado cheio de goteiras, a infiltração escondida sob uma tinta recém-passada ou…

• Capítulo 11- O Silêncio das Flores

Depois de lembrar de tudo, Nina achou que sentiria apenas dor.

• a primeira

apenas tentando fazer algo por mim mesmo, se será bom, só o tempo dirá.

• A Terra que é de Todos

A Terra que é de Todos é um conto de ficção inspirado em fatos históricos. A história representa minha interpretação sobre o conflito entre israelenses e palestinos, sem a intenção de retratar toda a sua complexidade. Os personagens e acontecimentos são fictícios. O objetivo é incentivar a reflexão sobre empatia, diálogo e paz. Não representa a posição oficial de nenhuma instituição ou governo.

• O Natal de dezembro 1988

​Era dezembro de 1988, véspera de Natal daquele ano. Eu caminhava apressada e o barulho rítmico do meu tamanco de madeira parecia o cuco lá de casa, que tocava de hora em hora. ​Cheguei ao mercadinho. O calor abafado daquele lugar me atingiu em cheio. Olhei para os lados: um ambiente precário, alguns azulejos brancos caindo e uma parte da parede exibia um tom de verde descascado. O chão de cimento batido, pintado de vermelho, estava perdendo a cor — desbotando como tudo naquele lugar. Peguei o q

• Um novo poema pra análise e contemplação

Novo poema muito pessoal que resolvi compartilhar.

• Amor em Revolução

Me encantei por ti à primeira vista,